Questões sobre Geral

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O violão é um instrumento usado em vários tipos de música, tais como: blues, country, flamenco, rock e pop. Tocar o violão acusticamente envolve a produção de tons pela vibração das cordas e modulação pelo corpo do violão. Com base no trecho anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma tablatura vazia de violão a linha de cima representa a corda mais grossa (6ª corda) e a linha de baixo representa a corda mais fina (mi mais fino – 1ª corda).

( ) Os números escritos nas linhas indicam em que casa as respectivas cordas devem ser apertadas ao se tocar.

( ) O número 0 (zero) indica corda solta.

( ) As notas devem ser lidas da direita para a esquerda.

( ) Os números representados na mesma coluna, ou seja, na mesma direção vertical, devem ser tocados no mesmo instante.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F, V
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, F, V, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. V, V, F, V, F

As notas musicais representadas, de baixo para cima, no violão de seis cordas são, respectivamente,

  • A. mi, si, sol, ré, lá e mi.
  • B. mi, sol, ré, lá, si e dó.
  • C. mi, lá, ré, si, mi e sol.
  • D. mi, sol, si, ré, lá e mi.
  • E. mi, ré, mi, si, sol e fá.

O violão, instrumento musical que utiliza cordas para produzir o som, geralmente, tem seis cordas, mas pode ter quatro, sete, oito, dez e doze. As outras partes que compõem o violão são

  • A. música, cifra, clave de fá e notas.
  • B. capotraste, boca, cavalete e tampo.
  • C. pauta, teclado, tablatura e partitura.
  • D. acorde, sustenido, clave de sol e bemol.
  • E. luthier, diagramas, pentagramas e teoria musical.

A escala, sequência das notas consecutivas, geralmente emprega as doze notas existentes de forma consecutiva, mas há escalas diferentes. Essa diferença se afirma apenas na estrutura. É lei que todas as escalas do mesmo tipo sejam completamente idênticas entre si, independentemente do seu ponto de partida. Acerca da escala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Modo é o caráter de escala, de acordo com o lugar em que se encontram os intervalos.

( ) A escala menor harmônica é obtida mediante alterações de semitons ascendente do VII grau da escala natural.

( ) Na forma harmônica do modo menor, os semitons se encontram entre os I-II, III-IV e VI-VII graus da escala.

( ) Os semitons da escala modelo de Dó maior são sempre diatônicos e, assim sendo, as escalas como cópias destes modelos poderão conter cromatismo.

( ) Semitom diatônico é quando as notas têm nomes iguais e sons diferentes.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, F
  • B. F, F, V, V, F
  • C. V, F, F, F, V
  • D. F, F, F, V, V
  • E. V, V, F, F, F

Podem-se construir tríades sobre todas as notas da escala, porém, devem ser empregadas unicamente as notas da escala. Sabe-se que escala é uma sucessão (ascendente ou descendente) de notas diferentes consecutivas, logo, o intervalo de 4ª aumentada pode formar-se entre quais graus da escala?

  • A. 1º e 7º de uma escala maior.
  • B. 2º e 6º de uma escala no modo menor.
  • C. 3º e 6º de uma escala menor melódica.
  • D. 3º e 7º de uma escala menor harmônica.
  • E. 4º e 6º de uma escala maior. R: 3ª maior.

Analise as seguintes afirmativas.

I. A duração das figuras de ritmo não é absoluta. O que é absoluto é a proporção entre as mesmas. Para cada figura representativa do som, há uma correspondente, representante do silêncio.

II. Compassos compostos são aqueles cujos tempos não são preenchidos por figuras pontuadas.

III. A figura pontuada tem divisão ternária, seus tempos são denominados tempos ternários, já os de compassos simples recebem a denominação de tempos binários por serem preenchidos por figuras simples, portanto, de divisão binária.

IV. A tônica de uma escala relativa menor fica uma 3ª acima da tônica da relativa maior.

V. Os compassos mistos constituem uma das manifestações da polirritmia. Chamam-se compassos mistos quando há superposições de compassos diferentes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes e outras fracas. Essas acentuações constituem o acento métrico. No ritmo normal, o 1º tempo de qualquer compasso é forte. Os tempos, por sua vez, se subdividem em partes fortes e fracas. Sobre o tema, analise.

1. ________________: é quando uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca do tempo for prolongada ao tempo forte, ou parte forte. 2. ________________: produz o efeito de deslocamento das acentuações naturais.

3. ________________: notas executadas no tempo fraco, ou parte fraca do tempo, ficando o tempo forte ou parte forte do tempo preenchido por pausas.

4. ________________: quando o início do 1º compasso é ocupado por uma pausa.

5. ________________: figura(s) que precede(m) o 1º compasso, ajustando-se (ou não) no último compasso.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Síncope / Síncope / Contratempo / Acéfalo / Anacruse
  • B. Contratempo / Síncope / Anacruse / Síncope / Acéfalo
  • C. Acéfalo / Contratempo / Síncope / Síncope / Anacruse
  • D. Síncope / Contratempo / Síncope / Acéfalo / Anacruse
  • E. Anacruse / Síncope / Contratempo / Anacruse / Síncope

Tons vizinhos são aqueles que possuem a mesma armadura ou se diferem por um a mais ou a menos do tom principal. Sendo o tom da melodia escrita no tom de Lá maior, os seus vizinhos diretos e indiretos serão

  • A. Lá menor, Si menor, Sol Maior, Ré Maior e Dó Maior.
  • B. Lá menor, Sol Maior, Fá Maior, Mi menor e Ré menor.
  • C. Mi menor, Lá maior, Sol maior, Si menor e Fá# menor.
  • D. Fá# menor, Ré maior, Mi maior, Si menor e Dó #menor.
  • E. Dó menor, Láb maior, Mi b maior, Ré b Maior e Si b menor.

Compasso é a divisão de um trecho musical em séries regulares de tempo. O numerador indica quantas figuras entram no compasso e o denominador, a sua espécie. Com base no exposto, relacione adequadamente as colunas.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2, 5
  • B. 5, 1, 2, 4, 3
  • C. 3, 2, 1, 4, 5
  • D. 4, 5, 1, 3, 2
  • E. 1, 2, 4, 3, 5

Acorde é a sonoridade produzida por três ou mais sons simultâneos. A tríade representada a seguir pertence ao grau

  • A. V de Ré maior.
  • B. III de Fá maior.
  • C. I de Sol menor.
  • D. III de Mi Maior.
  • E. VII de Lá menor natural.
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