Questões de Música da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Música da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que a prática do canto coral deve ser estimulada na escola, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, da sensibilidade e da capacidade artística, é importante que o regente-professor não submeta o cantor-aluno a desgastes vocais por uma classificação vocal errônea, observando qual a classificação vocal mais adequada (confortável) para cada tessitura dentro de um coral misto. A partir do exposto anteriormente, é correto afirmar que a classificação vocal mais adequada é:

  • A.

    Soprano: Lá 2 – Sol 5 / Mezzo e Contralto: Fá 2 –Fá 4 Tenor: Lá 1 – Fá 3 / Barítono e Baixo: Fá 1 – Fá 3.

  • B.

    Soprano: Ré 3 – Mi 4 / Mezzo e Contralto: Lá 2 – Ré 4 Tenor: Dó 2 – Mi 3 / Barítono e Baixo: Lá 1 – Ré 3.

  • C.

    Soprano: Lá 3 – Sol 5 / Mezzo e Contralto: Fá 3 – Mi 5 Tenor: Lá 1 – Sol 4 / Barítono e Baixo: Fá 1 – Fá 3.

  • D.

    Soprano: Dó 3 – Dó 5 / Mezzo e Contralto: Lá 2 – Lá 4 Tenor: Dó 2 – Dó 4 / Barítono e Baixo: Lá 1 – Lá 3.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

  • A.

    a música veiculada pela mídia não deve ser trabalhada em sala de aula, pois é pobre musicalmente e culturalmente.

  • B.

    deve-se trabalhar prioritariamente com músicas folclóricas, pois essas são a representação máxima da identidade cultural de um povo.

  • C.

    a escolha das músicas para o trabalho em sala de aula deve considerar músicas de compositores reconhecidos no meio musical, a fim de promover a identificação cultural e o desenvolvimento individual do aluno.

  • D.

    a seleção das músicas a serem trabalhadas em sala de aula deve considerar os princípios do multiculturalismo e da diversidade musical presentes em diferentes culturas.

A coluna da esquerda apresenta estilos musicais brasileiros e a da direita características de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    2, 3, 5, 4, 1.

  • B.

    3, 4, 5, 1, 2.

  • C.

    5, 2, 1, 3, 4.

  • D.

    5, 2, 4, 3, 1.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    1, 4, 5, 3, 2.

  • B.

    3, 5, 2, 1, 4.

  • C.

    4, 3, 2, 5, 1.

  • D.

    5, 1, 4, 2, 3.

Leia, a seguir, pequenos textos acerca de diferentes metodologias de educação musical.

I Relaciona a música à natureza humana e dedica-se ao estudo da audição em seus três aspectos correlatos: físico (ou sensorial), afetivo e mental. As características de seu método estão preconizadas a partir de duas características essenciais: o conhecimento aprofundado dos princípios psicológicos da educação musical e a disposição de um material musical apropriado para o começo de uma educação sensorial das crianças.

II Somente com bases em fontes secundárias como a de associações que se encarregam de difundir, pesquisar e aplicar os princípios de suas ações na educação musical é que temos o conhecimento de seu trabalho. Desenvolveu o conceito de “Música Elemental” e adotou o modelo pentatônico como base para o aprendizado da música. Construiu um instrumental com base em instrumentos de percussão.

III Acredita na qualidade da audição, na relação equilibrada entre homem e ambiente e no estímulo à capacidade criativa, dando pouca ênfase à teoria e métodos pedagógicos musicais. Promove um despertar para o universo sonoro, direcionando a escuta dos alunos para a nova paisagem sonora da vida contemporânea. Estimula-os a desenvolverem habilidades de composição explorando, desse modo, formas alternativas de notação musical.

IV Educador musical que propôs um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal, no uso do espaço, na habilidade de escuta e no desenvolvimento da voz cantada. Seu sistema de educação musical é conhecido como “Rythmique” e relaciona-se diretamente à educação geral, fornecendo meios para o desenvolvimento integral da pessoa por meio da música e do movimento.

Os textos acima se referem, respectivamente, aos pressupostos defendidos pelos teóricos/educadores

  • A.

    Edgar Willems, Carl Orff, Murray Schafer e Émile-Jacques Dalcroze.

  • B.

    Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff, Murray Schafer e Edgar Willems.

  • C.

    Edgar Willems,Murray Schafer, Carl Orff e Zoltán Kodály.

