Questões sobre Geral

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Quanto à enarmonia é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes e modos diferentes e mesma entoação.

  • B.

    No Só é possível enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de ambas as notas desse intervalo.

  • C.

    No sistema temperado, passam a chamar-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual nos instrumentos de som fixo, porém, com nomes diferentes.

  • D.

    Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas de seu conjunto, porém, tal procedimento sempre acarretará a mudança de classificação desse acorde.

Marque a alternativa CORRETA. Qual é a correta ordem dos harmônicos:

  • A.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª menor / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • B.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 4ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 5ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • C.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 2ª menor.

  • D.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª menor.

Sobre série harmônica é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O número de harmônicos de um som gerador é determinado pela reverberação.

  • B.

    Quanto mais os harmônicos se afastam do som gerador, mais imprecisos e dissonantes eles se tornam.

  • C.

    O acorde perfeito maior (consonante) é formado pelos harmônicos 3, 4 e 5.

  • D.

    São chamadas dissonâncias naturais as combinações dos seis primeiros sons da série harmônica.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A nota mais grave do acorde seja ela qual for sempre será chamada de fundamental.

  • B.

    Os acordes de três sons têm, por conseguinte, três inversões.

  • C.

    Num acorde, podemos repetir qualquer uma de suas notas, uma ou mais vezes, porém, para classificar o acorde como sendo de três, quatro ou cinco sons, contam-se apenas os sons diferentes.

  • D.

    A característica dos acordes de cinco sons é o intervalo de 5ª que se encontra entre a fundamental e a última nota.

Com relação aos tons vizinhos, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Se o tom principal for do modo menor, os vizinhos diretos têm três notas características, com exceção do tom relativo que tem apenas uma.

  • B.

    Quando entre dois tons há mais de uma nota característica, uma delas é a característica principal ou tônica e as outras são secundárias, sendo uma delas a sensível e a outra a supertônica respectivamente.

  • C.

    O tom relativo do tom principal não pode ser considerado tom vizinho porque possui mais de duas alterações na armadura de clave em relação a ele.

  • D.

    Cada tom tem por conseguinte 06 (seis) vizinhos, sendo 03 (três) diretos e 03 (três) indiretos.

Keith Swanwick, em seu artigo Permanecendo fiel à música na educação musical (Anais da ABEM, n.º 2, 1993, p.19-32), trata de posicionamentos ou visões de educação musical na perspectiva de três tipos de professores de música: professor como caixa postal; professor como jardineiro; e professor como agente cultural. No final do artigo, o autor propõe um quarto tipo — o professor como músico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor caixa postal ocupa-se com métodos criativos, centrados nas necessidades do aluno.

  • B.

    Enquanto o professor jardineiro desenvolve no aluno as habilidades de desempenho instrumental, o caixa postal desenvolve as habilidades de leitura e escrita.

  • C.

    Dois princípios sustentam a abordagem do professor de música: todos necessitam experimentar sentimento de realização; e o ensino musical deve incluir experiência musical direta.

  • D.

    Enquanto a abordagem do professor jardineiro valoriza as tradições orais, o agente cultural enfatiza a música popular vinculada nas mídias.

  • E.

    O professor músico acredita no talento nato dos alunos e na propriedade da aula de música de desenvolver talentos.

No folclore, a música está presente nas canções populares, nos instrumentos e nas danças, e suas manifestações culturais têm relação frequente com temas de cunho religioso ou de trabalho. A respeito das festas e da música folclórica do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Embora o fandango seja uma festa religiosa, são utilizados tambores na sua formação instrumental.

  • B.

    A Festa do Divino relembra os primeiros índios encontrados no litoral do Brasil.

  • C.

    O congado tem influência da cultura holandesa no nordeste, sendo acompanhado por violões de diferentes tamanhos.

  • D.

    O boi é o personagem central em muitas festas populares do Brasil, e mereceu até uma arena em formato de cabeça de boi (bumbódromo) no Festival Folclórico de Parintins (AM).

  • E.

    As parlendas, como parte do folclore brasileiro, são cantadas pelos violeiros do maracatu.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

 

No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.

  • B.

    De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva – sensorial, afetiva e a inteligente.

  • C.

    Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.

  • D. Paynter, em seu livro Limpeza de ouvidos, trata da qualidade da audição e da relação equilibrada entre homem e ambiente.
  • E.

    Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

 

A respeito da relação de Villa-Lobos com o canto, tratada no texto VII, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O texto VII demonstra a importância que Villa-Lobos dava ao canto e que justificava seu projeto em que o aluno iniciava cantando no coral e terminava tocando na orquestra da escola.

  • B.

    Antes de participarem do Canto Orfeônico, os alunos tinham aulas de leitura de partitura.

  • C.

    Assim como Villa-Lobos, Kodály propôs um método que enfatizava a voz e os elementos do folclore do seu país.

  • D.

    Carl Orff propôs um método de musicalização similar ao de Villa-Lobos, especialmente na ênfase que dava à improvisação vocal.

  • E.

    Embora Villa-Lobos apoiasse o governo totalitário de Getúlio Vargas, negou-se a compor canções com temáticas cívicas e de disciplina social.

Texto VI, para responder às questões 32 e 33.

 O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.

Em relação ao texto VI e às tendências do ensino da música nas escolas do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Acerca da formação específica do professor de música, tópico do veto no Art. 2.º, é sabido que os cursos de bacharelado e licenciatura é que legalmente formam o professor de música para atuar na Educação Básica.

  • B.

    O método Suzuki pode ser uma alternativa para a aula de música na escola, uma vez que utiliza a voz como instrumento principal de musicalização.

  • C.

    O método de Keith Swanwick para musicalização de bebês pode bem ser adaptado ao ensino de música na Educação Básica.

  • D.

    A Lei de que trata o texto VI tem sido amplamente discutida nos últimos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

  • E.

    A Lei n.º 11.769/2008, ao colocar a música no componente curricular obrigatório, apoia a abordagem polivalente da educação artística.

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