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Avalie as afirmativas abaixo, sobre a gestão ambiental e assinale a opção correta.
Sim, não, não
Sim, sim, sim
Não, não, não
Não, sim, sim
Sim, não, sim
A Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho na construção civil. À luz dessa legislação, responda às questões 57, 58 e 59.
A Resolução 307 do CONAMA, de 5 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Considere uma empresa de construção civil que tem um canteiro de obras com uma geração de 5 toneladas de entulho por semana. Quanto a essa situação, assinale a opção incorreta.Os geradores de resíduos deverão ter como objetivo prioritário a reutilização, a reciclagem e a destinação final dos resíduos gerados
O Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, dos empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, deve ser analisado dentro do processo de licenciamento, junto ao órgão ambiental competente
É proibida a disposição de resíduos da construção civil em aterros de resíduos domiciliares
Tintas, solventes e óleos são considerados resíduos da classe D - perigosos
Nenhuma parcela do entulho pode ser queimada dentro do canteiro de obras.
Uma fábrica que utiliza um processo industrial que emite gases e vapores poluentes para a atmosfera está instalada em uma região com condições topográficas e climáticas favoráveis à dispersão dos poluentes na atmosfera. Com relação ao controle da poluição atmosférica advinda dessa fábrica, é incorreto afirmar, que,
se constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, deve-se aconselhar o emprego de equipamentos de tratamento das emissões poluentes, como as torres de recheio, os lavadores Venturi, as colunas de adsorção, e os incineradores, cuja escolha depende, entre outros fatores, do tipo dos poluentes presentes e do custo do equipamento, associados ou não a outros métodos de controle.
no caso em que ainda não houver ocupação de terrenos nos arredores da indústria, e constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, recomenda-se evitar a ocupação urbana do solo a sotavento do local ocupado pela indústria, considerando-se a direção dominante dos ventos na região.
recomenda-se estudar o processo industrial, para tentar eliminar ou minimizar as fontes emissoras dos gases e vapores, propondo as ações que forem possíveis, como a melhoria da manutenção e operação do processo industrial, mudanças de matérias-primas e combustíveis, modificações no processo industrial ou no projeto das unidades e equipamentos.
recomenda-se estudar o emprego para tratamento da emissão, associado ou não a outros métodos de controle de poluição, de equipamentos antipoluição de baixo custo e simplicidade operacional, como filtros de mangas e ciclones, se constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor.
constatada a impossibilidade de eliminação completa do foco emissor, recomenda-se estudar a possibilidade de utilização, associada ou não a outros meios de controle de poluição, de uma chaminé, cuja altura deve ser dimensionada.
Em relação aos métodos para avaliação de impacto ambiental, é incorreto afirmar que
uma classe de métodos para avaliação de impacto ambiental é a das matrizes de interação. Uma dessas matrizes mais utilizadas é conhecida como matriz de Leopold.
na matriz de Leopold é possível avaliar o grau de impacto e se ele é positivo (benéfico) ou negativo (adverso).
o método da matriz de Leopold possui a vantagem de possibilitar a avaliação adicional do risco ambiental.
os métodos para avaliação de impacto ambiental baseados em listagens de ponderações, como o método de avaliação ambiental de Battelle, são uma evolução dos métodos baseados em listagens comparativas.
o método de avaliação ambiental de Battelle é constituído por um conjunto de parâmetros representativos de componentes ambientais, e a cada um deles é associado um peso previamente definido que estabelece a sua importância relativa em face dos demais na constituição dos impactos, e corresponde um índice de qualidade ambiental normalizado em uma escala que varia de zero a um.
É correto afirmar que
um dos problemas dos aterros sanitários é a proliferação de vetores, como ratos, moscas, mosquitos e baratas.
a desvantagem dos aterros sanitários em relação a algumas outras alternativas de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos é que não é possível o aproveitamento ou recuperação da energia contida nos resíduos.
assume-se conceitualmente que ocorre nos aterros sanitários a degradação anaeróbia do material orgânico bruto, com geração de gás.
normalmente a produção de gases nos aterros sanitários é tão pequena que não há necessidade de construção de sistemas de drenagem dos gases.
os líquidos provenientes dos aterros sanitários são produzidos em pequena quantidade e não contêm altas concentrações de poluentes, de forma que não se necessita prover seu tratamento.
Segundo a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e suas redações dadas posteriormente, o órgão federal executor, com a finalidade de "executar e fazer executar a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente", é
o CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.
a SEMA - Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República.
o MMA - Ministério do Meio Ambiente.
o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis.
o CG - Conselho de Governo.
Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 2 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é incorreto afirmar que
as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto na Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício de sua entidade.
a responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.
as penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas são a multa, penas restritivas de direitos e prestação de serviços à comunidade.
a pessoa jurídica constituída ou utilizada, preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prática de crime definido na Lei terá decretada sua liquidação forçada, seu patrimônio será considerado instrumento do crime e como tal perdido em favor do Fundo Penitenciário Nacional.
a pena para o responsável por causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, se o crime for culposo, é a reclusão de um a quatro anos e multa.
A Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus princípios, objetivos e instrumentos. De acordo com a Lei nº 6.938 não é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente:
o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental.
a avaliação de impactos ambientais.
a compatibilização do desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade ambiental.
o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
as penalidades disciplinares ou compensatórias.
Dois dos principais fatores responsáveis pelas extinções e ameaças de extinção de vertebrados no mundo são
perda de habitat e predadores.
produção de lixo e super exploração.
perda de habitat e introdução de espécies exóticas.
super-exploração e poluição por produtos químicos.
doenças e efeito estufa.
Assinale a opção que melhor representa os três diferentes níveis de diversidade biológica.
Diversidade genética, de espécies e de ecossistema.
Diversidade de ambientes, comunidades e animais.
Diversidade de plantas, animais e comunidades.
Diversidade de alelos, de morfoespécies, de populações.
Diversidade de ecossistemas, recursos naturais aquáticos e terrestres.
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