Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O dióxido de enxofre pode apresentar funções variadas, de acordo com os produtos em que será aplicado. Assinale a opção que NÃO apresenta uma função deste aditivo:
Os compostos fenólicos compreendem um grande grupo de substâncias orgânicas presentes nos vegetais. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um composto fenólico.
As proteínas da carne podem ser classificadas de acordo com a sua solubilidade em três grandes grupos. São eles:
Visto que nossos alimentos são de origem animal ou vegetal, é interessante considerar as características dos tecidos animais e vegetais que influenciam o crescimento microbiano. Todas as plantas e animais que servem como fontes de alimentos desenvolveram mecanismos de defesa contra a invasão e a proliferação de microrganismos, e alguns desses mecanismos continuam ativos nos alimentos frescos. Levando em conta esse fenômeno natural, pode-se utilizar algum ou todos os mecanismos em conjunto para evitar ou retardar a deterioração por microrganismos dos produtos derivados de uma determinada planta ou animal. Podemos classificá-los em fato-res intrínsecos e extrínsecos. Com base nesta classificação, relacione a coluna da direita com a da esquerda.
Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A solicitação de exames laboratoriais é uma das competências do nutricionista. Considerando-se uma abordagem nutricional completa, os exames laboratoriais fazem parte de parâmetros que direcionam o nutricionista na avaliação do estado nutricional do paciente.
Com base no exposto, julgue os itens a seguir.
Os níveis de homocisteína se elevam no sangue quando há falta de folato e das vitaminas B12 e B9.O controle glicêmico intensificado pode prevenir e (ou) retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes mellitus (DM). O carboidrato da dieta é o principal determinante da glicemia pós-prandial, sendo o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) úteis para prever a resposta glicêmica aos alimentos.
Em relação ao IG e à CG, julgue os itens a seguir.
A CG fornece o resultado do efeito glicêmico da dieta porque avalia não só a qualidade, mas também a quantidade do carboidrato, com base em uma determinada porção consumida na dieta.O controle glicêmico intensificado pode prevenir e (ou) retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes mellitus (DM). O carboidrato da dieta é o principal determinante da glicemia pós-prandial, sendo o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) úteis para prever a resposta glicêmica aos alimentos.
Em relação ao IG e à CG, julgue os itens a seguir.
O IG dos alimentos pode ser influenciado por vários fatores que afetam a motilidade intestinal e a secreção de insulina. A proporção entre os tipos de carboidratos (amilose ou amilopectina) ingeridos, o teor de fibras e de macronutrientes que compõem os alimentos da refeição, o grau de processamento do grânulo de amido, assim como o método e o tempo de cocção são alguns dos fatores passíveis de influenciar o IG.O controle glicêmico intensificado pode prevenir e (ou) retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes mellitus (DM). O carboidrato da dieta é o principal determinante da glicemia pós-prandial, sendo o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) úteis para prever a resposta glicêmica aos alimentos.
Em relação ao IG e à CG, julgue os itens a seguir.
O IG é classificado como baixo quando for menor que 55, como médio quando fica entre 56 e 69, e como alto quando for maior que 70.O controle glicêmico intensificado pode prevenir e (ou) retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes mellitus (DM). O carboidrato da dieta é o principal determinante da glicemia pós-prandial, sendo o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) úteis para prever a resposta glicêmica aos alimentos.
Em relação ao IG e à CG, julgue os itens a seguir.
O IG mede a área sob a curva da glicemia pós-prandial depois da ingestão de 50 g de carboidratos digeríveis, em comparação com 50 g de um alimento-padrão, que pode ser glicose ou pão branco.O controle glicêmico intensificado pode prevenir e (ou) retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes mellitus (DM). O carboidrato da dieta é o principal determinante da glicemia pós-prandial, sendo o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) úteis para prever a resposta glicêmica aos alimentos.
Em relação ao IG e à CG, julgue os itens a seguir.
A inclusão de alimentos com baixo índice glicêmico na dieta de diabéticos tem o objetivo de minimizar picos de glicemia e de insulina, uma vez que esses alimentos são absorvidos mais lentamente, de forma que aumentam gradualmente a glicose na corrente sanguínea, o que exige maiores quantidades de insulina e provoca menor variação da glicemia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...