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De acordo com Torres, Schmelin, Teixeira e Souza (2003, p. 62), "o professor de música, assim como o regente escolar, é essencialmente um selecionador de repertório". Neste contexto, os autores acima citados estão querendo dizer que:
I Propor conteúdos de forma didática implica escolher não necessariamente aquilo que se julga digno de ser apresentado.
II Nessas escolhas, não estão embutidas as maneiras de ser de cada professor ou regente, com suas histórias, trajetórias e memórias biográficas musicais.
III A articulação regente-professor-aluno tem que ser muito bem trabalhada no sentido de que este último sinta-se estimulado a buscar crescimento em seu instrumento.
IV Tanto professores como regentes selecionam, dentre as incontáveis manifestações musicais, aquelas que julguem ser as mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem musical.
Marque a alternativa correta em termos de assertivas:
Apenas I está correta.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Escreva verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:
( ) O instrumento de registro mais grave numa orquestra é o contrabaixo.
( ) A extensão das vozes dos(as) cantores(as) depende de treino e de sua constituição física.
( ) Os instrumentos de madeira são assim nomeados porque originalmente eles eram feitos de madeira.
( ) A técnica de tocar as cordas de um instrumento de cordas friccionadas com os dedos, ao invés do arco, é conhecida por dedilhado.
( ) A diferença básica entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica reside no fato de que a primeira não possui o naipe das cordas.
F-V-F-V-V
F-V-F-F-V
F-V-F-V-F
F-V-V-F-V
F-F-V-V-V
Multiplique o número de alterações da armadura da tonalidade homônima de Ré menor pelo número de alterações da armadura de fá menor (___ x ___=___). Divida o resultado pelo número que representa o grau da subdominante (___ : ___=___). Agora, adicione o número de graus da escala contidos numa escala diatônica maior (___+___=___). Por último, subtraia do resultado o número de alterações contidas na armadura da relativa menor de Si Maior (___-___=___). Sua resposta deverá ser um número igual à divisão do número de sonatas para piano escritas por Ludwig van Beethoven, dividido pelo número de sinfonias escritas por Johannes Brahms menos o número da sinfonia de Gustav Mahler que antecede a sua sinfonia que se tornou mais conhecida pela presença do famoso Adagietto no quarto movimento (___ : ___=___ - ___ = ___). A alternativa correta é:
1
2
3
4
6
Analise as afirmações abaixo:
- No século XIII era um tipo de composição vocal (normalmente a três vozes), feita a partir de um cantochão preexistente (escrito na voz inferior) em que se adicionavam textos independentes (às vezes em idiomas diferentes) nas duas vozes superiores;
- No renascimento, de 1450 a 1600, tornou-se uma refinada peça polifônica, composta a partir de um texto religioso latino cuja preocupação fundamental era a relação entre texto e música;
- No século XVII esse tipo composicional aparece também na forma de uma obra solo com acompanhamento em composições de Alessandro Grandi e outros;
- Foi bastante utilizado por compositores da primeira metade do século XVIII (incluindo J. S. Bach), tornando-se a partir de 1750 um tipo composicional menos frequente na literatura musical posterior.
Ao longo da história, os músicos utilizaram com frequência uma mesma palavra para designar novas coisas. Segundo Burkholder e Palisca (2006, p. xiii) e Randel (2009, p. 748-751), tais características identificam o seguinte tipo de composição:
lied
moteto
cantata
chanson
madrigal
O trompista da orquestra foi alocado para executar a parte do sax tenor em Sib no tom de Sol maior. A trompa tem aposto ao seu nome a escala de fá (ao tocar um Dó escrito, estará soando um Fá uma quinta justa abaixo). Analise as seguintes asserções:
Para que o trompista executante da trompa em fá toque a parte do sax tenor Sib no tom de Sol maior (escrita na clave de sol empregando a leitura por claves), deverá, portanto, empregar a clave de Dó na segunda linha com armadura de clave de uma tonalidade uma quarta abaixo da parte original
porque
quando um sax tenor lê um Dó escrito, estará soando um Sib uma segunda composta (nona maior abaixo). Para a trompa tocar um Sib,deverá estar lendo um Fá escrito uma quinta justa acima do Sib de efeito, com armadura de clave de uma tonalidade uma quinta justa abaixo da parte original.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Dos aerofones listados abaixo, indique os instrumentos que compõem família completa (com sete elementos):
Flauta transversal e sacabuxa.
Oficleide, clarinete e saxofone.
Flauta doce, clarinete, saxofone e saxhorne.
Sarrusofone, serpentão, trompete e flauta doce.
Saxhorne, sacabuxa, oficleide e flauta transversal.
"Ser um regente coral é como ser, ao mesmo tempo, organista e construtor de órgãos - o regente deve construir o instrumento coral com a mesma competência que o toca" (BRANDVIK, 1993, p. 148). Com base no texto acima apresentado, analise as afirmações a respeito da função do regente na formação de grupos vocais na atualidade:
I O regente deve trabalhar a homogeneidade coral como uma proposta timbrística única, de afinação refinada e unificada da produção dos sons vocálicos, da precisão rítmica e do equilíbrio sonoro.
