Questões de Meio Ambiente da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

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Para viabilizar a gestão democrática de conflitos ambientais, são procedimentos a adotar diante dos problemas apresentados:

1) identificação da definição do conflito existente em um dado problema.

2) clarificação do que é constitutivo do problema e do conflito, segundo a perspectiva dos agentes ou das partes envolvidas.

3) avaliação das alternativas criadas a partir de critérios definidos à luz da justiça ambiental e aceitos pelos grupos em questão.

4) adoção de uma postura técnica com base no conhecimento acadêmico e em experiências conduzidas em outras regiões.

5) exploração do problema nas suas raízes e apuração das responsabilidades individuais para aplicação das sanções previstas.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 3 e 5.

  • C.

    2 e 5.

  • D.

    4 e 5.

  • E.

    1, 3, 4 e 5.

Numa região de bacia hidrográfica em que predomina uma atividade agrícola dependente de irrigação, com agricultura familiar e agronegócios, com uma população de baixo nível de escolaridade e altas taxas de analfabetismo, são estratégias a serem adotadas para mobilizar a participação nas eleições para o Comitê de Bacia Hidrográfica:

1) aproximação às associações, aos sindicatos e às lideranças locais, a fim de sensibilizar para a discussão sobre o uso dos recursos hídricos.

2) utilização de divulgação de informação através de e-mail e de criação de página na internet sobre as condições da bacia hidrográfica específica.

3) socialização de informações sobre demandas e disponibilidade da água na região através de carro/bicicleta de som.

4) contato telefônico com os usuários do sistema de água e distribuição de folhetos explicativos com linguagem técnica.

5) reuniões sistemáticas com a comunidade, com periodicidade semanal, em espaços cedidos pela Prefeitura.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    3 e 4.

  • B.

    1 e 5.

  • C.

    2, 4 e 5.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    1, 3 e 5.

Diante das necessidades de água pela indústria, pela agricultura, pelo homem para uso doméstico, surgem conflitos quando há escassez desse bem. Na perspectiva do gerenciamento dos recursos hídricos proposta através da legislação nacional e estadual, a quem compete arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos?

  • A.

    Ao gestor público municipal.

  • B.

    Ao Comitê de Bacia Hidrográfica.

  • C.

    Ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

  • D.

    Aos diferentes segmentos envolvidos na disputa pela água.

  • E.

    Aos órgãos executores da política de recursos hídricos.

A implementação de conselhos de recursos hídricos e de comitês de bacias hidrográficas mostra-se como uma possibilidade de discutir com diferentes sujeitos políticos o uso sustentável da água num território. Para maximizar essa possibilidade podem ser utilizadas algumas estratégias, entre as quais:

1) capacitação de usuários e de organizações civis sobre a política e a legislação de recursos hídricos.

2) exclusão da participação de sujeitos sem capacitação teórica e técnica sobre esse tema nos espaços decisórios do sistema de gerenciamento de recursos hídricos.

3) envolvimento das lideranças comunitárias existentes numa área de bacia hidrográfica, no processo de discussão das demandas locais por água.

4) mobilização de usuários de recursos hídricos para participar dos órgãos colegiados de gestão do sistema de recursos hídricos, como os conselhos.

5) exclusividade da participação de usuários nas decisões sobre o uso dos recursos hídricos.

 Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    3 e 5.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    2 e 3.

  • E.

    1, 3 e 4.

A Constituição de 1988 afirma que todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida. Apesar dessa afirmação, os dados revelam, por exemplo, que nem todos têm acesso à água potável ou ao saneamento básico. Os direitos sociais e sua concretização:

  • A.

    são concessões de governos identificados com as necessidades sociais.

  • B.

    referem-se a um processo de reconhecimento legal-positivo dos direitos, suficiente para sua concretização.

  • C.

    exigem a flexibilização das conquistas sociais, diante da impossibilidade de o Estado em crise financiar a proteção social.

