Lista completa de Questões sobre Avaliação Bioquimica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A identificação de Ponto Crítico de Controle (PCC) é o segundo princípio do sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, APPCC. Sobre o PCC, considere as afirmações abaixo.
I Se uma etapa do fluxograma de preparação elimina ou reduz o perigo a níveis aceitáveis, essa etapa é considerada um PCC. II Se existe uma etapa subsequente que reduz ou elimina o perigo a níveis aceitáveis, essa etapa não é considerada um PCC. III Se não existe medida preventiva para o perigo, essa etapa não é considerada um PCC. É correto o que se afirma emCom relação ao nível populacional, o exame mais utilizado para diagnosticar a anemia ferropriva é a
biópsia de medula óssea
dosagem de ferro sérico
dosagem de hemoglobina sérica
observação de peles e mucosas
saturação de transferrina sérica
Texto IV, para responder às questões 35 e 36.
Márcia, 35 anos de idade, foi encaminhada à nutricionista de um centro de saúde. Na consulta, referiu ter diabetes melittus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. A nutricionista realizou a avaliação nutricional e verificou obesidade com acúmulo de gordura na região abdominal.
Assinale a alternativa correta, considerando a situação apresentada no texto.
Essa paciente apresenta síndrome metabólica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para diagnóstico dessa síndrome, o paciente deve apresentar qualquer tipo de obesidade avaliada pelo IMC e dois ou mais dos critérios a seguir: hipertrigliceridemia, baixos níveis séricos de HDL, HAS e DM.
A concentração média de LDL-c dos pacientes diabéticos não difere da concentração dos não diabéticos, porém tem maior aterogenicidade.
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) reduz o risco de desenvolvimento da HAS, auxilia na redução da obesidade e pode aumentar a sensibilidade à insulina. Adotar essa dieta promove o alto consumo de fontes de potássio, porém com baixo consumo de fontes de cálcio, por excluir fontes lácteas.
A recomendação de sal para essa paciente é de 2 g/dia; segundo a OMS, a ingestão de sal por pessoas saudáveis, para evitar doenças cardiovasculares, deve ser de, no máximo, de 6 g/dia.
Por ter resistência à insulina, essa paciente pode apresentar hipertrigliceridemia e diminuição dos níveis séricos de HDL por aumento da ação da lípase lipoproteica.
Texto III, para responder às questões de 31 a 33.
Acerca das complicações que esse paciente pode apresentar no longo prazo, assinale a alternativa correta.
O paciente pode apresentar diarreia, sendo mais comum a diarreia do tipo secretória.
Umas das preocupações é a anemia, sendo necessária a oferta de fontes de ferro principalmente de origem animal, ricas em ferro férrico, forma pelo qual o ferro é absorvido.
O paciente pode apresentar anemia mista, ou seja, ferropriva e megaloblástica, com valores de VCM e CHCM normais.
Para evitar que esse paciente apresente anemia megaloblástica, deve ser suplementada por via oral a vitamina B12, pois esse tipo de paciente apresenta deficiência de fator intrínseco necessário para sua absorção. Esse fator é produzido pelas células principais do estômago.
Desnutrição é uma das preocupações que o nutricionista deve ter com esse paciente; por isso, deve observar os sinais clínicos de depleção crônica de massa muscular, como deltoides e panturrilhas depletados, e marcas de depleção aguda, como sinal de asa quebrada.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma descrição de paciente com doença renal crônica, seguida de uma proposta de prescrição dietética, a serjulgada.
Homem, 60 anos de idade, no l0.° dia pós operatório de transplante renal, com uso de ciclosporina; potássio sérico igual a 6,0 mEq/L. Prescrição dietética: 50 mEq de potássio/dia.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma descrição de paciente com doença renal crônica, seguida de uma proposta de prescrição dietética, a serjulgada.
Mulher, com 50 anos de idade, 70 kg, ureia : 90 mg/dL; creatinina sérica = 3,5 mg/dL; proteinúria = 2,3 g/L, em tratamento consen/ador. Prescriçāo dietética: dieta com 2.450 kcal e 80 g de proteínas.
Quanto à avaliação do estado nutricional em pacientes oncológicos, julgue os itens seguintes.
A contagem total de linfócitos encontra-se diminuída e não reflete com precisão o estado nutricional após a administração de agente antineoplásico.
Se um paciente apresentar diabetes tipo 2 e LDL colesterol de 170mg, recomenda-se, na dieta, uma taxa, para o total de energia, no percentual de gordura saturada equivalente a:
20
15
10
8
6
A alternativa , em mg/dl, que indica uma situação de hiperlipidemia mista é:
Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.
Níveis reduzidos de ferritina sérica indicam diminuição das reservas de ferro, mesmo em situações em que o hemograma esteja normal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...