Lista completa de Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao paciente oncológico pediátrico em tratamento com quimioterapia e radioterapia, julgue os seguintes itens. A presença de desnutrição ou risco nutricional já são critérios elegíveis para a indicação de terapia nutricional enteral em crianças submetidas ao tratamento oncológico.
Julgue os itens subsequentes, acerca da dietoterapia para pacientes portadores de doença renal crônica que iniciem um tratamento com terapia hemodialítica. A carambola, fruta que apresenta um composto neurotóxico, não deve ser consumida por esses pacientes.
Julgue os itens subsequentes, acerca da dietoterapia para pacientes portadores de doença renal crônica que iniciem um tratamento com terapia hemodialítica. O alto peso molecular do fosfato dificulta sua remoção pela máquina de diálise; assim, para manter a fosfatemia adequada, recomenda-se que o paciente diminua o consumo de proteínas de origem vegetal, ricas em fósforo.
Julgue os itens subsequentes, acerca da dietoterapia para pacientes portadores de doença renal crônica que iniciem um tratamento com terapia hemodialítica. A hipercalemia é comum nesses pacientes, assim eles ficam impedidos de ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados.
Julgue os itens subsequentes, acerca da dietoterapia para pacientes portadores de doença renal crônica que iniciem um tratamento com terapia hemodialítica. A dieta hiperproteica, em que pelo menos 50% das fontes proteicas são de alto valor biológico, promove o balanço nitrogenado positivo nesses pacientes, se clinicamente estáveis.
Julgue os itens subsequentes, acerca da dietoterapia para pacientes portadores de doença renal crônica que iniciem um tratamento com terapia hemodialítica. Para o controle do volume hídrico corporal desses pacientes, dispensa-se a restrição de sódio, caso eles moderem a ingestão de líquidos por via oral.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue os itens subsecutivos. A localização da sonda deve ser preferencialmente pós-pilórica para facilitar o processo digestivo.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue os itens subsecutivos. A prescrição de dieta hipoproteica com ingestão menor que 0,8 gramas de proteína ao dia auxilia na diminuição do catabolismo proteico presente em pacientes com pancreatite aguda grave.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue os itens subsecutivos. Os triglicerídeos de cadeia longa são a fonte lipídica mais recomendada para facilitar a absorção dos lipídios dietéticos.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue os itens subsecutivos. A prescrição de dieta para auxiliar na manutenção ou na recuperação do estado nutricional do paciente com pancreatite varia de normocalórica a hipercalórica, a depender do grau de hipermetabolismo desse paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...