Lista completa de Questões de Meteorologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A zona de convergência intertropical (ZCIT) é um importante sistema gerador de precipitação na região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, bem como sobre áreas continentais adjacentes. Pode-se afirmar que
a ZCIT migra sazonalmente sobre o oceano Atlântico, começando, normalmente, seu movimento para norte de janeiro a fevereiro.
a ZCIT tem papel importante na precipitação do sul da região Nordeste do Brasil, destacando-se as chuvas intensas do sul da Bahia em maio.
a ZCIT pode ser definida utilizando como critérios: região de confluência dos ventos alíseos, região de máxima convergência de umidade em baixos níveis, região de maior temperatura da superfície do mar e região de maiores valores de radiação de onda longa.
quando a ZCIT se posiciona ao norte de sua posição climatológica entre abril e maio, o norte da região nordeste do Brasil tende a ter períodos de estiagem.
estudos mostram que não há influência da intensidade da ZCIT com a intensidade de precipitação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Com relação às circulações locais, pode-se afirmar que
as brisas marítimas são exemplos de circulação térmica, com uma baixa térmica rasa sobre o oceano e uma alta térmica rasa sobre o continente.
as brisas marítimas ocorrem devido à diferença de temperatura entre terra e oceano, sendo normalmente mais intensas no período da manhã.
a brisa terrestre é normalmente mais intensa que a brisa marítima, tendo ventos mais fortes no período logo após o pôr do sol, bem na interface entre oceano e continente.
durante a manhã, a brisa vale-montanha é favorecida nas encostas com face para leste.
na brisa montanha-vale, o ar em contato com a superfície da encosta esquenta com a radiação solar e, tornando- se mais leve, desliza encosta abaixo.
De acordo com o termo da advecção de temperatura, a região que apresentará movimentos
descendentes é a região I.
descendentes é a região II.
descendentes é a região III.
descendentes é a região IV.
ascendentes é a região I.
descendentes é a região I.
descendentes é a região II.
descendentes é a região III.
descendentes é a região IV.
ascendentes é a região IV.
Supondo que os valores mais intensos de advecção de temperatura ocorrem próximo à superfície, assinale a alternativa correta considerando somente a influência deste termo na tendência do geopotencial em níveis médios.
A região de maior advecção fria é a região I; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção quente é a região II; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção fria é a região III; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção quente é a região IV; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção quente é a região I; portanto, esta região apresentará aumento da altura geopotencial.
A região de maior advecção de vorticidade ciclônica é a região I; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção de vorticidade ciclônica é a região II; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
A região de maior advecção de vorticidade ciclônica é a região III; portanto, esta região apresentará aumento da altura geopotencial.
A região de maior advecção de vorticidade ciclônica é a região IV; portanto, esta região apresentará aumento da altura geopotencial.
A região de maior advecção de vorticidade anticiclônica é a região IV; portanto, esta região apresentará diminuição da altura geopotencial.
As vorticidades relativas nas regiões I, II, III e IV em níveis médios são
negativa, nula, positiva e nula, respectivamente.
positiva, nula, negativa e nula, respectivamente.
nula, positiva, nula e negativa, respectivamente.
nula, negativa, nula e positiva, respectivamente.
negativas sem todas as regiões.
Uma estação recebe os seguintes dados de vento de quatro pontos ao seu redor: 180º, 10 m.s1; 90o, 10 m.s1, 360º, 10 m.s1 e 270º, 10 m.s1, localizados a 50 km de distância, a leste, norte, oeste e sul da estação, respectivamente. Pode-se dizer que na estação:
a convergência horizontal do vento é de 4x105 s1.
a divergência horizontal do vento é de 4x105 s1.
a divergência horizontal do vento é de 40x105 s1.
a divergência horizontal do vento é nula.
Para sistemas sinóticos de latitudes médias, as escalas características para o vento horizontal, vento vertical, comprimento, profundidade e tempo são:
01 m.s1; 0,001 m.s1; 106 m; 103 m; 105s.
10 m.s1; 0,001 m.s1; 105 m; 103 m; 104s.
01 m.s1; 0,100 m.s1; 105 m; 104 m; 105s.
10 m.s1; 0,100 m.s1; 105 m; 103 m; 104s.
10 m.s1; 0,010 m.s1; 106 m; 104 m; 105s.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...