  • D.

    mostram que os grupos dirigentes reconhecem as necessidades dos cidadãos, dispensando lutas por seu alcance.

  • E.

    expressam uma trajetória de luta e conquista da classe trabalhadora.

A água é essencial à vida. Pensar a água como uma questão de direito de todos implica considerar que:

  • A.

    o direito universal à água exige a implementação de políticas públicas que garantam esse acesso.

  • B.

    as necessidades sociais são relativas e impossíveis de serem respondidas através de políticas públicas.

  • C.

    a mediação entre necessidades sociais e sua satisfação envolve a atuação de organizações da sociedade civil, em lugar do autoritarismo das decisões governamentais.

  • D.

    as necessidades humanas básicas não são comuns a todos nem objetivamente identificáveis, portanto o melhor mecanismo para satisfazer necessidades individuais é o mercado.

  • E.

    a possibilidade de responder às necessidades sociais através de políticas públicas somente pode se concretizar através de uma provisão seletiva ou focalizada nas pessoas incapacitadas para o trabalho.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica em Pernambuco são compostos por representantes do governo, da sociedade civil e dos usuários de recursos hídricos. Acerca desses Comitês, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    São considerados usuários aqueles que utilizam água para irrigação ou outros usos: pecuários, industriais, mineração, aquicultura e pesca, empresas de abastecimento humano, lazer e turismo.

  • B.

    Incluem-se entre as organizações da sociedade civil as ONGs que atuam na área de recursos hídricos e meio ambiente, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino superior, entre outras.

  • C.

    Os usuários devem corresponder a 50% da totalidade dos membros do comitê.

  • D.

    A representação governamental inclui os municípios, estados e órgãos do Governo Federal com atuação na bacia hidrográfica específica.

  • E.

    As reuniões dos COBHs serão abertas ao público, com direito a voz.

O Plano de Recursos Hídricos, enquanto elemento fundamental do gerenciamento de recursos hídricos, objetiva:

1) melhorar os resultados econômicos mediante o incentivo à industrialização, privilegiando as metas estabelecidas pelo governo.

2) adequar o uso, controle e proteção dos recursos hídricos à vocação e às aspirações da região.

3) incentivar a extração das águas de superfície em detrimento das águas subterrâneas.

4) promover o equilíbrio entre oferta e demanda de água, de modo a assegurar as disponibilidades hídricas em quantidade, qualidade e confiabilidade.

5) articular medidas de prevenção e repressão para assegurar o exercício dos direitos de acesso à água pela população.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    4 e 5.

  • D.

    1, 2 e 5.

  • E.

    3 e 4.

O Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco – SIGRH/PE –tem a seguinte composição:

  • A.

    Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Comitês de Bacia Hidrográfica; Órgão gestor de recursos hídricos do Estado; Órgãos executores do SIGRH/PE; Organizações civis de recursos hídricos; Agências de Bacia.

  • B.

    Comitês de Bacia Hidrográfica; Fundo Estadual de Recursos Hídricos; Agência Estadual de Saneamento.

  • C.

    Órgão gestor de recursos hídricos do Estado; Órgãos executores do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

  • D.

    Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Agências de Bacia; organizações civis de recursos hídricos; Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

  • E.

    Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Comitês de Bacia Hidrográfica; Organizações civis de recursos hídricos; Agências de Bacia.

O uso inadequado dos recursos hídricos tem-se mostrado como um obstáculo ao desenvolvimento econômico e social do país. O gerenciamento desses recursos é feito à luz da Política Nacional de Recursos Hídricos, incorporando instrumentos de ação como:

  • A.

    a gestão centralizada dos recursos hídricos.

  • B.

    os Planos de Recursos Hídricos.

  • C.

    o uso múltiplo das águas.

  • D.

    o tombamento das bacias hidrográficas como proteção à extração das águas subterrâneas.

  • E.

    a regularização fundiária nas áreas das bacias hidrográficas.

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