Questões de Noções de Informática do ano 2020

Lista completa de Questões de Noções de Informática do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a figura a seguir:


Na manipulação de arquivos do Windows Explorer, é possível ver o conteúdo do arquivo selecionado na parte direita da tela, conforme a figura apresentada, com ativação na guia Exibir da funcionalidade denominada:

    A) Painel de detalhes.

    B) Painel de navegação.

    C) Painel de itens ocultos.

    D) Painel de exibição.

    E) Painel de visualização.

As recentes versões do Microsoft Word possibilitam colaborar em documentos, com a coautoria em tempo real. Quando alguém compartilha um documento do Word com outra pessoa, um e-mail é enviado, incluindo um link que abre o documento no navegador da Web: em Word Online. Para a coautoria, basta selecionar Editar Documento e, posteriormente, Editar no Navegador, como consta na figura a seguir:

Quando o coautor quer preservar suas contribuições em tempo real para que o autor possa aprovar ou não as contribuições feitas, ele deve escolher a alternativa:

    A) Editar – Revisando.

    B) Editar – Editar.

    C) Editar – Exiba.

    D) Editar – Colaboração.

    E) Editar – Alteração.

Numa edição de texto no Microsoft Word, o ato de substituir todas as palavras “texto” contidas no recorte a seguir, pela palavra “TESTE”, deve ser feito a partir das seguintes passos:

LÍNGUA PORTUGUESA (Para todos os cargos de nível superior)
Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a ideia central de um texto; estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

    A) Acionar menu Substituir, Substituir Tudo, Localizar texto, Localizar Próxima.

    B) Acionar menu Localizar texto, Substituir TESTE, Substituir Tudo.

    C) Acionar menu Substituir Tudo, Localizar texto, Localizar Próxima.

    D) Acionar menu Substituir, Localizar: texto, Substituir por: TESTE, Substituir Tudo.

    E) Acionar menu Localizar texto, Substituir Tudo, Substituir TESTE.

Um dos recursos presentes no Microsoft Word é a guia Correspondências, que possibilita o uso de mala direta para variados tipos de documentos, tais como: enviar mensagens de e-mail em massa, elaborar cartas personalizadas, criar envelopes e etiquetas ou, ainda, listar uma mesclagem de catálogo, facilitando o cotidiano da maioria das organizações. Entre as etapas da mala direta, há uma que é configurar a lista de endereçamento, por exemplo, dos clientes que receberão o e-mail. Qual a importância dessa lista de endereçamento?

    A) É o endereço de destino da mala direta, possibilitando interação entre contatos.

    B) É a fonte de dados que contém as informações as quais o Word usa para personalizar a carta.

    C) É a lista de endereços usada em lote de arquivo permanente.

    D) É uma fonte de dados que permite conexão direta com contatos através de IMAP.

    E) É a lista que possibilita abrir os e-mails dos contatos da organização.

Analise a figura a seguir:



A figura apresenta configurações para desativar arquivos recentes ou pastas frequentes, dispostas na guia Exibir e selecionada a aba Opções. Na seção Privacidade, foram desmarcadas as caixas de seleção e, posteriormente, foi selecionada a opção Aplicar. Todos esses procedimentos são para:

    A) Fixar uma pasta selecionada em acesso rápido do Windows.

    B) Remover uma pasta selecionada em acesso rápido do Windows.

    C) Mostrar apenas as pastas fixadas no Explorador de Arquivos (antigo Windows Explorer) do Windows 10.

    D) Mostrar arquivos recentes de uma pasta privativa.

    E) Limpar histórico do Explorador de Arquivos.

Define-se a revisão de texto como as interferências no texto, visando a sua melhoria. Essas mudanças podem atingir palavras, frases ou parágrafos e ocorrem por cortes, inclusões, inversões ou deslocamentos. O pacote Microsoft Word possui a revisão de texto, conforme disposto na figura a seguir.
Ao selecionar a opção marcação simples, o leitor do documento estará apto para

    A) ver os detalhes das alterações do documento.

    B) revisar as alterações, indicadas por uma linha vermelha na margem do documento.

    C) ter uma visualização de como ficará o documento se todas as alterações sugeridas passarem a ser permanentes.

    D) exibir o documento original como se todas as alterações sugeridas tivessem sido removidas.

    E) adicionar um indicador de revisão de controle na barra de status do documento.

Conforme a figura a seguir, é possível utilizar o Gerenciador de Tarefas para reiniciar o Explorer no Windows 8, e versões posteriores, em momentos que ele trava por diversas situações. Nas versões de Windows anteriores, os procedimentos necessários à tarefa de reiniciar o Windows Explorer são os descritos na opção:

    A) Aguardar a finalização automática da tarefa e reiniciar o Windows.

    B) Buscar detalhes de travamento do Windows Explorer na barra de Inicializar do Gerenciador de Tarefas e solicitar informações na aba Detalhes.

    C) Aguardar a finalização da tarefa na aba Detalhes do Gerenciador de Tarefas e reiniciar o Windows posteriormente.

    D) Se o consumo de memória for muito alto em relação aos outros processos, deve-se finalizar a tarefa e solicitar informações na aba Detalhes.

    E) Finalizar a tarefa pelo Gerenciador de tarefas e depois chamá-lo novamente.

O gerenciamento de arquivos, denominado de Windows Explorer nos sistemas operacionais Windows, tem como função:
I. gerenciar espaços alocados. II. criar e deletar arquivos de qualquer extensão. III. criar e deletar diretórios de memória swap. IV. mapear arquivos em disco em massa. V. fazer a manipulação de arquivos e diretórios na memória.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens:

    A) I, II e III.

    B) II, III e V.

    C) I, III e IV.

    D) II, IV e V.

    E) III, IV e V.

Dado o recorte de tabela a seguir, as fórmulas necessárias para se obter a quantidade de alunos aprovados, conforme exposto na célula B16 e a média de notas da Prova 1, disposta na célula B13, estão na alternativa:

    A) B16=CONT.APROVADO (F2:F11) e B13=MÉDIA (B2:B11).

    B) B16=SOMA (APROVADO) e B13=MÉDIA (B2:B11).

    C) B16=CONT.APROVADO (F2:F11) e B13=MED (B13).

    D) B16=CONT.SE (F2:F11;"APROVADO") e B13=MÉDIA (B2:B11).

    E) B16=SOMA (F2:F11) –(F4+F5+F6+F7) e B13=MED(B13).

Sobre os desafios contemporâneos da internet, são feitas algumas afirmações. Analise-as e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) - Um grande desafio para o presente e futuro da internet são as Fakes News. ( ) - Com o tempo, as pessoas deixaram de simplesmente ler documentos na internet e passaram a ser produtoras de conteúdo nessa plataforma, como a Wikipédia. ( ) - Necessário distinguir dois conceitos: "internet" e "web". A primeira é uma ferramenta de acesso a essa grande rede, e a segunda é a rede que conecta computadores ao redor do mundo. ( ) - Criaram-se oportunidades para golpistas, dando voz àqueles que espalham o ódio. Somam-se a isso os retrocessos ao uso livre da internet, como o que ocorre no Brasil. ( ) - A segurança e a privacidade digitais ganham cada mais relevância por situações de vazamento e uso indevido de dados pessoais para fins políticos.
A sequência CORRETA é a que consta em:

    A) V, V, F, F, V.

    B) V, F, V, F, V.

    C) F, V, F, V, F.

    D) F, F, V, V, F.

    E) V, F, F, V, F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...