Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estrutura intervalar da escala maior apresenta nos seus dois tetracórdios, respectivamente,
segunda menor e sexta maior.
terça maior e sétima maior.
terça maior e sétima menor.
terça maior e quinta aumentada.
quarta justa e sétima menor.
Considere o trecho abaixo.
No trecho, as sete quiálteras do segundo compasso e a tercina do compasso seguinte estão substituindo, respectivamente,oito colcheias e uma mínima.
seis colcheias e duas mínimas.
oito semínimas e três semínimas.
oito colcheias e duas mínimas.
duas mínimas e três semínimas.
Considere o trecho abaixo.
Está escrito na escala deSib maior.
Mib maior.
Sol menor harmônica.
Sol menor melódica.
Sib menor.
Considere o seguinte trecho.
No segundo tempo do compasso acima, pode-se usar os seguintes sinais de staccato no lugar das semicolcheias com pausa:As regras de grafia favorecem a leitura do texto musical facilitando sua compreensão. Em relação a essas regras, é correto afirmar:
O uso do ponto de aumento para alterar o valor da pausa é considerado errado.
É desnecessário o uso do pentagrama na grafia de textos de instrumentos de percussão (triângulo, pandeiro, castanhola).
Nas partituras de música sacra é costume escrever as hastes das notas para cima, mesmo as mais agudas.
Os recursos oitava acima (8a) e oitava abaixo (8a) só são usados em partituras para piano.
Nos compassos quaternários evita-se usar ligaduras do primeiro para o segundo tempo.
Grupo que indica diferentes tipos de staccato:
As síncopas são características na Música Popular Brasileira. O prolongamento da parte fraca à parte forte do tempo provoca um deslocamento do pulso muito usado pelos compositores brasileiros.
No trecho acima, extraído da música "O Barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, as síncopas aparecem nos compassos1 - 2 - 5 - 6
2-3-4-7
1 - 2 - 3 - 4
3 - 4 - 7 - 8
1 - 5 - 7 - 8
Considere o trecho abaixo.
O trecho foi composto para dois instrumentos de sopro e está apresentado sem barras de divisão de compasso, as quais indicariam a fórmula de compasso. A fórmula de compasso deste trecho é:ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.
Na música moderna e pós-moderna,
Jorge Antunes, compositor brasileiro, instala o seu "Centro de Pesquisas Cromo-musicais" no Instituto Villa-Lobos e se destaca, juntamente com Reginaldo Carvalho, na música eletroacústica brasileira inicial.
a música eletroacústica inclui sons gravados e transformados eletronicamente, os quais serão reproduzidos por meio de alto- falantes, com intervenção, ao vivo, de um intérprete.
a música eletrônica é qualquer música reproduzida eletronicamente, através de aparatos eletrônicos e alto-falantes.
a música eletroacústica inclui aquela composta de sons gerados eletronicamente e sons acústicos gerados por um intérprete, instrumentista ou cantor, ao vivo e em tempo real.
Pierre Schaeffer, em Paris, criou algumas das primeiras peças de Musique Concrète, incluindo: "Étude aux chemins de fer", "Étude au piano I" e "Étude aux casseroles".
ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.
Na música moderna e pós-moderna,
Na música moderna e pós-moderna,
a década de 1920 marca os tempos áureos do Modernismo brasileiro. Neste período, Villa-Lobos compôs a série "Choros", que representa uma síntese da música popular brasileira com o pensamento estético modernista do compositor.
Armorial é a música brasileira estilisticamente ligada aos brasões e ao simbolismo da cultura popular do Nordeste.
o estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias antigas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons de viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores.
Armorial é a música dos cantadores de feira do Sertão da Paraíba, trazida para Pernambuco por Ariano Suassuna, na década de sessenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...