Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabetes melito configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. A esse repeito, julgue os itens subseqüentes.
Sintomas como polidipsia, poliúria, perda rápida de peso e elevação brusca e inequívoca da glicemia orientam para o diagnóstico do diabetes melito.
Acerca da anatomia e fisiologia do aparelho digestivo humano, representado esquematicamente na figura acima, julgue os itens de 87 a 91.
Considere que uma pessoa faminta observe um alimento colorido e com aroma agradável. Nessa situação, as características organolépticas do alimento estimulam o córtex cerebral a transmitir sinais neurogênicos por meio do nervo vago ao estômago, estimulando a secreção gástrica, antes mesmo da ingestão alimentar.
O quadro acima exemplifica cardápio de almoço e jantar, planejado por nutricionista de um hospital público. Considerando a adequação desse cardápio aos pacientes em termos dos tipos de dietas e os aspectos relacionados à produção dessas refeições, julgue os itens que se seguem.
A batata sauté não deveria ser servida para pacientes com dieta branda, uma vez que a manteiga e a salsa presentes nessa preparação são contraindicadas para esse tipo de dieta.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os seguintes itens, relativos à nutrição enteral e parenteral.
Uma dieta enteral com elevada osmolaridade pode causar náuseas, vômitos ou diarréia no paciente.
Células vivas caracterizam-se, entre outras coisas, por um complexo sistema de reações bioquímicas para a produção e utilização de energia. Sob a perspectiva dos sistemas metabólicos, julgue os itens de 60 a 65.
A fenilcetonúria, uma doença causada pela deficiência de uma enzima do metabolismo de aminoácidos, caracterizase pela excreção aumentada de ácido fenilpirúvico, fenilactato e fenilacetato. O tratamento convencional é alimentar o paciente com dieta rica em fenilalanina e isenta de tirosina.
Acerca da anatomia e fisiologia do aparelho digestivo humano, representado esquematicamente na figura acima, julgue os itens de 87 a 91.
As enzimas ptialina, pepsina e carboxipolipeptidase são produzidas nos locais 1, 5 e 6, respectivamente.
O quadro acima exemplifica cardápio de almoço e jantar, planejado por nutricionista de um hospital público. Considerando a adequação desse cardápio aos pacientes em termos dos tipos de dietas e os aspectos relacionados à produção dessas refeições, julgue os itens que se seguem.
Se a média de permanência dos pacientes do hospital em questão for de, aproximadamente, dez dias, esse cardápio deve ter periodicidade de, no mínimo, trinta dias.
Estudos têm mostrado que, desde o período paleolítico, a humanidade continua basicamente com o mesmo genoma. O que mudou drasticamente foi o estilo de vida, que se tornou sedentário, à base de uma dieta hiperenergética. Considerando aspectos genético-evolutivos e nutricionais envolvidos no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, julgue os seguintes itens.
Os genes não intervêm na manutenção de peso e gordura corporais estáveis ao longo do tempo, uma vez que o ambiente controla as vias eferentes e aferentes, assim como os mecanismos centrais de regulação.
O comprometimento da produção normal de eritrócitos resulta em uma queda na concentração de hemoglobina, na contagem de eritrócitos e no hematócrito, à qual se dá o nome de anemia. Julgue os itens que se seguem, com respeito a esse tema.
A absorção de elementos próximos ao ferro na tabela periódica dos elementos, tais como o magnésio, cálcio e cromo apresenta-se aumentada na deficiência de ferro.
Com relação à avaliação nutricional, julgue os itens subseqüentes.
Em indivíduos adultos e idosos, valores de albumina sanguínea correspondentes a 4 mg/dL indicam depleção protéica muscular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...