Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Nutrição Humana - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
Avalie se as seguintes fontes alimentares contêm fitoestrogênios:
I. Óleos essenciais de frutas cítricas.
II. Iogurte.
III. Linhaça.
IV. Soja.
Estão corretos:
Nutrição - Nutrição Humana - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
Segundo a National Academy of Medicine (NAM), a recomendação nutricional de vitamina A para mulheres de 19 a 50 anos que amamentam é a ingestão de:
A FAO define aditivo de alimento como uma substância não nutritiva, adicionada intencionalmente ao alimento, geralmente em quantidades pequenas para melhorar a aparência, sabor, textura e propriedades de armazenamento. O uso de aditivos como vantagem para o consumidor pode ser tecnologicamente justificado desde que sirva a um dos seguintes propósitos abaixo:
( ) Aumentar a sua conservação ou a estabilidade com resultante redução nas perdas de alimentos.
( ) Manter ou melhorar o seu valor nutritivo.
( ) Tornar o alimento mais atrativo ao consumidor, porém sem levá-lo a uma confusão.
( ) Fornecer condições essenciais ao processamento do alimento.
( ) Encobrir alteração na matéria-prima do produto elaborado
Analise as alternativas e marque, de cima para baixo, (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
Roberto, de 30 anos de idade, tem obesidade grau 2 e circunferência abdominal de 110 cm, o que constitui um indicativo de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, apresenta algumas doenças associadas. Por tal razão, ele foi encaminhado por um especialista a um ambulatório, para acompanhamento nutricional.
Em relação à obesidade, julgue os itens a seguir.
A prevalência da obesidade aumentou rapidamente em todo o mundo nas últimas duas décadas, tornando-se um importante problema de saúde pública, em razão da sua respectiva associação com o aumento das taxas de morbidade. Inúmeras pesquisas demonstraram que o comportamento alimentar é regulado por uma série de substâncias. A que estimula a ingestão dos alimentos é a leptina.O Novo Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como de subsídio a políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. Ele substitui a versão anterior, publicada em 2006.
Considerando as informações apresentadas na referida publicação, julgue os itens a seguir.
Fazem parte dos novos 10 passos da alimentação saudável os seguintes: desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece; dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora; e não consumir líquidos durante as refeições, pois tal ato prejudica a digestão.O Novo Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como de subsídio a políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. Ele substitui a versão anterior, publicada em 2006.
Considerando as informações apresentadas na referida publicação, julgue os itens a seguir.
O Guia orienta que a base da alimentação consiste na grande variedade de alimentos in natura ou minimamente processados, predominantemente de origem vegetal, bem como nas preparações culinárias feitas com esses alimentos. Os alimentos processados podem integrar a alimentação, desde que consumidos em pequenas quantidades e sempre como parte ou acompanhamento de preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados. Já os alimentos ultraprocessados devem ser evitados.Durante a infância e a adolescência, são essenciais as ações de promoção da vida saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e controle das carências nutricionais. Nesse contexto, a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável entre crianças e adolescentes. A respeito desse público e desse cenário, julgue os itens a seguir. Nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) têm como atribuição a revisão das prestações de contas, não possuindo poder de interlocução para promoção de práticas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis no âmbito escolar.
No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. A prevalência de insegurança alimentar na população brasileira vem se reduzindo ao longo dos anos.
No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. Para garantir a segurança alimentar para a população, é necessária a articulação de diversos setores governamentais, entre eles a saúde. Apesar disso, a cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional ainda não aparecem como diretriz na Política Nacional de Alimentação e Nutrição revisada em 2012.
No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. No âmbito da promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, pode-se citar o Guia Alimentar para a População Brasileira como um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis para indivíduos e coletividades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...