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Texto VI, para responder às questões 32 e 33.
O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.
Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.
LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O termo não exclusivo do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.
Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.
A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.
A Educação Básica, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.
Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.
Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.
Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.
Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.
Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.
A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.
A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.
A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.
No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.
O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.
No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.
Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.
O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.
O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.
O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.
O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.
O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.
Cantando a melodia I, percebe-se que ela é modal. Assinale a alternativa correta quanto ao modo e à característica escalar da melodia I.
A melodia está no modo lídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo dórico, na escala de Lá passando pelo Fá#.
A melodia está no modo eólio, na escala de Sol passando pelo Fá#.
A melodia está no modo mixolídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo jônio, na escala de Lá passando pelo Fá#.
Texto V, para responder às questões 26 e 27.
Com base no texto V, assinale a alternativa correta.
O objetivo do Congresso foi demarcar posição contrária às influências da modernidade no samba.
A Carta afirma uma característica do samba, congruente com o conceito usual de folclore, de ser expressão legítima do sentimento popular.
Embora o texto não trate de questões rítmicas, a evolução normal do samba pode ter relação com o desaparecimento da síncope.
A frase Não vibrou por um momento sequer a nota saudosista afirma a negação de qualquer posição ufanista em relação à tradição do samba.
A chegada do rádio ao Brasil pode ter sido um dos perigos que estariam acabando com a tradição do samba.
Acerca da acústica dos sons musicais, assinale a alternativa correta.
Chama-se de vibração harmônica aquela cujo movimento é realizado por movimentos aperiódicos.
Quanto mais agudo é um som, menor é o número de oscilações por segundo.
A diferença entre um som intenso ou forte e um som fraco vem das diferentes formas das ondas sonoras.
Interferência é o termo técnico para designar o som de altura indeterminada.
O âmbito de frequência da audição humana vai aproximadamente de 16 a 20.000 Hz.
Com relação à música clássica no Brasil e a seus compositores, assinale a alternativa correta.
José Joaquim Lobo de Mesquita é um dos compositores expoentes da música mineira do século XVIII no Brasil.
Alberto Nepomuceno, precursor do Romantismo no Brasil, compôs óperas com temas nacionalistas de estética europeia.
Camargo Guarnieri, representante dos músicos na Semana de Arte Moderna de 1922, liderou o movimento Música Viva, defendendo a música de vanguarda.
Padre José Maurício Nunes Garcia, considerado o último compositor do Barroco mineiro, compôs o Hino Nacional Brasileiro.
Marlos Nobre e Almeida Prado são os representantes da música eletroacústica no Brasil.
No que diz respeito ao minimalismo na música do século XX, assinale a alternativa correta.
Os representantes geralmente associados ao movimento minimalista são John Cage e Elliott Carter.
Modulação métrica é uma das técnicas de composição utilizada pelos minimalistas.
Surgido na década de 80 do século XX, o minimalismo encontra adeptos nos compositores não-ocidentais, como da Índia e da África.
O minimalismo, movimento experimental, utilizava processos composicionais que incluíam recorrências de motivos breves e uso de processos algorítmicos, lineales, geométricos ou graduales.
A música dodecafônica de Schoenberg é influenciada pelo movimento minimalista, que resultou em sua obra Pierrot Lunaire.
Acerca da música vocal dramática do período Barroco, assinale a alternativa correta.
A música vocal dramática do Barroco tem influência na música polifônica de Palestrina, utilizando textos bíblicos e rejeitando letras das canções seculares.
O recitativo é música vocal que enfatiza a beleza e a virtuosidade da voz do solista na ópera.
A monodia é música composta para uma única voz, que vai florescer no Barroco, dando origem a outras formas de música vocal.
A ária, como gênero vocal dramático do Barroco, utilizava textos retirados do velho testamento da bíblia.
No Barroco, a música vocal homofônica e a polifonia, embora tivessem as mesmas texturas, eram diferentes no quesito da independência rítmica das vozes.
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