Questões de Música da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    Jorge Antunes, compositor brasileiro, instala o seu "Centro de Pesquisas Cromo-musicais" no Instituto Villa-Lobos e se destaca, juntamente com Reginaldo Carvalho, na música eletroacústica brasileira inicial.

  • B.

    a música eletroacústica inclui sons gravados e transformados eletronicamente, os quais serão reproduzidos por meio de alto- falantes, com intervenção, ao vivo, de um intérprete.

  • C.

    a música eletrônica é qualquer música reproduzida eletronicamente, através de aparatos eletrônicos e alto-falantes.

  • D.

    a música eletroacústica inclui aquela composta de sons gerados eletronicamente e sons acústicos gerados por um intérprete, instrumentista ou cantor, ao vivo e em tempo real.

  • E.

    Pierre Schaeffer, em Paris, criou algumas das primeiras peças de Musique Concrète, incluindo: "Étude aux chemins de fer", "Étude au piano I" e "Étude aux casseroles".

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Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    Na música moderna e pós-moderna,

  • B.

    a década de 1920 marca os tempos áureos do Modernismo brasileiro. Neste período, Villa-Lobos compôs a série "Choros", que representa uma síntese da música popular brasileira com o pensamento estético modernista do compositor.

  • C.

    Armorial é a música brasileira estilisticamente ligada aos brasões e ao simbolismo da cultura popular do Nordeste.

  • D.

    o estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias antigas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons de viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores.

  • E.

    Armorial é a música dos cantadores de feira do Sertão da Paraíba, trazida para Pernambuco por Ariano Suassuna, na década de sessenta.

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Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    "Neo-classicismo" é o termo que se aplica às tendências de alguns compositores e a obras do século XX que podem ser definidas como uma adesão aos princípios clássicos do equilíbrio, da objetividade e da música absoluta.

  • B.

    a música cuja técnica composicional inclua a organização sistemática de parâmetros outros além de altura, como duração, timbre e dinâmica, é, mais apropriadamente, chamada de serial.

  • C.

    música dodecafônica é aquela cujo serialismo aplica-se, principalmente, às doze notas da escala cromática.

  • D.

    "Lulu" e "Wozzek", de Alban Berg são obras representativas da segunda Escola Vienense.

  • E.

    a obra "Pierrot Lunaire", de Schoemberg é o primeiro exemplo de música vocal dodecafônica.

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Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    o nacionalismo difere daquele do século XIX, por exemplo, quando se estuda a verdadeira natureza da música, em vez de ignorar suas "irregularidades" e tentar enquadrá-la nas regras da música erudita.

  • B.

    a expansão da tonalidade foi um dos novos recursos utilizados pelos compositores.

  • C.

    Bartók foi um compositor que juntou elementos da música popular às técnicas mais complexas da música erudita.

  • D.

    com o "Pássaro de fogo", "Petrushka" e a "Sagração da primavera", Stravinsky consagrou o nacionalismo russo do século XX.

  • E.

    Bartók e Kodaly, Prokofiev e Glinka são os mais autênticos representantes do nacionalismo húngaro.

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Na música moderna e pós-moderna,

  • A.

    o termo "Impressionismo" caracteriza um movimento artístico. É derivado da obra de pintores franceses do final do século XIX, especialmente Impression, soleil levant, de Claude Monet

  • B.

    o uso de escalas de tons inteiros, de harmonia modal e de livre tratamento das dissonâncias, é observado na obra L'Après- Midi d'um Faune, marco inicial do impressionismo musical.

  • C.

    a grande variedade de estilos e técnicas, incluindo elementos do Jazz, fazem de Stravinsky o maior impressionista após Debussy.

  • D.

    a música de Debussy evoca a natureza, as sensações, a luz, a sombra e as cores.

  • E.

    Debussy introduz a música de forma livre, não pré-estabelecida. A estrutura ordena-se de acordo com o desenvolvimento da obra.

