Questões sobre Geral

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Com relação à musicoterapia no tratamento de transtornos mentais, assinale a opção correta.

  • A.

    De modo geral, o paciente com algum deficit mnemônico não consegue atribuir significados à cadeia de significantes musicais.

  • B.

    O musicoterapeuta não precisa adquirir conhecimento das músicas que fizeram ou fazem parte do universo musical do paciente.

  • C.

    Por meio da articulação do canto, do executar um instrumento musical e(ou) da utilização dos elementos musicais, existe a possibilidade de aproximação e do encontro terapeuta-paciente.

  • D.

    A linguagem musical do paciente - seus gostos e preferências - não interfere no espaço criado pelo musicoterapeuta para que essa linguagem possa ser exercida.

  • E.

    Em virtude dos comprometimentos que vão aparecendo com o curso da demência, um isolamento social vai surgindo na vida do paciente. Nesse caso, nem mesmo a proposta de trabalho em grupo propiciará ao paciente manter vínculos de relacionamento ou criará novos vínculos, de forma que ele não fique tão isolado do meio que o cerca.

Considerando o trinômio ação-relação-comunicação, julgue os itens a seguir.

I Musicoterapia prescinde da neuropsicologia para o direcionamento de estudos acerca de aspectos cognitivos e comportamentais das demências.

II Às diversas modalidades do funcionamento cerebral juntamse os aspectos emocionais envolvidos na apreciação e interpretação musicais, além de aspectos subjetivos, como preferência musical, educação, cultura e interesse.

III A música, como linguagem, é regida por um sistema em que estão presentes signos compostos de significantes próprios ou musicantes, mas de significados idênticos ao do sistema da linguagem verbal.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas o item I está certo.
  • B. Apenas o item II está certo.
  • C. Apenas o item III está certo.
  • D. Nenhum item está certo.
  • E. Todos os itens estão certos.

Os sons são emissões pulsantes que, por sua vez, são interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. As músicas se fazem neste ligamento em que diferentes freqüências se combinam e se interpretam porque se interpenetram.

Wisnick, 1989: 17

Com referência ao tema do texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Ao sinalizar a relação do som com o homem, o autor aponta para a essência da existência humana.

  • B.

    A harmonia é definida como uma seqüência horizontal de várias notas ao longo do tempo.

  • C.

    O som gerado pelo corpo somático - o pulso sanguíneo e certas disposições musculares, como piscar os olhos - apresenta uma seqüência de vários pulsos que, aos poucos, vai-se transformando em ritmo.

  • D.

    Enquanto existir um pulso, existirá uma vida, uma vida que emite som e que, portanto, é capaz de expressar ou comunicar algum sentimento, algum sentido.

  • E.

    A melodia, uma espécie de discurso ou fala musical, caracterizada pela combinação de uma seqüência ascendente ou descendente de diferentes alturas de sons (graves e agudos), com durações e acentuações variáveis, forma frases e períodos tal como ocorre na linguagem verbal, correspondendo às estruturas emocional e horizontal da música.

De acordo com Cervellin, quanto ao valor curativo da música, Aristóteles pode ser considerado um precursor da musicoterapia, pois a recomendava a pessoas dominadas por emoções não controláveis, afirmando que, após a audição de uma música capaz de comover sua alma, sentia-se tranqüilizado, a ponto de poder escutar os cantos sagrados, caracterizando esse fenômeno como uma espécie de cura ou purificação moral.

Considerando o texto e o assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

I A prática da cura por intermédio da música, que remonta à mais longínqua existência, renasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando foi introduzida nos postos de socorro, contribuindo para as melhoras apresentadas pelos feridos da guerra.

II A acepção geralmente atribuída à palavra musicoterapia, que resulta da junção de música e terapia, é a de cuidar, tratando o paciente com música, prática que se restringe a essa simples atribuição.

III A musicoterapia vem-se mostrando eficaz como tratamento não-medicamentoso para as demências, com bons resultados até mesmo em seu estágio mais avançado, no qual outros recursos de comunicação (verbal ou não-verbal) não conseguem alcançar.

IV Apesar de o ritmo apresentar estreita relação com o aspecto biológico do homem, ele nada tem a ver com a representação de seus sentimentos.

V Para a musicoterapia, a música é qualquer manifestação sonora, seja o som musical ou não, que compõe as vivências sonoras desde a fase intra-uterina, do nascimento até os dias atuais, ou até a morte.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

Assinale a opção correta acerca de som e música.

  • A.

    O uso da música como elemento terapêutico é recente, datando de mais ou menos duas décadas.

  • B.

    Como linguagem sonora, a música apresenta evolução em seu contexto histórico e cultural, sem interferir na evolução do homem no que diz respeito ao seus aspectos biológico e psíquico.

  • C.

    A emissão e a propagação de um dado som pode provocar diferentes reações no ser humano, ainda mesmo em sua fase intra-uterina.

  • D.

    A reprodução do som tem sido objeto de infinitas buscas do homem.

  • E.

    O ouvido humano é capaz de perceber a emissão e a propagação do som em todas as freqüências.

Julgue os seguintes itens, acerca da área de atuação do musicoterapeuta.

