Questões sobre Geral

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Texto VI, para responder às questões 32 e 33.

 O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.

Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.

  • A.

    LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • B.

    O termo “não exclusivo” do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.

  • C.

    Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.

  • D.

    A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.

  • E.

    A “Educação Básica”, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.

Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.

  • B.

    Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.

  • C.

    Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.

  • D.

    Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.

  • E.

    Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.

A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.

  • B.

    A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.

  • C.

    No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.

  • D.

    O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.

  • E.

    No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.

Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.

  • A.

    O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.

  • B.

    O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.

  • C.

    O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.

  • D.

    O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.

  • E.

    O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.

Cantando a melodia I, percebe-se que ela é modal. Assinale a alternativa correta quanto ao modo e à característica escalar da melodia I.

  • A.

    A melodia está no modo lídio, na escala de Sol sem alteração.

  • B.

    A melodia está no modo dórico, na escala de Lá passando pelo Fá#.

  • C.

    A melodia está no modo eólio, na escala de Sol passando pelo Fá#.

  • D.

    A melodia está no modo mixolídio, na escala de Sol sem alteração.

  • E.

    A melodia está no modo jônio, na escala de Lá passando pelo Fá#.

Texto V, para responder às questões 26 e 27.

Com base no texto V, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O objetivo do Congresso foi demarcar posição contrária às influências da modernidade no samba.

  • B.

    A Carta afirma uma característica do samba, congruente com o conceito usual de folclore, de ser expressão legítima do sentimento popular.

  • C.

    Embora o texto não trate de questões rítmicas, a evolução normal do samba pode ter relação com o desaparecimento da síncope.

  • D.

    A frase “Não vibrou por um momento sequer a nota saudosista” afirma a negação de qualquer posição ufanista em relação à tradição do samba.

  • E.

    A chegada do rádio ao Brasil pode ter sido um dos perigos que estariam acabando com a tradição do samba.

Acerca da acústica dos sons musicais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Chama-se de vibração harmônica aquela cujo movimento é realizado por movimentos aperiódicos.

  • B.

    Quanto mais agudo é um som, menor é o número de oscilações por segundo.

  • C.

    A diferença entre um som intenso — ou forte — e um som fraco vem das diferentes formas das ondas sonoras.

  • D.

    Interferência é o termo técnico para designar o som de altura indeterminada.

  • E.

    O âmbito de frequência da audição humana vai aproximadamente de 16 a 20.000 Hz.

Com relação à música clássica no Brasil e a seus compositores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    José Joaquim Lobo de Mesquita é um dos compositores expoentes da música mineira do século XVIII no Brasil.

  • B.

    Alberto Nepomuceno, precursor do Romantismo no Brasil, compôs óperas com temas nacionalistas de estética europeia.

  • C.

    Camargo Guarnieri, representante dos músicos na Semana de Arte Moderna de 1922, liderou o movimento Música Viva, defendendo a música de vanguarda.

  • D.

    Padre José Maurício Nunes Garcia, considerado o último compositor do Barroco mineiro, compôs o Hino Nacional Brasileiro.

  • E.

    Marlos Nobre e Almeida Prado são os representantes da música eletroacústica no Brasil.

No que diz respeito ao minimalismo na música do século XX, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os representantes geralmente associados ao movimento minimalista são John Cage e Elliott Carter.

  • B.

    Modulação métrica é uma das técnicas de composição utilizada pelos minimalistas.

  • C.

    Surgido na década de 80 do século XX, o minimalismo encontra adeptos nos compositores não-ocidentais, como da Índia e da África.

  • D.

    O minimalismo, movimento experimental, utilizava processos composicionais que incluíam recorrências de motivos breves e uso de processos algorítmicos, lineales, geométricos ou graduales.

  • E.

    A música dodecafônica de Schoenberg é influenciada pelo movimento minimalista, que resultou em sua obra Pierrot Lunaire.

Acerca da música vocal dramática do período Barroco, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A música vocal dramática do Barroco tem influência na música polifônica de Palestrina, utilizando textos bíblicos e rejeitando letras das canções seculares.

  • B.

    O recitativo é música vocal que enfatiza a beleza e a virtuosidade da voz do solista na ópera.

  • C.

    A monodia é música composta para uma única voz, que vai florescer no Barroco, dando origem a outras formas de música vocal.

  • D.

    A ária, como gênero vocal dramático do Barroco, utilizava textos retirados do velho testamento da bíblia.

  • E.

    No Barroco, a música vocal homofônica e a polifonia, embora tivessem as mesmas texturas, eram diferentes no quesito da independência rítmica das vozes.

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