Lista completa de Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das recomendações de macronutrientes para pacientes com doença renal aguda (DRA), julgue os itens subsecutivos. Pacientes com DRA que necessitem de terapia de substituição renal (diálise) devem receber dieta hiperproteica para manterem o balanço nitrogenado positivo.
Julgue os itens a seguir no que concerne ao tratamento nutricional de pacientes com encefalopatia hepática (EH). Apesar de ser amplamente utilizada como medicamento no controle da amonêmia de pacientes com EH, a lactulose pode levar à diarreia, prejudicando a absorção de nutrientes e o estado nutricional dos pacientes.
Julgue os itens a seguir no que concerne ao tratamento nutricional de pacientes com encefalopatia hepática (EH). São objetivos da terapia nutricional em paciente com EH: evitar ou controlar a perda ponderal, auxiliar na regulação da produção entérica de amônia e controlar o catabolismo proteico muscular.
Julgue os itens a seguir no que concerne ao tratamento nutricional de pacientes com encefalopatia hepática (EH). Proteínas de origem animal como as encontradas em ovos, leite e carnes constituem fontes ricas de AACR.
Julgue os itens a seguir no que concerne ao tratamento nutricional de pacientes com encefalopatia hepática (EH). A suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada (AACR) como valina, leucina e isoleucina pode melhorar a detoxificação da amônia e estimular a síntese proteica hepática de indivíduos com EH, o que reduz o catabolismo muscular e melhora o estado nutricional do paciente.
Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m de altura, portador de recidiva de neoplasia gástrica em fundo do estômago, foi encaminhado ao serviço de nutrição de um centro de saúde para ser avaliado. O paciente, que já havia sido submetido à cirurgia de gastrectomia subtotal com retirada de antro e corpo, apresentou peso de 63 kg.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Segundo a classificação utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o índice de massa corpórea (IMC), esse paciente encontra-se com valor de 21 kg/m2, sendo considerado eutrófico.Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m de altura, portador de recidiva de neoplasia gástrica em fundo do estômago, foi encaminhado ao serviço de nutrição de um centro de saúde para ser avaliado. O paciente, que já havia sido submetido à cirurgia de gastrectomia subtotal com retirada de antro e corpo, apresentou peso de 63 kg.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para avaliação do estado nutricional e triagem do risco nutricional desse paciente, deve-se recomendar o uso da ferramenta de avaliação subjetiva global produzida pelo próprio paciente (ASG-PPP).Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m de altura, portador de recidiva de neoplasia gástrica em fundo do estômago, foi encaminhado ao serviço de nutrição de um centro de saúde para ser avaliado. O paciente, que já havia sido submetido à cirurgia de gastrectomia subtotal com retirada de antro e corpo, apresentou peso de 63 kg.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
As recomendações de micronutrientes para pacientes gastrectomizados seguem as recomendações das ingestões dietéticas de referência (IDR).Um paciente de sessenta e oito anos de idade, com 1,73 m de altura, portador de recidiva de neoplasia gástrica em fundo do estômago, foi encaminhado ao serviço de nutrição de um centro de saúde para ser avaliado. O paciente, que já havia sido submetido à cirurgia de gastrectomia subtotal com retirada de antro e corpo, apresentou peso de 63 kg.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A síndrome de dumping, comum em pacientes gastrectomizados, pode ser prevenida pela redução do consumo de carboidratos complexos e pelo aumento no consumo de carboidratos simples.A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII) e da terapia nutricional, julgue os seguintes itens. O consumo de probióticos por pacientes com DII na fase de remissão pode resultar em benefícios como a manutenção da microbiota intestinal e o aumento do tempo de remissão dessa doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...