I Em face da qualificação técnica que possuem, os musicoterapeutas não precisam restringir o seu campo de atuação à clínica tradicional, podendo ampliar seu trabalho a outros campos.

II É necessário delimitar-se a musicoterapia ao seu papel fixo, que está restrito à atuação clínica.

III Embora os campos de atuação da musicoterapia sejam bastante amplos, não se justifica a inclusão da musicoterapia médica entre as propostas de atuação para o musicoterapeuta.

IV Hospitais, creches, maternidades, sociedades como narcóticos e alcoólicos anônimos e escolas são novos espaços para a implantação do ofício de musicoterapeuta.

V A musicoterapia poderá vir a contribuir valiosamente para o tratamento paliativo.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.

Assinale a opção correta no que se refere à atuação do musicoterapeuta e à importância da música na psicologia.

  • A.

    A música, do ponto de vista psicológico, atua na dimensão emocional do paciente, contribuindo para que ele recupere a auto-estima, bem como para que ele estimule a memória para lembranças — que porventura tenham sido importantes e sirvam como referencial para a evolução da situação recente.

  • B.

    Quando o musicoterapeuta procura desenvolver meios de o paciente expressar sentimentos por meios não-verbais, ele afasta o paciente da realidade, dissociando-o do conceito de self.

  • C.

    As atividades musicais, ainda que não vinculadas diretamente à musicoterapia, possuem objetivos terapêuticos.

  • D.

    Devido à abrangência do universo musical, o musicoterapeuta prescinde do trabalho em uma nova área para que possa lidar melhor com aspectos específicos que desta poderão advir, visto que a própria natureza musical que envolve a situação se incumbe de promover esses resultados.

  • E.

    Uma das estratégias utilizadas pelo musicoterapeuta é a exposição, com uma canção, de parte da história social do enfermo, a qual não precisa apresentar, necessariamente, identidade sonora ou sonorocultural.

Assinale a opção correta acerca de música e musicoterapia.

  • A.

    A música tem a mesma significação para o músico e para o musicoterapeuta.

  • B.

    A linha proximal que existe entre o músico e o musicoterapeuta é demasiadamente tênue para que se possa notar alguma diferença.

  • C.

    A música permite o alcance de muitos níveis da consciência, agindo como catalisadora de emoções profundas, podendo dar suporte à comunicação tanto verbal quanto não-verbal.

  • D.

    Tanto para o músico quanto para o musicoterapeuta, a música é uma relação que se constrói, o vínculo conquistado no momento da execução musical, uma comunicação verbal ou não-verbal facilitada pela música, uma comunicação a todo tipo de expressão.

  • E.

    No campo fisiológico, observa-se que, por meio da musicoterapia, podem-se alcançar o relaxamento muscular, a substituição da cronicidade da dor, mas, não, a diminuição da percepção da dor.

Julgue os próximos itens, acerca das relações estabelecidas na musicoterapia.

I Na etapa da testificação musical, o paciente se desvela por meio de manifestações corporal, sonora e musical, abrindo possibilidades para o estabelecimento do vínculo terapêutico.

II As relações que emergem na musicoterapia são multifacetadas, podendo se apresentar de formas variadas: relações intra e interpessoais, relações intra e intermusicais, relações socioculturais e relações ambientais.

III O "tecido musical" comporta o modelo tripartido de Molino para atender às dimensões da produção musical que emerge em uma sessão musicoterápica, por envolver tanto a obra, como quem a fez (paciente) e, ainda, quem a está escutando (musicoterapeuta).

IV A compreensão da dinâmica das relações musicais e não-musicais existentes no fazer musicoterápico restringe-se à capacidade do musicoterapeuta de perceber os elementos musicais contidos na produção ou na reprodução musical de um paciente: altura, intensidade, timbre, compasso e todos aqueles que formam o tecido musical.

V A produção sonora, quando registrada em partitura — contando com textos sobre a pauta, bem como com a indicação de alguns movimentos corporais que acompanham as sonoridades —, permite ao musicoterapeuta situar-se diante das recursividades presentes no momento da criação sonora no setting.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Julgue os itens a seguir, relativos à metodologia em musicoterapia, sob o ponto de vista comparativo dos raciocínios desenvolvidos por K. Bruscia e Lia Rejane Barcellos.

I Improvisar, recriar, compor e ouvir música são considerados métodos de musicoterapia tanto para Bruscia quanto para Barcellos.

II Para Bruscia, um método é um tipo particular de experiência musical utilizada para avaliação diagnóstica, tratamento e(ou) avaliação.

III A metodologia da musicoterapia conta com diferentes conceitos para método, os quais tanto podem estar associados à aplicação de conjunto de regras, quanto podem referir-se ao tipo particular de experiência musical utilizada para diagnóstico, tratamento e(ou) avaliação em musicoterapia.

IV Bruscia e Barcellos comungam da mesma noção de modelo, aplicando-lhe os conhecimentos de psicoterapia sugeridos por Fiorini na prática clínica da musicoterapia e enriquecendo-a com situações específicas da prática musicoterapêutica.

V A utilização da metáfora das redes no campo das ciências humanas e sociais, no qual se inclui a musicoterapia, serve para a análise e a compreensão de processos ou fenômenos constituídos por interações complexas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.
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