Questões de Música do ano 2004

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Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.

  • A.

    música popular brasileira, música folclórica estrangeira, música erudita estrangeira.

  • B.

    música folclórica estrangeira, música popular estrangeira, música erudita estrangeira.

  • C.

    música folclórica brasileira, música popular brasileira, música erudita estrangeira.

  • D.

    música folclórica estrangeira, música popular brasileira, música erudita nacional.

A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.

  • A.

    samba, modinha, baião.

  • B.

    bossa nova, choro, marcha rancho.

  • C.

    baião, marcha rancho, balada.

  • D.

    bossa nova, marcha rancho, choro.

O trecho musical apresentado na Figura 4 é o início de um arranjo de uma peça bastante conhecida. Assinale a alternativa que identifica a peça, e que descreve alguns aspectos deste arranjo.

  • A.

    A peça é Parabéns a Você (Popular); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

  • B.

    A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

  • C.

    A peça é Parabéns a você (Popular); é um arranjo a duas vozes em mi bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce sopranino, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

  • D.

    A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes masculinas na voz superior uma oitava abaixo, vozes femininas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone baixo cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

A música popular é um componente curricular que pode ser adotado pelo professor do ensino fundamental. A escrita musical para esta música se vale de cifras, que sintetizam acordes diversos. A Figura 3, a seguir, apresenta cinco cifras. Escolha a alternativa que apresenta os acordes correspondentes à seqüência das cifras na ordem em que estão apresentadas.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

O repertório a ser desenvolvido pelo professor de música do ensino fundamental deveria ser eclético o suficiente para propiciar experiências diversas aos estudantes. Música de diferentes épocas e autores contribuem para uma visão mais ampla do fazer musical. A Figura 2, a seguir, apresenta um trecho musical de uma obra muito conhecida. Escolha a alternativa que descreve corretamente esta obra.

  • A.

    é uma obra do período romântico, escrita para orquestra de sopros, o autor é J. S. Bach, a tonalidade inicial é mi menor, e esta linha melódica é executada por flautas.

  • B.

    é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.

  • C. é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.
  • D.

    é uma obra do período moderno, escrita para orquestra de cordas, o autor é K. Penderecky, não possui tonalidade, e esta linha melódica é executada por violinos.

O professor de música do ensino fundamental necessita de sólidos conhecimentos musicais para atuar com segurança, desenvolvendo um trabalho significativo em educação musical. Uma das tarefas do professor de música relaciona-se a questões de harmonia, que serão utilizadas na análise de repertório e elaboração de arranjos para diferentes situações musicais. A Figura 1 apresenta uma seqüência de acordes que ilustram um processo de modulação. Assinale a alternativa que descreve corretamente este processo modulatório desde a tonalidade inicial, incluindo a(s) tonalidade(s) intermediária(s), até a tonalidade de chegada.

  • A.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para ré maior, depois para dó menor e finalmente chega em fá maior.

  • B.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

  • C.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó sustenido maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

  • D.

    a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para si bemol maior e finalmente chega em fá maior.

Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos:

  • A.

    acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.

  • B.

    acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.

  • C.

    acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.

  • D.

    acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.

Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.

  • A.

    equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.

  • B.

    equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.

  • C.

    equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.

  • D.

    equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.

Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:

  • A.

    o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).

  • B.

    o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).

  • C.

    o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).

  • D.

    o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).

M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

  • A.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.

  • B.

    escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.

  • C.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.

  • D.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

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