Lista completa de Questões de Música do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Keith Swanwick (2001) em sua teoria de aprendizagem musical propõe três princípios básicos para o ensino de música. Marque a alternativa que corresponde a esses princípios.
Considerar a música como discurso; Considerar o discurso musical dos alunos, o que eles trazem para a sala de aula; Fluência da linguagem musical desde o inicio até o final.
Compor; Estudos literários; Ouvir; Desenvolver habilidades; Tocar.
Considerar a música como discurso; Não considerar o cotidiano dos alunos; Criar, desenvolver a linguagem musical desde o inicio.
Compor; Ouvir; Ser fluente no instrumento e considerar as culturas artísticas da região.
A Lei que regulamenta o ensino de música nas escolas é a 11.769/2008. Ela estabelece que:
A Lei que regulamenta o ensino de música nas escolas é a 11.769/2008. Ela estabelece que:
O professor de música para lecionar em sala de aula tem que possuir nível técnico em música.
O professor de música para lecionar em sala de aula tem que ter uma formação superior e um conhecimento em música sem ser necessariamente graduado em música.
O professor de música para lecionar em sala de aula tem que possuir além do conhecimento pedagógico, o conhecimento e a certificação superior em música.
Qual das alternativas corresponde ao campo harmônico de F#m no modo harmônico.
F#m G#m A Bm C# - D E F#m
F#m G#m A Bm C# - D F° - F#m
Gbm Abm A Cbm Db D F° - Gbm
Gbm Abm A Bm C#m D E F#m
Assinale a alternativa que corresponde respectivamente a uma terça maior, uma quinta aumentada e uma sexta menor.
Em uma escala, quais são os graus mais importantes e como são os nomes desses graus?
I (super tônica); III (mediante); V (dominante).
I (super tônica); III (mediante); V (dominante).
V (dominante); IV (subdominante); I (tônica).
V (tônica); IV (subdominante); I (dominante).
Entre os anos de 1930 e 1940 foi criado a Superintendência de Educação Musical e Artística no Brasil. Criada por Heitor Villa-Lobos foi importante na difusão do ensino de música no Brasil. Anos depois, mais precisamente em 1942, houve a implantação do ensino de música nas escolas através de uma proposta de Villa-Lobos que trabalhava:
A música popular da época.
Grupos de câmera.
Grupo de Flautas.
O canto orfeônico.
O ensino de música no Brasil passa por várias etapas, dentre elas houve a etapa da inclusão da musicalização infantil que foi proposta por se acreditar necessário para o melhor desenvolvimento da criança. De acordo com a afirmação assinale a alternativa que corresponde ao ano de implantação da musicalização infantil no Brasil.
1920.
1938.
1928.
1948.
Ao tocar as notas lá, dó, mi, fá# estarei tocando o:
primeiro acorde do compasso 14.
segundo acorde do compasso 14.
primeiro acorde do compasso 15.
segundo acorde do compasso 15.
O acorde F+ é:
fá maior com sétima maior.
fá menor com quarta.
fá maior com quinta aumentada.
fá menor com sexta menor.
Do primeiro acorde que aparece na música pode-se dizer:
é um típico empréstimo modal.
possui todas suas notas dentro da escala da música.
é um erro de harmonização.
é o mesmo que F#7.
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