  • D.

    Zoltán Kodály, Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff e Edgar Willems.

Analise as armaduras de claves apresentadas abaixo:

As tonalidades definidas, respectivamente, pelas armaduras, anteriormente apresentadas, são:

  • A.

    Réb M, Mi m, Sib M, Dó# M.

  • B.

    Sib m, Mi m, Mib M, Fá# m.

  • C.

    Láb M, Fá# M, Dó m, Sol# M.

  • D.

    Réb M, Sol M, Mib m, Lá M.

Leia, a seguir, as características de alguns gêneros da música erudita.

I Gênero musical em que o compositor fornece um determinado contexto dentro do qual dá ao interprete a liberdade de improvisar, de inventar a própria música, jogando com certo grau de imprevisibilidade e de sorte.

II Música de ritmos irregulares, expressa de modo antifônico ou no estilo responsório, sistema especial de escalas por meio de Modos e composta sobre textos latinos religiosos.

III Obra teatral com vários atos, inteiramente cantada com orquestra, exigindo de seus executores técnica bastante apurada.

IV Neste estilo os sons são criados artificialmente e podem ser eletronicamente modificados de várias maneiras.

V Estilo que tem como característica proporção e equilíbrio, comedimento, domínio de linguagem, graça e beleza de linha melódica e de forma.

VI Estilo que nega as regras de harmonia e tonalidade tradicionais utilizando nas composições uma escala de doze semitons, segundo a ordem da escolha do compositor.

De acordo com as características descritas anteriormente, é correto afirmar que os estilos correspondem, respectivamente, a

  • A.

    Música Aleatória; Cantochão; Ópera; Música Eletrônica; Música Clássica; Dodecafonismo.

  • B.

    Música Atonal; Monodia; Ária; Serialismo total; Barroco; Politonalidade.

  • C.

    Politonalidade; Oratório; Cantata; Música Programática; Renascentista; Música Aleatória.

  • D.

    Música Aleatória; Cantochão; Cantata; Música Eletrônica; Barroco; Música Atonal.

Vivemos em um período marcado pela grande quantidade de informações, veiculadas em um ritmo acelerado pelos meios de comunicação e também pelas redes sociais. O que circula por essa rede de informação e comunicação passa a fazer parte de um arcabouço comum e coletivo, e a arte, particularmente a música, é veiculada através desta rede, tornando-se mais acessível a todos. Considerando esse contexto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) As pessoas, especialmente os jovens, têm mais acesso à música, assim, possuem um conhecimento mais aprofundado acerca desta linguagem artística.

( ) A massificação da arte deve ser combatida através da educação, evidenciando-se outras formas de produção artística, como a arte erudita, a arte popular e a arte contemporânea.

 ( ) É preciso repensar a educação musical, considerando não somente a música veiculada pela mídia, mas também a produção musical que está à margem dos meios de comunicação e redes sociais.

( ) Na atualidade, o que predomina é a cultura de massa, a massificação da arte, em que a música apresenta-se como um meio de promover a igualdade entre as diferentes classes sociais, já que é acessível a todos.

Considerando a análise feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    V, V, V, F.

  • B.

    F, F, V, F.

  • C.

    F, V, V, F.

  • D.

    V, F, F, V.

Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.

Sobre as três primeiras cifras apresentadas, respectivamente, na primeira pauta da música “Chega de Saudade”, é correto afirmar que elas representam

  • A.

    Ré menor, Ré menor com Dó no baixo, Mi com sétima e Si no baixo.

  • B.

    Ré menor, Ré menor com Dó suspenso, Mi maior com sétima menor e Si.

  • C.

    Ré maior, Ré maior com Dó no baixo, Mi menor com sétima e Si.

  • D.

    Ré maior, Ré maior com Dó no baixo, Mi maior com sétima e Si no baixo.

Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.

A música “Chega de Saudade” é considerada marco inicial do movimento musical brasileiro da Bossa Nova. Essa música, juntamente a “Desafinado” e “Samba de uma nota só”, deram os parâmetros estéticos do movimento. Os compositores de “Chega de Saudade” são

  • A.

    João Gilberto e Vinicius de Morais.

  • B.

    João Gilberto e Tom Jobim.

  • C.

    Tom Jobim e Newton Mendonça.

  • D.

    Tom Jobim e Vinícius de Morais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...