Questões de Música do ano 2016

Lista completa de Questões de Música do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A notação musical com símbolos: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa; são colocadas no pentagrama para identificar:

  • A. Duração.
  • B. Intensidade.
  • C. Altura.
  • D. Timbre.

O menor intervalo que separa duas notas do mesmo nome, numa sucessão de DÓ a DÓ, RÉ a RÉ, etc, é chamado de:

  • A. Oitava menor.
  • B. Oitava maior.
  • C. Oitava.
  • D. Oitava intermediária.

Fenômeno caracterizado pela alteração da velocidade do som de acordo com o lugar, pela existência de camadas de ar sobrepostas e com distintas temperaturas, ocasionando distorções de percurso da energia sonora:

  • A. Reflexão e absorção.
  • B. Difração.
  • C. Interferência.
  • D. Refração.

A onda sonora possui duas fases no eixo erro de um gráfico, que se pode medir o deslocamento e o tempo. Essas fases em um período de onda é chamado de:

  • A. Dinâmico e estático.
  • B. Parcial e total.
  • C. Positiva e negativa.
  • D. Alta e baixa.

Chamados de modos, precursora das escalas atuais, devido a sua origem grega tiveram seus nomes escolhidos a partir de estilos arquitetônicos usados na Grécia (por exemplo, no Panteon):

  • A. Etruscos, capitel, lídio e partridas.
  • B. Mixolídio, frígio, dórico e lídio.
  • C. Partridas, coluna, frígio e mixolídio.
  • D. Fronte, etrusco, dórico e capitel.

A intensidade está ligada a dinâmica da música. A notação para isto é uma medida quantitativa, sendo representada por palavras oriundas do italiano. Marque V ou F:

Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

  • A. F, F, F, V, V, V, F, V, F.
  • B. V, V, F, F, F, V, V, F, V.
  • C. F, F, V, V, V, F, F, V, V.
  • D. V, F, V, F, V, V, F, F, V.

Cada instrumento musical, além das características particular de timbre, possui também uma característica chamada de extensão que é:

  • A. Intervalos entre as notas que tal instrumento alcança.
  • B. Intervalos entre alturas mínimas e máximas que tal instrumento alcança.
  • C. Intervalos entre as notas mínimas e semínimas que tal instrumento alcança.
  • D. Intervalos entre as linhas superiores e inferiores do pentagrama.

Sobre as bases da leitura musical, observe as afirmativas a seguir:

I - O pentagrama consiste em um arranjo de 10 linhas paralelas e dos espaços existentes entre elas. Tanto as linhas como os espaços são numerados para fins de referência, sendo sempre contados do mais alto (topo do pentagrama) até o mais baixo (base do pentagrama).

II - A clave de sol é derivada da letra latina B ornamental. Uma boa forma de lembrar-se disso é observar que as “voltas” no centro da clave se assemelham a um B, que simboliza a nota sol.

III - O nome “clave de fᔠderiva de suas origens, como a letra F gótica. Os dois pontos à frente da clave estão acima e abaixo da linha equivalente à nota fá no pentagrama. O pentagrama da clave de fá representa notas diferentes das presentes na clave de sol.

IV - Aprenda as partes de uma nota. Os símbolos das notas individuais são uma combinação de até três elementos básicos: a cabeça, a haste e os colchetes. Esses três elementos indicam ao músico o valor de tempo para qualquer nota, medido em batidas ou frações de batida.

As afirmativas INCORRETAS são:

  • A. As afirmativas I e II.
  • B. As afirmativas III e IV.
  • C. As afirmativas I e III.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:

I - Melodia é composta por uma única voz.

II - Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia.

III - Ritmo é a marcação do tempo de uma música.

As afirmativas CORRETAS são:

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sobre a importância da música no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
  • B. Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% menor em comparação aos indivíduos que desenvolvem trabalho com música.
  • C. Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música, apresentam melhor desempenho na escola, porém, em matemática, esse desempenho não foi reconhecido.
  • D. Nenhuma das alternativas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...