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No Romantismo,

  • A.

    em direção oposta à dialética, o Romantismo retoma a filosofia renascentista.

  • B.

    a Sinfonia pode ser considerada uma Sonata para orquestra

  • C.

    a "música programática" tem, por contraparte, a "música absoluta", independente.

  • D.

    ao escrever a Sinfonia fantástica, Berlioz escreveu também um programa, embora tenha admitido, mais tarde, que sua leitura não seria indispensável ao público, que a música deveria despertar interesse no sentido puramente musical.

  • E.

    "Drama musical" é o desenvolvimento da Ópera em que música e teatro se combinam com continuidade ininterrupta, do começo ao fim de cada ato.

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No Romantismo,

  • A.

    a continuidade deste período, em relação ao anterior, é mais fundamental que os contrastes entre eles.

  • B.

    diferentemente do clássico, o romântico ama a liberdade, o movimento, a paixão e a busca do inatingível.

  • C.

    o termo Sinfonia não pode ser utilizado para indicar uma obra qualquer para orquestra sinfônica.

  • D.

    o Poema Sinfônico é uma obra para orquestra sinfônica, embora não seja uma sinfonia.

  • E. as 9 (nove) Sinfonias de Beethoven destacam-se das de outros compositores, por serem altamente clássicas na forma, na estrutura melódica, nas modulações harmônicas e no monotematismo.

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No Romantismo,

  • A.

    a criação da Ópera Buffa Austríaca/Alemã é atribuída ao gênio de Mozart.

  • B.

    acentuaram-se as diferenças entre os estilos musicais nacionais, tendo o folclore passado a ser visto como expressão espontânea da alma nacional.

  • C.

    a música possui um cunho predominantemente lingüístico. Corresponde à evolução da harmonia, que, de lógica, torna-se psicológica; ao progresso dos timbres instrumentais e da arte poética da orquestração; à invasão da virtuosidade como afirmação de individualismo

  • D.

    há mais ampliação que eliminação das formas herdadas, mesmo onde o antiformalismo parece programático, como no Poema Sinfônico ou na literatura pianística de salão.

  • E.

    apesar do caráter sinfônico, Liszt não deu aos seus poemas sinfônicos o nome de sinfonia, provavelmente por serem breves e não se dividirem em Movimentos distintos, segundo a ordem convencional.

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No Classicismo,

  • A.

    o texto: "...suprimir os excessos, confinar a música a sua função de servir à poesia, pôr à parte as convenções desgastadas da Ária DC e as variações ornamentais com as quais os cantores gostam de exibir seus dotes..." pode ser atribuído a Glück.

  • B.

    nas Óperas "Orfeu e Eurídice" e "Alceste", Glück assimilou a graça da Ópera italiana, a seriedade alemã e a magnificência imponente da tragédia lírica francesa.

  • C.

    a "Forma Sonata" é normalmente empregada como primeiro movimento de uma peça instrumental, Sonata, Concerto, Sinfonia.

  • D.

    o termo "Forma Sonata" está embutido na "Sonata", embora não sejam sinônimos.

  • E.

    os termos "Exposição", "Desenvolvimento" e "Reexposição" referem-se às sessões A B A´ de um "Rondó" ou "Divertimento".

ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA. No Classicismo,

  • A.

    as freqüentes transições graduais de crescendo e diminuendo tornavam a música cada vez mais distante do nível de dinâmica uniforme e dos contrastes abruptos predominantes no estilo anterior.

  • B.

    o termo classicismo refere-se à atitude estética e aos princípios manifestados nas artes antigas da Grécia e de Roma.

  • C.

    a estética clássica se caracteriza pela ênfase na forma irregular, na rara simplicidade e na ausência de simetria.

  • D.

    o sistema tonal se estabelece definitivamente.

  • E.

    a técnica do "Baixo de Alberti" consiste em quebrar cada um dos acordes subjacentes em um padrão simples de notas curtas repetidas continuamente.

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