Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.

1. Amplitude.

2. Melodia.

3. Ritmo.

4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 3 – 2 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 4 – 2 – 3 – 1.
  • D. 2 – 4 – 3 – 1.
  • E. 4 – 1 – 2 – 3.

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.

As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Questionar as definições ortodoxas de música erudita, popular ou folclórica no ato da composição musical.
  • B. Estimular a criatividade no ensino da música, incentivando os alunos a compor, improvisar e criar sua própria música.
  • C. Desenvolver a percepção auditiva, estimulando os alunos a notar os vários sons que os cercam no dia a dia.
  • D. Transmitir conhecimento sobre música, ensinando a história das várias tradições musicais.
  • E. Sonorizar histórias, de modo a torná-las reconhecíveis apenas pelos seus sons.

A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos musicais que executa, principalmente, peças do repertório erudito da música. Esse conjunto de instrumentistas pode ser dividido em três grandes grupos pelo tipo de instrumentos que tocam: cordas, sopros e percussão. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do grupo a que pertencem os seguintes instrumentos, respectivamente: contrabaixo, fagote, violino, oboé e tímpano.

  • A. Sopro, sopro, corda, percussão e sopro.
  • B. Corda, sopro, corda, sopro e percussão.
  • C. Sopro, corda, percussão, sopro e percussão.
  • D. Percussão, corda, corda, sopro e percussão.

Observe as imagens abaixo:

Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:

  • A. Família das madeiras.
  • B. Família da percussão.
  • C. Família das cordas.
  • D. Família dos metais.

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Apesar das mudanças citadas no texto, pode-se afirmar que a influência dos compositores franco-flamengos permaneceu constante na Europa até o final do Renascimento em 1600.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

No final do período renascentista, a música da chamada Escola Veneziana contrastava com aquela da Escola Romana pelo uso de instrumentos e pelo estilo policoral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Apesar de ter nascido e trabalhado grande parte de sua vida na Espanha, Tomás Luis de Victoria é considerado como um dos compositores da Escola Romana e escreveu exclusivamente música sacra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Na história da música do renascimento, as reformas propostas para a música litúrgica pelo Concílio de Trento influenciaram fortemente a chamada Escola Romana, cujo principal expoente é Giovanni Pierluigi da Palestrina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A estrutura composicional conhecida como forme fixe foi utilizada pelos compositores franco-flamengos na composição de motetos durante toda a renascença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.

A composição termina com uma cadência perfeita maior na qual o acorde de dominante é precedido por um acorde na segunda inversão no penúltimo compasso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...