Lista completa de Questões de Meteorologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em certo local, a temperatura média diária climatológica é de 30.0 ± 4.0 ºC, onde o intervalo de confiança apresentado representa o desvio padrão da temperatura. Quando a temperatura diária média ultrapassa 42 ºC, considera-se este um evento extremo.
Décadas depois, em um cenário hipotético, devido ao aquecimento global, a temperatura média neste local subiu para 34 ºC, com o mesmo valor de desvio padrão. Nessas novas condições, e considerando que as observações seguem uma distribuição gaussiana tanto na condição anterior quanto posterior ao efeito do aquecimento global, a porcentagem de dias que serão considerados eventos extremos, isto é, com temperaturas maiores que 42 ºC, será de, aproximadamente,32%.
16%.
4,6%.
2,3%.
0,3%.
Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, os instrumentos adequados para medir as grandezas radiativas listadas a seguir.
1) Radiação hemisférica total de onda curta.
2) Radiação hemisférica total de onda longa.
3) Radiação direta de onda curta.
4) Espessura ótica de aerossóis.
Considere: AERONET = AErosol RObotic NETwork.
Piranômetro; Pirgeômetro; Pireliômetro; Fotômetro Solar (AERONET).
Fotômetro Solar (AERONET); Pirgeômetro; Pireliômetro; Fotômetro Solar (AERONET).
Piranômetro; Pirgeômetro; Fotômetro Solar (AERONET); Piranômetro.
Pirgeômetro; Piranômetro; Pireliômetro; Fotômetro Solar (AERONET).
Pireliômetro; Pirgeômetro; Piranômetro; Fotômetro Solar (AERONET).
450.
350.
200.
100.
50.
Considere a aplicação do método de Runge-Kutta para solução de um problema de valores iniciais na forma: dy/dt = f(t,y), y(t0 ) = y0. Considerando a utilização de um passo de tempo (t) com valor h, assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, a ordem de grandeza do erro por passo de interação e o erro total acumulado, para o método Runge-Kutta de quarta ordem.
h3, h4.
h4, h3.
h4, h5.
h5, h4.
h4, h4.
Assinale a alternativa que indica o elemento químico cujos processos atmosféricos que o envolvem tenham papel minoritário no seu ciclo biogeoquímico, em escala global.
C.
N.
O.
S.
P.
Consideremos a atmosfera da Terra como um reservatório em equilíbrio para um composto atmosférico em particular. Supondo que sua concentração seja de 1 ppbm (partes por bilhão por massa), que a massa da atmosfera seja de 4 x 1021 g e que as fontes emissoras desse composto somadas sejam de 200 x 1012 g/ano, o tempo de residência desse composto na atmosfera será de, aproximadamente,
700 dias.
1 mês.
1 semana.
2 dias.
24 horas.
No último relatório (AR4, publicado em 2007) do Grupo de Trabalho 1 (Bases Físicas das Mudanças Climáticas), do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), são apresentados resultados de simulações da temperatura média global da Terra para o ano de 2100. Ainda que o acréscimo previsto de temperatura média do planeta tenha diferenças entre os modelos, todos eles apontam uma região do planeta que sofrerá um acréscimo muito maior de temperatura do que o resto do planeta. Esta região é:
Amazônia.
África.
Austrália.
Oceano Pacífico equatorial.
Groenlândia e norte da Rússia.
Medidas de sensoriamento remoto de aerossóis atmosféricos utilizando um fotômetro solar da rede AERONET indicaram coeficiente de Ângstron alto. Uma possível explicação para isso é:
presença significativa de aerossóis de queimada ou de poluição urbana.
poeira do deserto.
independência da refletividade do aerossol com relação ao comprimento de onda da radiação incidente.
aerossóis biogênicos.
valores altos de água precipitável integrada na coluna atmosférica.
Como consequência do teorema de Nyquist-Shannon, um modelo computacional com passo de tempo de 1 hora irá conseguir simular adequadamente processos cujos períodos sejam maiores ou iguais a:
0,5 h.
1,0 h.
1,5 h.
2,0 h.
4,0 h.
Em uma simulação climática do clima planetário dos próximos 100 000 anos, considera-se fator mais importante a alterar o clima:
emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas e o consequente aquecimento global.
deriva continental e a consequente alteração na distribuição continentes/oceanos nos dois hemisférios.
mudanças de uso da terra.
alterações orbitais.
emissões vulcânicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...