Questões sobre Geral

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  • A.

    composição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    orquestração.

  • D.

    interpretação.

  • A.

    V, V, F, V, F

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

O compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência em 2012. Ele alcançou grande sucesso nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil e exterior, com a estilização de um gênero musical muito tocado em festas dançantes e bailes de forró, assim como o xote e o xaxado. Este gênero denomina-se

  • A.

    axé.

  • B.

    coco.

  • C.

    baião.

  • D.

    vanerão.

  • A.

    a cidade do Rio de Janeiro, uma das principais usinas musicais, teve um papel central na construção e ampliação da tradição da música brasileira. Forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, boa parte das formas musicais urbanas no país.

  • B.

    até os anos 50 do século XX, Salvador foi o ponto de encontro de materiais e estilos musicais diversos, além de sediar boa parte das agências econômicas responsáveis pela formatação e distribuição do produto musical brasileiro (casas de edição, gravadoras e empresas de radiofonia).

  • C.

    a música urbana no Brasil teve a sua gênese em fins do século XVIII e início do século XIX, capitaneada por duas formas musicais básicas: a modinha, de origem italiana e o lundu (ou lundum), de origem francesa. Seus principais representantes foram Emilinha Borba e Nara Leão.

  • D.

    na segunda metade do século XIX surgiu o choro ou chorinho: magnífico ritmo brasileiro que teve suas origens no samba e na música religiosa. Este estilo exige do instrumentista um grande virtuosismo musical.

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.

  • A.

    O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.

  • B.

    O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.

  • C.

    O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.

  • D.

    O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.

  • E.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas

  • A.

    pelas diferenças tecnológicas, que importavam em discrepâncias temporais entre o Brasil e o exterior.

  • B.

    pela falta de escolas de música cearenses, fato que impactava na perda de talentos em todo o Brasil.

  • C.

    pela desconsideração política com a modernização das tecnologias de transporte entre Brasil e Itália.

  • D.

    pelo intercâmbio de informações sobre a cena musical brasileira, que extrapolava o território nacional.

  • E.

    pelo tempo cronológico e simbólico, diferenciados entre as periferias e a capital da República.

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta outras contribuições de Alberto Nepomuceno para a música brasileira, além de sua participação no concurso do Hino Nacional.

  • A.

    Criou o primeiro cancioneiro erudito brasileiro fazendo uso sistemático da língua falada no Brasil.

  • B.

    Difundiu elementos do folclore, considerando-os caminho para a aceitação da música erudita no Brasil.

  • C.

    Empreendeu esforços, com o grupo da Escola de Recife, para criar um cancioneiro folclórico.

  • D.

    Incorporou poucos elementos da música estrangeira na criação do cancioneiro nordestino.

  • E.

    Adaptou a música brasileira aos moldes clássicos europeus, difundindo-a em suas viagens a Roma.

Quais notas estão escritas no terceiro compasso?

  • A. Ré e Si
  • B. Fá e Ré
  • C. Mi e Sol
  • D. Mi e Ré

No segundo compasso, qual clave está sendo utilizada?

  • A. Clave de Fá na quarta linha
  • B. Clave de Sol na segunda linha
  • C. Clave de Dó na quarta linha
  • D. Clave de Fá na segunda linha

Quantos tons tem o intervalo melódico descendente no primeiro compasso do trecho acima?

  • A. Quatro tons e um semitom
  • B. Quatro tons
  • C. Dois tons
  • D. Seis tons
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