Lista completa de Questões de Música do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com a explosão do rock nacional grupos baianos como Olodum, Chiclete com Banana e Gerônimo, sofreram fortes influências dos modernos ritmos:
Para alguns músicos, as canções são melodicamente simples e fáceis de aprender e ensinar. O ensino do canto é realizado da seguinte forma:
Uma das matrizes do jazz, o blues, resulta harmonicamente de sua sobreposição singular do sistema tonal com sistema modal. Essa combinação é uma ambivalência entre o modo maior e menor particularmente sensível. Combinam-se nele:
Música - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos musicais que executa, principalmente, peças do repertório erudito da música. Esse conjunto de instrumentistas pode ser dividido em três grandes grupos pelo tipo de instrumentos que tocam: cordas, sopros e percussão. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta do grupo a que pertencem os seguintes instrumentos, respectivamente: contrabaixo, fagote, violino, oboé e tímpano.
Observe as imagens abaixo:
Considerando a educação musical e, e pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.
I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como silenciosos.
II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro O ouvido pensante, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.
Esta atividade tinha como objetivo principal
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...