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No Classicismo,
os termos "estilo galante", "rococó" e "pré-clássico" são sinônimos.
a música tem um cunho predominantemente formal e corresponde à fixação estrutural da sonata e da sinfonia modernas.
a música ideal deveria ter linguagem universal, ser nobre e agradável, sem complexidade técnica, capaz de cativar uma sensibilidade mediana.
na organização da escala, definiu-se o Sistema Tonal em substituição aos antigos modos renascentistas e medievais.
como um retorno à Antiguidade Clássica, os compositores clássicos usavam o antigo sistema modal grego.
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No Barroco,
o Baixo contínuo era realizado por um instrumento harmônico: cravo, órgão ou alaúde.
o Baixo contínuo era escrito para um instrumento melódico grave, que dobrava a parte com um instrumento harmônico.
ao contrário do Renascimento, usavam-se somente vozes nas músicas de salão.
nos Motetos ou Madrigais a 4 ou mais vozes, o Baixo contínuo apenas reforçava as vozes já escritas.
o estilo concertato é a prática de se escrever partes distintas para vozes e instrumentos.
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No Barroco,
o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.
o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.
nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 1750.
a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .
a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.
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No Barroco,
as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical
Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.
o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.
o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.
a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.
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No Renascimento,
as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.
Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.
Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.
Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado
ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.
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No Renascimento,
ocorreu o chamado período de ouro da polifonia
a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.
os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande).
os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.
os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.
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No Renascimento,
Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.
a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.
o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.
a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.
a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.
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Na Idade Média,
duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.
a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.
Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.
os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.
o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.
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Na Idade Média,
o termo Ars Nova foi extraído de um tratado do mesmo nome, de Philippe de Vitry.
a Ars Nova representa uma reação à Ars Antiqua
a Ars Antiqua refere-se à música da Antiguidade Clássica greco-romana.
Machaut, Vitry e Landini são legítimos representantes da Ars Nova.
a Ars Antiqua está associada, especialmente, à escola de Notre-Dame, de Paris.
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Na Idade Média o(a),
Canto Gregoriano refere-se aos cantos da liturgia grega.
ritmo gregoriano é livre, depende do ritmo das palavras.
Canto Gregoriano é típico da liturgia católica.
escrita tradicional do Canto Gregoriano utiliza neumas.
Contraponto é a técnica de escrita musical, que produz a polifonia.
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