Lista completa de Questões de Música do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A indicação metronômica encontrada no início de uma obra musical indica o andamento dessa obra associado, muitas vezes, ao seu caráter. Isto só foi possível a partir do início do século XIX com a invenção do metrônomo.
As sugestões de metrônomo dos três trechos acima indicam, respectivamente, os andamentos:largo - larghetto -moderato
andante - largo - moderato
moderato - adágio - larghetto
andante - adágio - moderato
adágio - largo - larghetto
Considere o trecho abaixo.
Os sinais de dinâmica indicam aumento ou diminuição na intensidade do som. No trecho, há diminuição gradual, mudança súbita e aumento gradual, respectivamente,na anacruze do quarto compasso, na primeira metade do segundo compasso e na anacruze do quinto compasso.
no início do primeiro compasso, na anacruze do segundo compasso e no início do terceiro compasso.
do primeiro para o segundo compasso, na anacruze do terceiro compasso e na anacruze do quinto compasso.
no início do primeiro compasso, no início do segundo compasso e na anacruze do terceiro compasso.
no início do quarto compasso, na anacruze do segundo compasso e na primeira metade do terceiro compasso.
A estrutura intervalar da escala maior apresenta nos seus dois tetracórdios, respectivamente,
segunda menor e sexta maior.
terça maior e sétima maior.
terça maior e sétima menor.
terça maior e quinta aumentada.
quarta justa e sétima menor.
Considere o trecho abaixo.
No trecho, as sete quiálteras do segundo compasso e a tercina do compasso seguinte estão substituindo, respectivamente,oito colcheias e uma mínima.
seis colcheias e duas mínimas.
oito semínimas e três semínimas.
oito colcheias e duas mínimas.
duas mínimas e três semínimas.
Considere o trecho abaixo.
Está escrito na escala deSib maior.
Mib maior.
Sol menor harmônica.
Sol menor melódica.
Sib menor.
Considere o seguinte trecho.
No segundo tempo do compasso acima, pode-se usar os seguintes sinais de staccato no lugar das semicolcheias com pausa:As regras de grafia favorecem a leitura do texto musical facilitando sua compreensão. Em relação a essas regras, é correto afirmar:
O uso do ponto de aumento para alterar o valor da pausa é considerado errado.
É desnecessário o uso do pentagrama na grafia de textos de instrumentos de percussão (triângulo, pandeiro, castanhola).
Nas partituras de música sacra é costume escrever as hastes das notas para cima, mesmo as mais agudas.
Os recursos oitava acima (8a) e oitava abaixo (8a) só são usados em partituras para piano.
Nos compassos quaternários evita-se usar ligaduras do primeiro para o segundo tempo.
Grupo que indica diferentes tipos de staccato:
As síncopas são características na Música Popular Brasileira. O prolongamento da parte fraca à parte forte do tempo provoca um deslocamento do pulso muito usado pelos compositores brasileiros.
No trecho acima, extraído da música "O Barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, as síncopas aparecem nos compassos1 - 2 - 5 - 6
2-3-4-7
1 - 2 - 3 - 4
3 - 4 - 7 - 8
1 - 5 - 7 - 8
Considere o trecho abaixo.
O trecho foi composto para dois instrumentos de sopro e está apresentado sem barras de divisão de compasso, as quais indicariam a fórmula de compasso. A fórmula de compasso deste trecho é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...