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Segundo a Lei nº 3.924, de 20 de julho de 1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, é correto afirmar que:
nenhum objeto que apresente interesse arqueológico ou pré-histórico poderá ser transferido para o exterior sem licença do IPHAN.
a posse ou salvaguarda dos bens de natureza arqueológica ou pré-históricos constituem, em princípio, direito imanente do proprietário das terras.
se consideram monumentos arqueológicos ou pré-histór icos, as jazidas e os sí t ios arqueológicos, exceto as inscrições rupestres.
a propriedade de superfície, regida pelo direito comum, inclui as jazidas arqueológicas, ou pré-históricas, e os objetos nelas incorporados.
o aproveitamento econômico de jazidas, objeto desta lei, não poderá ser realizado sob nenhuma forma ou condição.
São subseções da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009:
Da Preservação, Da Conservação, Da Restauração e Da Segurança.
Da Difusão Cultural e DoAcesso aos Museus.
Do Plano Museológico.
Do Estudo, Da Pesquisa e DaAção Educativa.
Dos Acervos dos Museus.
Com base na Lei nº 11.904, é INCORRETO afirmar que:
a promoção da cidadania é um dos princípios fundamentais dos museus.
a criação, a fusão ou extinção de museus deverá ser registrada no órgão competente do poder público.
os museus manterão funcionários devidamente qualificados, observada a legislação vigente.
cada museu deverá dispor de um programa de segurança periodicamente testado para prevenir e neutralizar perigos.
o programa e as regras de segurança de cada museu serão de natureza aberta e de conhecimento público.
Entre os procedimentos internos utilizados nos museus, pode-se destacar um como o mais importante instrumento de organização e salvaguarda do acervo.Trata-se do(a):
conservação e organização de Reserva Técnica.
inventário detalhado, com fotografia, de todo o acervo, inclusive bens integrados.
organização bibliográfica.
organização arquivística.
catalogação das coleções.
Tendo como base a Lei nº 4.845, de 19 de novembro de 1965, é correto afirmar:
peças indígenas, como cocares e flechas, podem sair do País.
é vetada a saída do País de pinturas de artistas como Volpi e Portinari.
quaisquer obras de arte e ofícios tradicionais, produzidos no Brasil até o fim do período monárquico, não podem sair do País.
obras de arte produzidas no estrangeiro, no período colonial, mesmo que relacionadas com a história do Brasil, podem sair do País.
é vetada a saída do País de obras de artes e ofícios produzidos no Brasil até 1937.
Promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do País é objetivo de qual das opções abaixo?
Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.
Mesa-redonda de Santiago do Chile, 1972.
Declaração da Cidade de Salvador, Bahia, junho de 2007.
Política Nacional de Museus, 2003.
Decreto nº 5.264, de 5 de novembro de 2004.
Entre os assuntos discutidos na Declaração de Caracas de 1992, pode-se destacar:
análise sobre as proposições teóricas em torno dos museus do futuro.
criação de políticas museológicas próprias de cada instituição.
comunicação como meio-fim do museu.
recuperação de metodologias tradicionais para a organização dos museus.
inserção de políticas para captação de recursos nos planos do setor cultural.
A Nova Museologia é discutida pela primeira vez na mesa-redonda de Santiago, em 1972. Quais são as bases da Nova Museologia?
Museologia social, museologia e comunicação e museologia e meio ambiente.
Ecomuseologia, museologia comunitária e todas as outras formas de museologia ativa.
Museologia tradicional, ecomuseologia e museologia científica.
Museologia de território, museologia tradicional e museologia social.
Museologia comunitária, museologia científica e ecomuseologia.
Para a catalogação de um objeto, as características extrínsecas são importantes. São exemplos de características extrínsecas utilizadas em catalogação:
morfologia e material.
dimensões e policromia.
material e dimensões.
técnica e histórico.
histórico e morfologia.
Um objeto possui características extrínsecas e intrínsecas. É uma característica intrínseca:
morfologia.
pesquisa
material
histórico.
origem.
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