Questões de Música da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Keith Swanwick, em seu artigo Permanecendo fiel à música na educação musical (Anais da ABEM, n.º 2, 1993, p.19-32), trata de posicionamentos ou visões de educação musical na perspectiva de três tipos de professores de música: professor como caixa postal; professor como jardineiro; e professor como agente cultural. No final do artigo, o autor propõe um quarto tipo — o professor como músico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor caixa postal ocupa-se com métodos criativos, centrados nas necessidades do aluno.

  • B.

    Enquanto o professor jardineiro desenvolve no aluno as habilidades de desempenho instrumental, o caixa postal desenvolve as habilidades de leitura e escrita.

  • C.

    Dois princípios sustentam a abordagem do professor de música: todos necessitam experimentar sentimento de realização; e o ensino musical deve incluir experiência musical direta.

  • D.

    Enquanto a abordagem do professor jardineiro valoriza as tradições orais, o agente cultural enfatiza a música popular vinculada nas mídias.

  • E.

    O professor músico acredita no talento nato dos alunos e na propriedade da aula de música de desenvolver talentos.

No folclore, a música está presente nas canções populares, nos instrumentos e nas danças, e suas manifestações culturais têm relação frequente com temas de cunho religioso ou de trabalho. A respeito das festas e da música folclórica do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Embora o fandango seja uma festa religiosa, são utilizados tambores na sua formação instrumental.

  • B.

    A Festa do Divino relembra os primeiros índios encontrados no litoral do Brasil.

  • C.

    O congado tem influência da cultura holandesa no nordeste, sendo acompanhado por violões de diferentes tamanhos.

  • D.

    O boi é o personagem central em muitas festas populares do Brasil, e mereceu até uma arena em formato de cabeça de boi (bumbódromo) no Festival Folclórico de Parintins (AM).

  • E.

    As parlendas, como parte do folclore brasileiro, são cantadas pelos violeiros do maracatu.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

 

No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.

  • B.

    De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva – sensorial, afetiva e a inteligente.

  • C.

    Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.

  • D. Paynter, em seu livro Limpeza de ouvidos, trata da qualidade da audição e da relação equilibrada entre homem e ambiente.
  • E.

    Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

 

A respeito da relação de Villa-Lobos com o canto, tratada no texto VII, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O texto VII demonstra a importância que Villa-Lobos dava ao canto e que justificava seu projeto em que o aluno iniciava cantando no coral e terminava tocando na orquestra da escola.

  • B.

    Antes de participarem do Canto Orfeônico, os alunos tinham aulas de leitura de partitura.

  • C.

    Assim como Villa-Lobos, Kodály propôs um método que enfatizava a voz e os elementos do folclore do seu país.

  • D.

    Carl Orff propôs um método de musicalização similar ao de Villa-Lobos, especialmente na ênfase que dava à improvisação vocal.

  • E.

    Embora Villa-Lobos apoiasse o governo totalitário de Getúlio Vargas, negou-se a compor canções com temáticas cívicas e de disciplina social.

Texto VI, para responder às questões 32 e 33.

 O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.

Em relação ao texto VI e às tendências do ensino da música nas escolas do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Acerca da formação específica do professor de música, tópico do veto no Art. 2.º, é sabido que os cursos de bacharelado e licenciatura é que legalmente formam o professor de música para atuar na Educação Básica.

  • B.

    O método Suzuki pode ser uma alternativa para a aula de música na escola, uma vez que utiliza a voz como instrumento principal de musicalização.

  • C.

    O método de Keith Swanwick para musicalização de bebês pode bem ser adaptado ao ensino de música na Educação Básica.

  • D.

    A Lei de que trata o texto VI tem sido amplamente discutida nos últimos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

  • E.

    A Lei n.º 11.769/2008, ao colocar a música no componente curricular obrigatório, apoia a abordagem polivalente da educação artística.

Texto VI, para responder às questões 32 e 33.

 O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.

Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.

  • A.

    LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • B.

    O termo “não exclusivo” do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.

  • C.

    Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.

  • D.

    A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.

  • E.

    A “Educação Básica”, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.

Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.

  • B.

    Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.

  • C.

    Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.

  • D.

    Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.

  • E.

    Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.

A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.

  • B.

    A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.

  • C.

    No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.

  • D.

    O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.

  • E.

    No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.

Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.

  • A.

    O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.

  • B.

    O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.

  • C.

    O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.

  • D.

    O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.

  • E.

    O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.

Cantando a melodia I, percebe-se que ela é modal. Assinale a alternativa correta quanto ao modo e à característica escalar da melodia I.

  • A.

    A melodia está no modo lídio, na escala de Sol sem alteração.

  • B.

    A melodia está no modo dórico, na escala de Lá passando pelo Fá#.

  • C.

    A melodia está no modo eólio, na escala de Sol passando pelo Fá#.

  • D.

    A melodia está no modo mixolídio, na escala de Sol sem alteração.

  • E.

    A melodia está no modo jônio, na escala de Lá passando pelo Fá#.

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