Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as bases da leitura musical, observe as afirmativas a seguir:
I - O pentagrama consiste em um arranjo de 10 linhas paralelas e dos espaços existentes entre elas. Tanto as linhas como os espaços são numerados para fins de referência, sendo sempre contados do mais alto (topo do pentagrama) até o mais baixo (base do pentagrama).
II - A clave de sol é derivada da letra latina B ornamental. Uma boa forma de lembrar-se disso é observar que as voltas no centro da clave se assemelham a um B, que simboliza a nota sol.
III - O nome clave de fá deriva de suas origens, como a letra F gótica. Os dois pontos à frente da clave estão acima e abaixo da linha equivalente à nota fá no pentagrama. O pentagrama da clave de fá representa notas diferentes das presentes na clave de sol.
IV - Aprenda as partes de uma nota. Os símbolos das notas individuais são uma combinação de até três elementos básicos: a cabeça, a haste e os colchetes. Esses três elementos indicam ao músico o valor de tempo para qualquer nota, medido em batidas ou frações de batida.
As afirmativas INCORRETAS são:
Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:
I - Melodia é composta por uma única voz.
II - Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia.
III - Ritmo é a marcação do tempo de uma música.
As afirmativas CORRETAS são:
Sobre a importância da música no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
Com a explosão do rock nacional grupos baianos como Olodum, Chiclete com Banana e Gerônimo, sofreram fortes influências dos modernos ritmos:
Para alguns músicos, as canções são melodicamente simples e fáceis de aprender e ensinar. O ensino do canto é realizado da seguinte forma:
Uma das matrizes do jazz, o blues, resulta harmonicamente de sua sobreposição singular do sistema tonal com sistema modal. Essa combinação é uma ambivalência entre o modo maior e menor particularmente sensível. Combinam-se nele:
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.
I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como silenciosos.
II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro O ouvido pensante, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.
Esta atividade tinha como objetivo principal
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...