Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Lista completa de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O valor per capita para a oferta da Alimentação Escolar que é repassado do FNDE para as entidades executoras é:

    A) 0,36 para matriculados no ensino fundamental e médio. E 0,53 para estudantes matriculados na pré-escola.

    B) 0,37 para matriculados no ensino fundamental e médio. E 0,53 para estudantes matriculados na pré-escola.

    C) 0,36 para matriculados no ensino fundamental e médio. E 0,54 para estudantes matriculados na pré-escola.

    D) 0,37 para matriculados no ensino fundamental e médio. E 0,54 para estudantes matriculados na pré-escola.

    E) 0,38 para matriculados no ensino fundamental e médio. E 0,51 para estudantes matriculados na pré-escola.

PNAE é considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública, independentemente de classe, etnia ou religião. Trata-se de uma oportunidade não apenas de oferecer alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais dos educandos no período em que estão na escola, mas também de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas comunidades local e escolar. São diretrizes do PNAE:
I. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, respeitando a cultura local, melhorando rendimento escolar, respeitando faixa etária específica não atendendo necessidades específicas aos que necessitam. II. Universalidade aos alunos da rede pública de educação básica. III. Acesso de forma igualitária respeitando as diferenças psicológicas entre as idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica. IV. Exclusão da educação nutricional e alimentar, nas temáticas curriculares.

    A) Apenas I e II estão corretas.

    B) Apenas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas II está correta.

    D) Apenas II e III estão corretas.

    E) Todas estão corretas.

A ação do nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias das ferramentas de ação em saúde coletiva. Sua atual inserção nesse nível de atenção à saúde ainda está longe do recomendado e do necessário para lidar com a realidade epidemiológica nacional. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde visa à garantia da SAN e à promoção de alimentação saudável aplicáveis a quaisquer fases do curso da vida. Quais ações fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora ainda aplicada muito fragmentada e não universal:
I. Incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno II. Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) III. Programa de Suplementação de Ferro, Ácido Fólico e Vitamina A IV. Cuidados Nutricionais em Grupos Específicos (Hipertensos, Diabéticos, Obesos)

    A) Apenas II e IV estão corretas.

    B) Apenas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas I e III estão corretas.

    D) Apenas I, II e IV estão corretas.

    E) Todas estão corretas.

A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN esclarece alterações dos aspectos de Alimentação e Nutrição e de Segurança Alimentar e Nutricional a serem executados no PNAE diante da nova Resolução do FNDE nº 6 de 8 de Maio de 2020. Assinale qual alternativa está correta:

    A) Em razão a permanência de carências nutricionais endêmicas no Brasil (hipovitaminose A e anemia Ferropriva) indica a necessidade da inclusão obrigatória de alimentos fonte de ferro heme pelo menos 4 dias por semana, e de fontes de vitamina A, pelo menos 3 dias por semana.

    B) Em razão a permanência de carências nutricionais endêmicas no Brasil (hipovitaminose A e anemia Ferropriva) indica a necessidade da inclusão obrigatória de alimentos fonte de ferro heme pelo menos 4 dias por semana, e de fontes de vitamina A, pelo menos 4 dias por semana.

    C) Em razão a permanência de carências nutricionais endêmicas no Brasil (hipovitaminose A e anemia Ferropriva) indica a necessidade da inclusão obrigatória de alimentos fonte de ferro heme pelo menos 3 dias por semana, e de fontes de vitamina A, pelo menos 4 dias por semana.

    D) Em razão a permanência de carências nutricionais endêmicas no Brasil (hipovitaminose A e anemia Ferropriva) indica a necessidade da inclusão obrigatória de alimentos fonte de ferro heme pelo menos 4 dias por semana, e de fontes de vitamina A, pelo menos 5 dias por semana.

    E) Em razão a permanência de carências nutricionais endêmicas no Brasil (hipovitaminose A e anemia Ferropriva) indica a necessidade da inclusão obrigatória de alimentos fonte de ferro heme pelo menos 3 dias por semana, e de fontes de vitamina A, pelo menos 3 dias por semana.

A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS. A análise da carga global de doença no Brasil mostra que a alimentação inadequada é considerada a principal causa de perda de anos de vida. Nesse sentido, algumas estratégias têm sido implementadas para a melhoria de carências nutricionais da população, redução de sobrepeso e obesidade, bem como, desnutrição proteico-calórica. Sobre essas estratégias, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (NutriSUS), realizado em creches do PSE (Programa Saúde na Escola), atende crianças de 6-48 meses de idade e encontra-se implementada em 1.040 municípios, 6.319 creches.

