Questões de Música do ano 2012

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Keith Swanwick (2001) em sua teoria de aprendizagem musical propõe três princípios básicos para o ensino de música. Marque a alternativa que corresponde a esses princípios.

  • A.

    Considerar a música como discurso; Considerar o discurso musical dos alunos, o que eles trazem para a sala de aula; Fluência da linguagem musical desde o inicio até o final.

  • B.

    Compor; Estudos literários; Ouvir; Desenvolver habilidades; Tocar.

  • C.

    Considerar a música como discurso; Não considerar o cotidiano dos alunos; Criar, desenvolver a linguagem musical desde o inicio.

  • D.

    Compor; Ouvir; Ser fluente no instrumento e considerar as culturas artísticas da região.

A Lei que regulamenta o ensino de música nas escolas é a 11.769/2008. Ela estabelece que:

  • A.

    A Lei que regulamenta o ensino de música nas escolas é a 11.769/2008. Ela estabelece que:

  • B.

    O professor de música para lecionar em sala de aula tem que possuir nível técnico em música.

  • C.

    O professor de música para lecionar em sala de aula tem que ter uma formação superior e um conhecimento em música sem ser necessariamente graduado em música.

  • D.

    O professor de música para lecionar em sala de aula tem que possuir além do conhecimento pedagógico, o conhecimento e a certificação superior em música.

Qual das alternativas corresponde ao campo harmônico de F#m no modo harmônico.

  • A.

    F#m – G#m – A – Bm – C# - D – E – F#m

  • B.

    F#m – G#m – A – Bm – C# - D – F° - F#m

  • C.

    Gbm – Abm – A – Cbm – Db – D – F° - Gbm

  • D.

    Gbm – Abm – A – Bm – C#m – D – E – F#m

Assinale a alternativa que corresponde respectivamente a uma terça maior, uma quinta aumentada e uma sexta menor.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Em uma escala, quais são os graus mais importantes e como são os nomes desses graus?

  • A.

    I (super tônica); III (mediante); V (dominante).

  • B.

    I (super tônica); III (mediante); V (dominante).

  • C.

    V (dominante); IV (subdominante); I (tônica).

  • D.

    V (tônica); IV (subdominante); I (dominante).

Entre os anos de 1930 e 1940 foi criado a Superintendência de Educação Musical e Artística no Brasil. Criada por Heitor Villa-Lobos foi importante na difusão do ensino de música no Brasil. Anos depois, mais precisamente em 1942, houve a implantação do ensino de música nas escolas através de uma proposta de Villa-Lobos que trabalhava:

  • A.

    A música popular da época.

  • B.

    Grupos de câmera.

  • C.

    Grupo de Flautas.

  • D.

    O canto orfeônico.

O ensino de música no Brasil passa por várias etapas, dentre elas houve a etapa da inclusão da musicalização infantil que foi proposta por se acreditar necessário para o melhor desenvolvimento da criança. De acordo com a afirmação assinale a alternativa que corresponde ao ano de implantação da musicalização infantil no Brasil.

  • A.

    1920.

  • B.

    1938.

  • C.

    1928.

  • D.

    1948.

Ao tocar as notas lá, dó, mi, fá# estarei tocando o:

  • A.

    primeiro acorde do compasso 14.

  • B.

    segundo acorde do compasso 14.

  • C.

    primeiro acorde do compasso 15.

  • D.

    segundo acorde do compasso 15.

O acorde F+ é:

  • A.

    fá maior com sétima maior.

  • B.

    fá menor com quarta.

  • C.

    fá maior com quinta aumentada.

  • D.

    fá menor com sexta menor.

Do primeiro acorde que aparece na música pode-se dizer:

  • A.

    é um típico empréstimo modal.

  • B.

    possui todas suas notas dentro da escala da música.

  • C.

    é um erro de harmonização.

  • D.

    é o mesmo que F#7.

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