II Uma vez que o resultado sonoro do coral depende do desenvolvimento técnico dos cantores, é preciso que o regente assuma a função de pianista e preparador vocal, instruindo, sobretudo, os vários fundamentos da técnica vocal.
III Será necessário que o regente conscientize os cantores a respeito de uma produção vocal adequada e saudável, orientando também o desenvolvimento da habilidade de "transitar" de um registro vocal para outro sem que haja perda da qualidade sonora.
IV A precisão rítmica deve ser desenvolvida pelo regente através de um senso comum de ritmo interno e do trabalho com a dicção, uma vez que muitos problemas rítmicos estão relacionados à articulação consonantal deficiente, à duração incorreta dos sons vocálicos e à precipitação dos ditongos.
V Um grupo vocal que se propõe a executar obras de estilos diferentes deve evitar ter um som único. Com conhecimento técnico eficiente, regente e cantores podem desenvolver um trabalho de exploração de sonoridades vocais diversas, apropriadas para a execução de repertório de diferentes estilos.
Estão corretos os itens:
I e II.
II e III.
II, III e V.
I, III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:
O trabalho de co-repetição realizado por um pianista (e não necessariamente o regente) é garantia total de que os cantores irão decorar suas partes mais rapidamente.
Vocalizes realizados em grupo auxiliam na composição do "som básico para o coral" (CARRINGTON, 2003) e isto só será possível se o exercício for realizado com o acompanhamento do piano.
É preciso um domínio técnico do instrumento não somente por parte do regente, mas também pelos cantores solistas e chefes de naipe, pois a preparação do coral não dependerá exclusivamente do regente.
O regente poderá utilizar o piano para que os cantores aprendam as partes musicais e para auxiliá-los no que diz respeito à afinação, mesmo sabendo que outros fatores também podem influenciar, como, por exemplo, a respiração, a emissão de sons vocálicos, etc.
Oakley (1999, p. 117) afirma que "pouquíssimos [regentes] possuem domínio pessoal de ritmo interno, segurança quanto ao tempo e sensibilidade rítmica". Assim, pode-se afirmar que é condição "sine qua non" para uma performance ritmicamente estável que o regente seja também um pianista ou tenha domínio de um instrumento harmônico.
Os métodos de ensino de piano propostos por Leila Fletcher, Alice Botelho, James Bastien e Robert Pace buscam aproximar o código musical ao estudante logo nas lições iniciais. Entretanto, o código utilizado para representar a notação musical dita tradicional poderá adaptar-se aos interesses pedagógicos de cada autor. Assim, podemos afirmar que esta transformação do código musical está orientada por critérios presentes em cada método.
Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:
Bastien e Fletcher optam por uma notação com pautas e claves logo no início, pois ambos os métodos acompanham um caderno de teoria intitulado pré-iniciante.
Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e James Bastien, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Botelho e Pace são métodos voltados ao público adulto.
Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e Alice Botelho, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Bastien e Pace são métodos voltados ao público infantil.
Botelho e Pace valorizam o uso de exercícios de técnica e repertório, priorizando as teclas brancas do piano, pois, nos estágios iniciais, seria muito complexo explicar, codificar e decodificar notas artificiais.
Pace utiliza o desenho do teclado para demonstrar qual digitação se deve utilizar e figuras geométricas, como quadrados dispostos em ordem crescente e/ou decrescente, para representar o sentido ascendente e/ou descendente das notas.
Considere as Assertivas abaixo:
I O regente é um artista músico, de sólida formação em estudos musicais, chefe, dirigente ou diretor, coordenador, líder que tem a capacidade de assumir a responsabilidade total pela execução musical frente a disposições corais e ∕ ou orquestrais.
II O regente deve estudar a partitura, conceberlhe o plano geral, examinar as partes diferentes dos instrumentos, decompondo-os, frase por frase, evitando que os músicos tenham de estudar as partes cavadas. Sempre que possível, deve aprender de cor, mesmo que, durante a execução pública, ele mantenha, por precaução, a partitura aberta, disponível diante de si.
III O regente marca as nuances de duas maneiras diferentes: tanto com a mão direita (da batuta) quanto com a esquerda (expressiva). A independência das duas mãos é recomendada. A direita se reserva mais à rítmica, enquanto que a esquerda, em princípio, mais ao fraseado e a expressão.
IV O regente não somente marca o ritmo, garantindo a unidade de todos os executantes (início, permanência e conclusão), o andamento, equilíbrio de tensão e fraseado dos diversos grupos, assegurando, com gestuação apropriada, a entrada de solistas ou de grupos nos momentos devidos, como também disciplina, orienta e elabora o conjunto vocal e ∕ ou instrumental, interpreta a obra de acordo com o autor, estilo e época.
Está(tão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
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