Lista completa de Questões de Nutrição da ATAME Grupo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Boas Práticas são um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde para a produção de alimentos com segurança. Em relação às BPF, marque a alternativa correta.
As soluções cloradas 200 250 ppm preparadas para serem utilizadas na desinfecção ambiental, devem ser monitoradas a fim de não apresentarem concentração de cloro ativo inferior a 100 ppm. Na impossibilidade de monitoramento, a solução deve ser trocada a cada 12 horas.
A periodicidade de limpeza mínima recomendada na higienização de refrigeradores, câmaras frigoríficas e freezers bem como de coifas e filtros devem ser quinzenalmente.
Os produtos de higienização das instalações não precisam de instruções do fabricante, apenas o registro no Ministério da Saúde.
O álcool 70%, após seu preparo, deve ser utilizado em 24 horas.
Na colelitíase e pancreatite crônica:
( ) Os lipídios podem ser oferecidos normalmente, desde que sob a forma de TCM.
( ) A colecistopatia crônica calculosa é muito associada à obesidade.
( ) Após cirurgia para a remoção da vesícula, o paciente deverá fazer dieta hipolipídica (cerca de 20% do VET) indefinidamente.
( ) A esteatorréia presente no quadro clínico do paciente com pancreatite crônica é um grande indicador da necessidade de restrição dos lipídios da dieta, devendo-se dar preferência à oferta de TCM.
Marque a alternativa correta.
V, V, F, V
F, V, V, V
F, V, F, V
V, F, V, V
Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª
Marque a sequência correta das dietas.
2, 1, 4, 3
4, 2, 1, 3
2, 3, 1, 4
1, 2, 4, 3
Considerando um paciente acometido de Desnutrição grau II, evoluindo com diarréia, dor abdominal em cólicas, inapetência, febre, emagrecimento acentuado, hipoalbuminemia, linfopenia. Marque a conduta nutricional incorreta.
Dieta modificada VO, pastosa a semi-líquida, acrescida de suplementação via enteral.
Dieta pobre em lactose e celulose, hiperhídrica, volumes moderados.
Dieta fracionada em 8 a 10 vezes ao dia, hiperhídrica, suplementada em vitaminas.
Dieta VO, suplementada com nutrição parenteral total (NPT), rica em fibras solúveis.
Na Hiperuricemia ou Gota as características da dieta devem ser:
Hipopurínica, normoprotéica, hipolipídica e hiperhídrica.
Hipopurínica, hipoprotéica, hipolipídica e hiperhídrica.
Hipopurínica, Hipoprotéica e normolipídica.
Normopurínica e hipoprotéica.
A Diabetes Melitus (DM) é uma deserdem no metabolismo causada por falta relativa de insulina (tipo 2) ou absoluta (tipo 1) ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos metabólicos. A importância do DM pode ser medida pela sua incidência e pelo grau elevado de complicações microvasculares e macrovasculares que acometem os pacientes diabéticos. A terapia nutricional para pacientes diabéticos, não têm como objetivo:
A oferta de nutrientes sem deflagar hiper e hipoglicemia, favorecendo a ingestão calórica apropriada.
Manter o peso corporal adequado com o intuito de prevenir complicações agudas e crônicas.
Manter o perfil lipídico, através da ingestão moderada de gorduras, dando preferência na forma saturadas.
Equilibrar a ingestão alimentar, medicamentos e exercícios.
Seguindo o protocolo de atendimento para pacientes com Obesidade e Hipertensos de 1ª consulta com Pressão Arterial (P.A acima de 140/90 mmHg), em Ambulatório de Nutrição, é incorreto recomendar que:
Pacientes com HAS moderada de 160-170/100-109 mmHg deve ser confeccionado um plano alimentar individual e restrição de cloreto de sódio de adição com ingestão diária recomendada de 3 gramas de sal/dia (1 colher de café) e perda ponderal quando o IMC estiver acima de 25 Kg/m².
Realizar orientação qualitativa, com ênfase na reeducação alimentar e prática de exercício físico orientado.
Prescrever dieta quantitativa, hipocalórica (20 25kcal/kg de peso desejado/dia) para pacientes com obesidade, fracionado em no mínimo 4 refeições ao dia (desjejum, almoço, merenda e jantar).
Pacientes com HAS leve a ingestão diária recomendada de sal pode ser de 5 a 6 gramas/dia e na HAS grave não deve haver adição de cloreto de sódio nas preparações culinárias.
Em relação à terapia nutricional nas hepatopatias:
( ) O suporte nutricional através de sondas enterais está contra-indicado para hepatopatas em geral, pelo risco de sangramento de varizes esofagianas.
( ) Na cirrose hepática descompensada está indicada restrição protéica da dieta para prevenir a instalação da encefalopatia hepática.
( ) A presença de hematêmese e melena são sinais de evolução desfavorável da doença hepática, sendo indicadores da necessidade de suspensão temporária da oferta de alimentos pela via oral.
( ) Os aminoácidos de cadeia aromática (AACA) são os mais indicados como oferta nitrogenada na insuficiência hepática para restaurar o balanço nitrogenado.
Marque a alternativa correta.
V, V, V, F
F, F, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
Assinale a alternativa que corresponde ao microorganismo que é comumente relacionado a casos de intoxicação alimentar, encontrado no nariz, boca e pele de animais e é disseminado através de condições higiênicas sanitárias insatisfatórias do manipulador.
Salmonella sp.
Staphylococus aureus.
Bacilo cereus.
Escherichia coli.
Em relação às toxiinfecções alimentares, não é considerada uma medida preventiva:
Análise microbiológica da matéria-prima periodicamente.
Controle de temperatura dos alimentos e dos equipamentos de manutenção dos alimentos.
Controle da qualidade da água e de pragas em unidades de alimentação.
Controle de saúde periódico dos manipuladores de alimentos e a correta higiene de superfícies, equipamentos, pessoal e do ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...