Lista completa de Questões de Música da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Keith Swanwick, em seu artigo Permanecendo fiel à música na educação musical (Anais da ABEM, n.º 2, 1993, p.19-32), trata de posicionamentos ou visões de educação musical na perspectiva de três tipos de professores de música: professor como caixa postal; professor como jardineiro; e professor como agente cultural. No final do artigo, o autor propõe um quarto tipo o professor como músico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
O professor caixa postal ocupa-se com métodos criativos, centrados nas necessidades do aluno.
Enquanto o professor jardineiro desenvolve no aluno as habilidades de desempenho instrumental, o caixa postal desenvolve as habilidades de leitura e escrita.
Dois princípios sustentam a abordagem do professor de música: todos necessitam experimentar sentimento de realização; e o ensino musical deve incluir experiência musical direta.
Enquanto a abordagem do professor jardineiro valoriza as tradições orais, o agente cultural enfatiza a música popular vinculada nas mídias.
O professor músico acredita no talento nato dos alunos e na propriedade da aula de música de desenvolver talentos.
No folclore, a música está presente nas canções populares, nos instrumentos e nas danças, e suas manifestações culturais têm relação frequente com temas de cunho religioso ou de trabalho. A respeito das festas e da música folclórica do Brasil, assinale a alternativa correta.
Embora o fandango seja uma festa religiosa, são utilizados tambores na sua formação instrumental.
A Festa do Divino relembra os primeiros índios encontrados no litoral do Brasil.
O congado tem influência da cultura holandesa no nordeste, sendo acompanhado por violões de diferentes tamanhos.
O boi é o personagem central em muitas festas populares do Brasil, e mereceu até uma arena em formato de cabeça de boi (bumbódromo) no Festival Folclórico de Parintins (AM).
As parlendas, como parte do folclore brasileiro, são cantadas pelos violeiros do maracatu.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
No livro De tramas e fios um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.
De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.
De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva sensorial, afetiva e a inteligente.
Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.
Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
A respeito da relação de Villa-Lobos com o canto, tratada no texto VII, assinale a alternativa correta.
O texto VII demonstra a importância que Villa-Lobos dava ao canto e que justificava seu projeto em que o aluno iniciava cantando no coral e terminava tocando na orquestra da escola.
Antes de participarem do Canto Orfeônico, os alunos tinham aulas de leitura de partitura.
Assim como Villa-Lobos, Kodály propôs um método que enfatizava a voz e os elementos do folclore do seu país.
Carl Orff propôs um método de musicalização similar ao de Villa-Lobos, especialmente na ênfase que dava à improvisação vocal.
Embora Villa-Lobos apoiasse o governo totalitário de Getúlio Vargas, negou-se a compor canções com temáticas cívicas e de disciplina social.
Texto VI, para responder às questões 32 e 33.
O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.
Em relação ao texto VI e às tendências do ensino da música nas escolas do Brasil, assinale a alternativa correta.
Acerca da formação específica do professor de música, tópico do veto no Art. 2.º, é sabido que os cursos de bacharelado e licenciatura é que legalmente formam o professor de música para atuar na Educação Básica.
O método Suzuki pode ser uma alternativa para a aula de música na escola, uma vez que utiliza a voz como instrumento principal de musicalização.
O método de Keith Swanwick para musicalização de bebês pode bem ser adaptado ao ensino de música na Educação Básica.
A Lei de que trata o texto VI tem sido amplamente discutida nos últimos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
A Lei n.º 11.769/2008, ao colocar a música no componente curricular obrigatório, apoia a abordagem polivalente da educação artística.
Texto VI, para responder às questões 32 e 33.
O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.
Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.
LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O termo não exclusivo do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.
Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.
A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.
A Educação Básica, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.
Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.
Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.
Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.
Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.
Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.
A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.
A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.
A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.
No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.
O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.
No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.
Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.
O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.
O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.
O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.
O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.
O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.
Cantando a melodia I, percebe-se que ela é modal. Assinale a alternativa correta quanto ao modo e à característica escalar da melodia I.
A melodia está no modo lídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo dórico, na escala de Lá passando pelo Fá#.
A melodia está no modo eólio, na escala de Sol passando pelo Fá#.
A melodia está no modo mixolídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo jônio, na escala de Lá passando pelo Fá#.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...