Lista completa de Questões de Música do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".
Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:
ignorar os ruídos
apreciar a música
refocalizar o ouvido
perceber os sons musicais
"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro.
Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:
os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos
as produções artístico–musicais dos alunos no encerramento das atividades
as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno
as experiências socioculturais vividas pelos alunos
Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.
Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:
a prática de manuseio e seleção dos instrumentos musicais
a vivência da experiência estética na linguagem musical
o aprendizado da notação e registro da música
a elaboração de arranjos musicais
"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".
"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".
As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:
Sá Pereira e Villa-Lobos
Villa-Lobos e Koellreutter
Koellreutter e Cacilda Borges
Gazzi de Sá e Liddy Chiaffarelli
"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".
José Antonio Marina
Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:
a aquisição de conteúdos
o desenvolvimento da técnica
a construção do conhecimento
a aplicação de uma metodologia
A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:
compor a partir dos padrões estéticos da música erudita
reconhecer e interpretar os estilos musicais do Brasil e do Mundo
interpretar com autonomia, dominando as técnicas vocal e instrumental
criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros
"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica".
PCN - Música
Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:
criação musical a partir de diferentes ambiências
elaboração de grafias musicais não convencionais
improvisação com uso de diversos materiais sonoros
composições que utilizam os sistemas modal ou tonal
O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN–Música um dos seguintes conteúdos:
reflexões sobre a origem, transformações e características de diferentes estilos da música brasileira
discussões sobre músicas próprias e/ou de seu grupo sociocultural, observando semelhanças e diferenças
manifestações pessoais de idéias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginário em momentos de fruição
arranjos, acompanhamentos e interpretações de músicas das culturas populares brasileiras, fazendo uso dos elementos que as caracterizam
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece, em seu artigo 26, parágrafo 2º, o seguinte parâmetro para o ensino da arte:
promoverá diversas atividades alternativas para a escola e os alunos na educação básica
constituirá componente curricular opcional na educação básica, promovendo a realização de diversas atividades
abordará conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas, obrigatório no 1º e 2º segmentos, sendo organizado em oficinas
constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos
Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.
Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.
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