Questões sobre Geral

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No Barroco,

  • A.

    o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.

  • B.

    o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.

  • C.

    nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 1750.

  • D.

    a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .

  • E.

    a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.

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No Barroco,

  • A.

    as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical

  • B.

    Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.

  • C.

    o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.

  • D.

    o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.

  • E.

    a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.

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No Renascimento,

  • A.

    as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.

  • B.

    Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.

  • C.

    Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.

  • D.

    Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado

  • E.

    ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.

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No Renascimento,

  • A.

    ocorreu o chamado período de ouro da polifonia

  • B.

    a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.

  • C.

    os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande).

  • D.

    os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.

  • E.

    os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.

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No Renascimento,

  • A.

    Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.

  • B.

    a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.

  • C.

    o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.

  • D.

    a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.

  • E.

    a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.

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Na Idade Média,

  • A.

    duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.

  • B.

    a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.

  • C.

    Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.

  • D.

    os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.

  • E.

    o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.

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Na Idade Média,

  • A.

    o termo Ars Nova foi extraído de um tratado do mesmo nome, de Philippe de Vitry.

  • B.

    a Ars Nova representa uma reação à Ars Antiqua

  • C.

    a Ars Antiqua refere-se à música da Antiguidade Clássica greco-romana.

  • D.

    Machaut, Vitry e Landini são legítimos representantes da Ars Nova.

  • E.

    a Ars Antiqua está associada, especialmente, à escola de Notre-Dame, de Paris.

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Na Idade Média o(a),

  • A.

    Canto Gregoriano refere-se aos cantos da liturgia grega.

  • B.

    ritmo gregoriano é livre, depende do ritmo das palavras.

  • C.

    Canto Gregoriano é típico da liturgia católica.

  • D.

    escrita tradicional do Canto Gregoriano utiliza neumas.

  • E.

    Contraponto é a técnica de escrita musical, que produz a polifonia.

Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:

  • A.

    o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).

  • B.

    o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).

  • C.

    o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).

  • D.

    o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).

M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

  • A.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.

  • B.

    escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.

  • C.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.

  • D.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

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