Questões de Nutrição

Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As alterações nos alimentos podem ser desejáveis e indesejáveis. As alterações são desejáveis quando verificadas em produtos com características finais diferentes daquelas das matérias-primas. Como exemplos, podem ser citados, entre outros, o iogurte, obtido do leite fermentado, e o chucrute, obtido do repolho fermentado. As alterações indesejáveis são aquelas que levam à deterioração dos alimentos, tornando-os impróprios ao consumo.

II. A alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança. Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O cálcio é o metal mais abundante no organismo humano e desempenha funções essenciais em diversos processos biológicos. Devido a essa diversidade de funções desempenhadas, é esperado que alterações no metabolismo estejam associadas a doenças e disfunções metabólicas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma patologia associada a alterações do estado nutricional em relação ao cálcio.

    A) Osteomalácia.

    B) Raquitismo.

    C) Anemia.

    D) Osteoporose.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A alimentação, principalmente no primeiro ano de vida, é fator determinante na saúde da criança. Por isso, é importante o conhecimento correto e atualizado acerca do assunto. As fases iniciais do desenvolvimento humano são influenciadas por fatores nutricionais e metabólicos, levando a efeitos de longo prazo na programação metabólica da saúde na vida adulta.

II. São exemplos de alimentos pobres em vitaminas os seguintes: verduras, legumes e frutas, como espinafre, vinagreira, acelga, rúcula, alface, capeba, almeirão, tomate, beterraba, cenoura, jerimum ou abóbora, jatobá, caju, cajá, maçã, mamão, laranja.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Os alimentos preparados mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar protegidos contra contaminantes. A identificação não se faz necessária se o transporte for feito para outra unidade do mesmo serviço.

    B) Os equipamentos necessários à exposição ou distribuição de alimentos preparados sob temperaturas controladas, devem ser devidamente dimensionados, e estar em adequado estado de higiene, conservação e funcionamento. Se a unidade de alimentação e nutrição for responsável por servir poucas refeições, não é necessário ter equipamento com temperatura controlada.

    C) As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis podem ser expostos à temperatura ambiente pelo tempo que for necessário para a execução do preparo, já que durante o processo de cocção há eliminação dos microorganismos que possam ter contaminado o alimento.

    D) Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada. Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semi-preparados e prontos para o consumo.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação. Isso propicia que os alimentos permaneçam aptos ao consumo por muito mais tempo.

II. Para a avaliação do estado nutricional de um indivíduo ou grupo populacional, é necessária a utilização de métodos de coleta e procedimentos diagnósticos que possibilitem determinar o seu estado nutricional, assim como as causas prováveis que deram origem ao (s) problema (s) nutricional (is), para que medidas de intervenção sejam planejadas, executadas e monitoradas nos âmbitos individual ou coletivo.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com as Boas Práticas de Serviços de Alimentação, acerca das questões de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, analise as afirmativas a seguir e assinale V, para verdadeiro, e F, para falso.


( ) As instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser mantidos em condições higiênico-sanitárias apropriadas. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento.

( ) A área de preparação do alimento deve ser higienizada no início do trabalho e se possível, ao término. Se não houver tempo suficiente, anotar para que a limpeza inicial no dia seguinte seja feita de maneira mais criteriosa.

( ) Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde. A diluição, o tempo de contato e modo de uso/aplicação dos produtos saneantes devem obedecer às instruções recomendadas pelo fabricante. Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados em local reservado para essa finalidade.

( ) Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias podem utilizar o mesmo uniforme utilizado na manipulação de alimentos contanto que a higiene das mãos seja feita de maneira cuidadosa e com os produtos adequados.


Assinale a alternativa com a ordem CORRETA:


    A) V, V, V, F.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, V.

Analise as afirmativas a seguir:


I. É importante estabelecer horários regulares para as refeições, com intervalos para atender às peculiaridades da fisiologia digestiva da pessoa idosa, considerando que sua digestão é mais lenta. O ajuste dos horários de refeição contribui para garantir o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa.

II. A pasteurização é o tratamento térmico que consiste em provocar um aquecimento rápido do alimento e submetê-lo, em seguida, a um resfriamento súbito, garantindo assim que ocorram alterações significativas em suas características sensoriais e nutricionais.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Sobre o uso de Nutrição Enteral é CORRETO afirmar:

    A) Há indicação de alimentação por via enteral a qualquer indivíduo sem condições de atender ao menos 30% de suas necessidades nutricionais, voluntariamente, por meio da via oral, recomendada por 4 semanas, desde que o sistema digestório seja funcionante e tenha capacidade de digerir e absorver alimentos, ainda que parcialmente.

    B) As técnicas de administração de dieta enteral dividem-se em dois grupos: a administração tipo intermitente e a contínua. A intermitente é aquela em que a dieta é administrada em períodos fracionados. Já a administração contínua é quando a dieta é administrada continuamente com 12 ou 24h, utilizando uma bomba de infusão.

    C) A alimentação parenteral é considerada a mais fisiológica quando comparada com a enteral, por evitar a atrofia da mucosa, manter a composição da flora entérica o mais próximo do normal e preservar a função imune do sistema digestório.

    D) É possível realizar a administração da dieta enteral de duas maneiras: com a colocação de uma sonda pela região nasal, com posicionamento gástrico (gastrostomia) ou jejunal (jejunostomia); ou através de um orifício onde é fixada a sonda, geralmente em posição gástrica ou pós-pilórico.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As alterações que ocorrem nos alimentos podem ser de natureza microbiana – pela ação de enzimas naturalmente presentes nos alimentos – ou de natureza bioquímica – pela ação de agentes biológicos ou de microrganismos que se multiplicam nos alimentos.

II. As fibras alimentares são geralmente compostas de carboidratos digeríveis pelo organismo humano, tendo uma função reguladora por reduzir o volume das fezes, aumentar o tempo de trânsito intestinal e atuar desfavoravelmente sobre a microflora intestinal.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O diabetes melito gestacional (DMG) é definido como o diabetes diagnosticado no segundo ou terceiro trimestre da gestação. Essa condição tem repercussões maternas e fetais, na gestação e após, e constitui risco para diabetes melito tipo 2 (DM2), síndrome metabólica e doença cardiovascular. Assinale a alternativa CORRETA sobre a DMG.

    A) A meta do tratamento é o controle da hiperglicemia materna, iniciado por mudança no estilo de vida, a partir de adequação alimentar e exercício, porém, durante a gestação não é possível associar a insulina para auxiliar este controle.

    B) O fato de uma mulher apresentar DMG não resulta em risco aumentado para desenvolver DM2 após a gestação.

    C) Os filhos de mães com DMG têm risco aumentado para obesidade na infância, mas não há relação com o aumento do risco de desenvolver DM2 ou outros distúrbios metabólicos e risco cardiovascular na vida adulta.

    D) O tratamento da DMG inicia-se com terapia nutricional associada à pratica de exercícios regulares e o monitoramento da glicose. A ingestão dietética adequada é importante não só para garantir nutrientes para a saúde materna e o crescimento fetal, mas também para manter a glicemia e ganho de peso adequados, sem cetose. O plano alimentar deve basear-se nas metas do controle glicêmico materno e nas necessidades próprias da gravidez.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...