Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à esteatorreia, julgue os itens a seguir. Esteatorreia é uma condição clínica que decorre de ressecções cirúrgicas e que afeta a absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos.
Em relação à esteatorreia, julgue os itens a seguir. A esteatorreia aumenta o risco de deficiências de vitaminas A e D, cálcio, zinco e magnésio, como consequência da formação de sabões insolúveis.
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
A cirurgia bariátrica vem sendo utilizada como uma alternativa no tratamento da obesidade, devido à sua efetividade na perda rápida de peso e à melhora na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, os pacientes operados podem desenvolver inúmeras complicações nutricionais e metabólicas, dentre elas as anemias.
Considerando as anemias consequentes à cirurgia bariátrica, sua etiologia, o diagnóstico e o tratamento, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A deficiência de vitamina B12 é um achado comum após o by-pass gástrico e está associada, principalmente, à exclusão do íleo (principal sítio absortivo dessa vitamina).
( ) A maior causa de anemia após cirurgia bariátrica é a deficiência de vitamina B12, provocada pela redução da produção do fator intrínseco em consequência da gastrectomia parcial.
( ) O ferro sérico, a ferritina sérica e a transferrina não são marcadores sensíveis, visto que podem apresentar níveis normais, enquanto o paciente encontra-se com ferropenia, mas ainda sem anemia.
( ) A deficiência de ácido fólico é menos comum do que a deficiência de ferro e vitamina B12, está associada principalmente à redução da ingestão alimentar, pode ser consequência da deficiência de vitamina B12 e é facilmente tratada com os suplementos orais disponíveis no mercado.
( ) Dentre as principais causas da anemia ferropriva após cirurgia bariátrica estão a redução da ingestão de ferro provocada pela intolerância alimentar e menor absorção de ferro em decorrência da reduzida secreção de ácido clorídrico e da exclusão do duodeno, principal sitio absortivo desse nutriente.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
As figuras precedentes esquematizam diferentes tipos de cirurgias bariátricas. Com relação às técnicas cirúrgicas e características a elas associadas, julgue os seguintes itens.
A figura B é um procedimento exclusivamente restritivo que promove perda de peso por mecanismos mecânicos associados ao controle da fome e à saciedade e que não estimula efeitos metabólicos pós-operatórios.As figuras precedentes esquematizam diferentes tipos de cirurgias bariátricas. Com relação às técnicas cirúrgicas e características a elas associadas, julgue os seguintes itens.
A figura A representa a cirurgia de derivação gástrica em Y de Roux, procedimento restritivo e disabsortivo que promove perda significativa do excesso de peso.As figuras precedentes esquematizam diferentes tipos de cirurgias bariátricas. Com relação às técnicas cirúrgicas e características a elas associadas, julgue os seguintes itens.
A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos com obesidade grau 3, segundo o diagnóstico fundamentado no índice de massa corporal, podendo ser também indicada em casos em que há presença de comorbidades, como diabetes, para indivíduos obesos grau 2; além disso, podem também ser considerados o tempo da doença e a intratabilidade clínica.As figuras precedentes esquematizam diferentes tipos de cirurgias bariátricas. Com relação às técnicas cirúrgicas e características a elas associadas, julgue os seguintes itens.
Na cirurgia apresentada na figura D, realizam-se gastrectomia vertical e derivação biliopancreática, o que favorece a ocorrência de efeitos adversos como diarreia, flatus fétidos, desnutrição e deficiência de vitaminas lipossolúveis.No que concerne à caquexia em pacientes com câncer, julgue os itens que se seguem. A caquexia presente em pacientes com câncer pode ser definida como uma síndrome multifatorial caracterizada pela perda de massa muscular e tecido adiposo, associada a redução da ingestão alimentar (hiporexia) e a alterações metabólicas (hipermetabolismo).
No que concerne à caquexia em pacientes com câncer, julgue os itens que se seguem. A caquexia em pacientes com câncer é dividida em três estágios: pré-caquexia, caquexia e caquexia refratária; nesse último estágio, são comuns a ausência de resposta à terapia anticâncer e a redução da expectativa de vida.
No que concerne à caquexia em pacientes com câncer, julgue os itens que se seguem. A classificação da área muscular do braço em valores menores do que o percentil 15 (P15) para homens e mulheres indica a presença de sarcopenia em pacientes com caquexia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...