    B) O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) atende crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal até o terceiro mês pós-parto, e faz a suplementação de gestantes com ácido fólico.

    C) O Programa Crescer Saudável estabelece, no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola), um conjunto de medidas para a prevenção da desnutrição na primeira infância.

    D) O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A atende crianças de 6 a 59 meses de idade. A cobertura de suplementação em 2019 foi de 46,4%. Atualmente, o Programa está em 3.548 municípios e suplementa cerca de 5,8 milhões de crianças.

Verifique as assertivas sobre alimentação escolar e assinale a INCORRETA.

    A) Os cardápios deverão atender as especificidades culturais das comunidades, exceto as indígenas e/ou quilombolas, cujos alimentos são trazidos pelos próprios alunos para manter suas referências nutricionais, culturais e hábitos alimentares.

    B) A oferta de doces e/ou preparações doces fica limitada a duas porções por semana, equivalente a 110 kcal/porção.

    C) Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/aluno/semana) nas refeições ofertadas, sendo que as bebidas à base de frutas não substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura.

    D) As porções alimentares ofertadas deverão ser diferenciadas por faixa etária dos alunos, conforme as necessidades nutricionais estabelecidas.

Os cardápios da alimentação escolar estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre esse tema, verifique as alternativas e assinale a correta. Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo:
I. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% (quinze a trinta por cento) da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura trans. V. 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertada uma refeição. VI. 600 mg (seiscentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertadas duas refeições. VII. 1.400 mg (mil e quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições.

    A) Apenas as assertivas I, II, III, V, VI e VII são corretas.

    B) Apenas as assertivas I, II, V e VII são corretas.

    C) Apenas as assertivas II, III, IV, VI e VII são corretas.

    D) Apenas as assertivas III, IV e V são corretas.

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O objetivo do PNAE, executado pelo FNDE, é oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
II. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros, de caráter suplementar, para a cobertura de 250 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
III. Para os entes federados, o FNDE disponibiliza inúmeras ferramentas e documentos técnicos de apoio (manuais, cartilhas, vídeos, notas técnicas) aos gestores, aos conselheiros da alimentação escolar e aos nutricionistas, que elaboram os cardápios.

    A) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    B) As assertivas I, II e III são corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III são corretas.

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Sobre o impacto da obesidade e DCNT no SUS, estudo realizado no Brasil demonstrou que o custo financeiro da obesidade, em 2011, foi estimado em quase R$ 1,1 bilhão. Esse valor refere-se ao custo das ações de média e alta complexidade voltadas para o tratamento da obesidade em si em adultos e à proporção dos custos atribuíveis à obesidade no cuidado de 26 doenças associadas.

    B) O desafio na APS é avançar no monitoramento sistemático do peso, altura e consumo alimentar dos usuários para que as intervenções sejam feitas em tempo oportuno, de forma a incidir na redução do ganho de peso e apoiar o controle e prevenção da obesidade em todos os ciclos de vida.

    C) A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS, mas que não traz implicações significativas no manejo da obesidade e doenças correlatas no país.

    D) Na Atenção Primária, configura-se como um desafio o manejo do sobrepeso e da obesidade, uma vez que, entre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso.

Verifique as assertivas e assinale a correta.


I. A alimentação é um direito social reconhecido na Constituição Brasileira. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) traz as demandas do setor saúde alinhadas às necessidades de saúde e nutrição da população, mediante a promoção de práticas alimentares e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.


II. Entre os fatores de risco relacionados à carga global de doenças no Brasil, a dieta inadequada é o fator que mais contribui para os anos de vida perdidos, sendo superior ao observado em relação ao efeito do uso de álcool, drogas, tabagismo e inatividade física.


III. A desnutrição, as carências nutricionais, a obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais complexos e multidimensionais, que, para seu enfrentamento, exigem a implementação de políticas adequadas ao contexto local, que contem com a participação de diversos atores e investimentos financeiros.


IV. O atual quadro epidemiológico nacional revela que a prevalência de desnutrição é inferior a 2,5%, mas ainda é um problema entre povos e comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, devendo permanecer no foco da atenção à saúde.

    A) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e III são corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III são corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...