Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Para M. Schafer, a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.
Música - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos musicais que executa, principalmente, peças do repertório erudito da música. Esse conjunto de instrumentistas pode ser dividido em três grandes grupos pelo tipo de instrumentos que tocam: cordas, sopros e percussão. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do grupo a que pertencem os seguintes instrumentos, respectivamente: contrabaixo, fagote, violino, oboé e tímpano.
Observe as imagens abaixo:
Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:
Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
Apesar das mudanças citadas no texto, pode-se afirmar que a influência dos compositores franco-flamengos permaneceu constante na Europa até o final do Renascimento em 1600.Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
No final do período renascentista, a música da chamada Escola Veneziana contrastava com aquela da Escola Romana pelo uso de instrumentos e pelo estilo policoral.Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
Apesar de ter nascido e trabalhado grande parte de sua vida na Espanha, Tomás Luis de Victoria é considerado como um dos compositores da Escola Romana e escreveu exclusivamente música sacra.Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
Na história da música do renascimento, as reformas propostas para a música litúrgica pelo Concílio de Trento influenciaram fortemente a chamada Escola Romana, cujo principal expoente é Giovanni Pierluigi da Palestrina.Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
A estrutura composicional conhecida como forme fixe foi utilizada pelos compositores franco-flamengos na composição de motetos durante toda a renascença.Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.
A composição termina com uma cadência perfeita maior na qual o acorde de dominante é precedido por um acorde na segunda inversão no penúltimo compasso.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...