Questões sobre Geral

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A estrutura intervalar da escala maior apresenta nos seus dois tetracórdios, respectivamente,

  • A.

    segunda menor e sexta maior.

  • B.

    terça maior e sétima maior.

  • C.

    terça maior e sétima menor.

  • D.

    terça maior e quinta aumentada.

  • E.

    quarta justa e sétima menor.

Considere o trecho abaixo.

No trecho, as sete quiálteras do segundo compasso e a tercina do compasso seguinte estão substituindo, respectivamente,

  • A.

    oito colcheias e uma mínima.

  • B.

    seis colcheias e duas mínimas.

  • C.

    oito semínimas e três semínimas.

  • D.

    oito colcheias e duas mínimas.

  • E.

    duas mínimas e três semínimas.

Considere o trecho abaixo.

Está escrito na escala de

  • A.

    Sib maior.

  • B.

    Mib maior.

  • C.

    Sol menor harmônica.

  • D.

    Sol menor melódica.

  • E.

    Sib menor.

Considere o seguinte trecho.

No segundo tempo do compasso acima, pode-se usar os seguintes sinais de staccato no lugar das semicolcheias com pausa:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As regras de grafia favorecem a leitura do texto musical facilitando sua compreensão. Em relação a essas regras, é correto afirmar:

  • A.

    O uso do ponto de aumento para alterar o valor da pausa é considerado errado.

  • B.

    É desnecessário o uso do pentagrama na grafia de textos de instrumentos de percussão (triângulo, pandeiro, castanhola).

  • C.

    Nas partituras de música sacra é costume escrever as hastes das notas para cima, mesmo as mais agudas.

  • D.

    Os recursos oitava acima (8a) e oitava abaixo (8a) só são usados em partituras para piano.

  • E.

    Nos compassos quaternários evita-se usar ligaduras do primeiro para o segundo tempo.

Grupo que indica diferentes tipos de staccato:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As síncopas são características na Música Popular Brasileira. O prolongamento da parte fraca à parte forte do tempo provoca um deslocamento do pulso muito usado pelos compositores brasileiros.

No trecho acima, extraído da música "O Barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, as síncopas aparecem nos compassos

  • A.

    1 - 2 - 5 - 6

  • B.

    2-3-4-7

  • C.

    1 - 2 - 3 - 4

  • D.

    3 - 4 - 7 - 8

  • E.

    1 - 5 - 7 - 8

Considere o trecho abaixo.

O trecho foi composto para dois instrumentos de sopro e está apresentado sem barras de divisão de compasso, as quais indicariam a fórmula de compasso. A fórmula de compasso deste trecho é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.

Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    Jorge Antunes, compositor brasileiro, instala o seu "Centro de Pesquisas Cromo-musicais" no Instituto Villa-Lobos e se destaca, juntamente com Reginaldo Carvalho, na música eletroacústica brasileira inicial.

  • B.

    a música eletroacústica inclui sons gravados e transformados eletronicamente, os quais serão reproduzidos por meio de alto- falantes, com intervenção, ao vivo, de um intérprete.

  • C.

    a música eletrônica é qualquer música reproduzida eletronicamente, através de aparatos eletrônicos e alto-falantes.

  • D.

    a música eletroacústica inclui aquela composta de sons gerados eletronicamente e sons acústicos gerados por um intérprete, instrumentista ou cantor, ao vivo e em tempo real.

  • E.

    Pierre Schaeffer, em Paris, criou algumas das primeiras peças de Musique Concrète, incluindo: "Étude aux chemins de fer", "Étude au piano I" e "Étude aux casseroles".

ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.

Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    Na música moderna e pós-moderna,

  • B.

    a década de 1920 marca os tempos áureos do Modernismo brasileiro. Neste período, Villa-Lobos compôs a série "Choros", que representa uma síntese da música popular brasileira com o pensamento estético modernista do compositor.

  • C.

    Armorial é a música brasileira estilisticamente ligada aos brasões e ao simbolismo da cultura popular do Nordeste.

  • D.

    o estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias antigas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons de viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores.

  • E.

    Armorial é a música dos cantadores de feira do Sertão da Paraíba, trazida para Pernambuco por Ariano Suassuna, na década de sessenta.

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