Questões de Música do ano 2016

Lista completa de Questões de Música do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com a explosão do rock nacional grupos baianos como Olodum, Chiclete com Banana e Gerônimo, sofreram fortes influências dos modernos ritmos:

  • A. Africano.
  • B. Punks.
  • C. Tropicalismo.
  • D. Rolling Stones.

Para alguns músicos, as canções são melodicamente simples e fáceis de aprender e ensinar. O ensino do canto é realizado da seguinte forma:

  • A. Três tonalidades/ extensão vocal limitada/ frases longa/ dois compassos.
  • B. Diversas tonalidades/ extensão vocal limitada/ frases curtas/ quatro compassos.
  • C. Três tonalidades/ extensão vocal ilimitada/ frases longa/ dois compassos.
  • D. Diversas tonalidades/ extensão vocal ilimitada/ frases curtas/ quatro compassos.

Uma das matrizes do jazz, o blues, resulta harmonicamente de sua sobreposição singular do sistema tonal com sistema modal. Essa combinação é uma ambivalência entre o modo maior e menor particularmente sensível. Combinam-se nele:

  • A. Escala pentatônica e as cadências minimais.
  • B. Escala diatônica e as cadências modais.
  • C. Escala pentatônica e as cadências seriais.
  • D. Escala diatônica e as cadências tonais.

A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos musicais que executa, principalmente, peças do repertório erudito da música. Esse conjunto de instrumentistas pode ser dividido em três grandes grupos pelo tipo de instrumentos que tocam: cordas, sopros e percussão. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do grupo a que pertencem os seguintes instrumentos, respectivamente: contrabaixo, fagote, violino, oboé e tímpano.

  • A. Sopro, sopro, corda, percussão e sopro.
  • B. Corda, sopro, corda, sopro e percussão.
  • C. Sopro, corda, percussão, sopro e percussão.
  • D. Percussão, corda, corda, sopro e percussão.

Observe as imagens abaixo:

Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:

  • A. Família das madeiras.
  • B. Família da percussão.
  • C. Família das cordas.
  • D. Família dos metais.

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.

I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como “silenciosos”.

II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

  • A. apenas na afirmativa I.
  • B. apenas na afirmativa II.
  • C. apenas na afirmativa III.
  • D. apenas nas afirmativas I e II.
  • E. na afirmativas I, II e III.

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.

Esta atividade tinha como objetivo principal

  • A. expandir a percepção auditiva.
  • B. distinguir música de ruído.
  • C. valorizar os sentidos da visão e audição.
  • D. identificar os sons organizados e os aleatórios.
  • E. conceituar som ambiente.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

  • A. Descobrir a vocação musical dos alunos, sobretudo dos que ainda não receberam uma educação musical formal.
  • B. Conscientizar os alunos a respeito de como a paisagem sonora é uma determinante da qualidade ambiental.
  • C. Ensinar notação musical aos alunos, para que dominem a linguagem própria da música no campo da arte.
  • D. Treinar a apreciação artística dos alunos, introduzindo-os no mundo da música erudita universal.
  • E. Educar os alunos para a escuta de diversos gêneros musicais de seu ambiente, para que possam classificá-los.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, V e F.
  • C. F, V e V.v
  • D. V, F e V.
  • E. F, F e V.

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.

1. Amplitude.

2. Melodia.

3. Ritmo.

4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 3 – 2 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 4 – 2 – 3 – 1.
  • D. 2 – 4 – 3 – 1.
  • E. 4 – 1 – 2 – 3.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...