Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as bases da leitura musical, observe as afirmativas a seguir:

I - O pentagrama consiste em um arranjo de 10 linhas paralelas e dos espaços existentes entre elas. Tanto as linhas como os espaços são numerados para fins de referência, sendo sempre contados do mais alto (topo do pentagrama) até o mais baixo (base do pentagrama).

II - A clave de sol é derivada da letra latina B ornamental. Uma boa forma de lembrar-se disso é observar que as “voltas” no centro da clave se assemelham a um B, que simboliza a nota sol.

III - O nome “clave de fᔠderiva de suas origens, como a letra F gótica. Os dois pontos à frente da clave estão acima e abaixo da linha equivalente à nota fá no pentagrama. O pentagrama da clave de fá representa notas diferentes das presentes na clave de sol.

IV - Aprenda as partes de uma nota. Os símbolos das notas individuais são uma combinação de até três elementos básicos: a cabeça, a haste e os colchetes. Esses três elementos indicam ao músico o valor de tempo para qualquer nota, medido em batidas ou frações de batida.

As afirmativas INCORRETAS são:

  • A. As afirmativas I e II.
  • B. As afirmativas III e IV.
  • C. As afirmativas I e III.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:

I - Melodia é composta por uma única voz.

II - Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia.

III - Ritmo é a marcação do tempo de uma música.

As afirmativas CORRETAS são:

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sobre a importância da música no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
  • B. Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% menor em comparação aos indivíduos que desenvolvem trabalho com música.
  • C. Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música, apresentam melhor desempenho na escola, porém, em matemática, esse desempenho não foi reconhecido.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Com a explosão do rock nacional grupos baianos como Olodum, Chiclete com Banana e Gerônimo, sofreram fortes influências dos modernos ritmos:

  • A. Africano.
  • B. Punks.
  • C. Tropicalismo.
  • D. Rolling Stones.

Para alguns músicos, as canções são melodicamente simples e fáceis de aprender e ensinar. O ensino do canto é realizado da seguinte forma:

  • A. Três tonalidades/ extensão vocal limitada/ frases longa/ dois compassos.
  • B. Diversas tonalidades/ extensão vocal limitada/ frases curtas/ quatro compassos.
  • C. Três tonalidades/ extensão vocal ilimitada/ frases longa/ dois compassos.
  • D. Diversas tonalidades/ extensão vocal ilimitada/ frases curtas/ quatro compassos.

Uma das matrizes do jazz, o blues, resulta harmonicamente de sua sobreposição singular do sistema tonal com sistema modal. Essa combinação é uma ambivalência entre o modo maior e menor particularmente sensível. Combinam-se nele:

  • A. Escala pentatônica e as cadências minimais.
  • B. Escala diatônica e as cadências modais.
  • C. Escala pentatônica e as cadências seriais.
  • D. Escala diatônica e as cadências tonais.

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.

I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como “silenciosos”.

II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

  • A. apenas na afirmativa I.
  • B. apenas na afirmativa II.
  • C. apenas na afirmativa III.
  • D. apenas nas afirmativas I e II.
  • E. na afirmativas I, II e III.

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.

Esta atividade tinha como objetivo principal

  • A. expandir a percepção auditiva.
  • B. distinguir música de ruído.
  • C. valorizar os sentidos da visão e audição.
  • D. identificar os sons organizados e os aleatórios.
  • E. conceituar som ambiente.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

  • A. Descobrir a vocação musical dos alunos, sobretudo dos que ainda não receberam uma educação musical formal.
  • B. Conscientizar os alunos a respeito de como a paisagem sonora é uma determinante da qualidade ambiental.
  • C. Ensinar notação musical aos alunos, para que dominem a linguagem própria da música no campo da arte.
  • D. Treinar a apreciação artística dos alunos, introduzindo-os no mundo da música erudita universal.
  • E. Educar os alunos para a escuta de diversos gêneros musicais de seu ambiente, para que possam classificá-los.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, V e F.
  • C. F, V e V.v
  • D. V, F e V.
  • E. F, F e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...