Lista completa de Questões de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recursos como a suplementação com probióticos e prebióticos existentes no mercado na forma líquida, liofilizada, ou como componentes de alimentos industrializados são ferramentas utilizadas pelo nutricionista na terapia nutricional de pacientes ambulatoriais e internados. Sobre esses produtos, pode-se afirmar que:
A inulina e as bifidobactérias são consideradas prebióticos, enquanto goma guar e inulina, em conjunto, são considerados simbióticos.
A ação benéfica de probióticos e prebióticos é exercida após a absorção da luz intestinal para a circulação sistêmica.
O consumo de quantidades excessivas de prebióticos não causa efeitos colaterais indesejáveis, porém, o consumo excessivo de probióticos resulta em distensão abdominal, flatulência e cólicas.
Os produtos do metabolismo de probióticos e prebióticos são o butirato e o bicarbonato, responsáveis pelo aumento do pH intestinal após ingestão desses suplementos alimentares.
Inulina e fruto-oligossacarídeos são considerados prebióticos, enquanto lactobacilos e bifidobactérias são considerados probióticos.
No que se refere aos minerais e vitaminas importantes para o idoso devido à ação antioxidante, avalie as assertivas a seguir:
I. A vitamina C está envolvida na biossíntese de colágeno, além de atuar como antioxidante; recomenda-se 1500 mg/dia para indivíduos acima de 70 anos.
II. A vitamina E previne a propagação da peroxidação de lipídeos, portanto apresenta função protetora na membrana celular.
III. Quantidades suficientes de selênio devem ser ofertadas, pois é essencial para atuação da enzima glutationa peroxidase, componente do sistema enzimático antioxidante do organismo.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I e II.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva II.
Somente a assertiva III.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente de 69 anos, viúva, do lar, foi internada por apresentar epigastralgia intensa, pirose, melena e emagrecimento acentuado. O cálculo do índice de massa corporal (IMC) totalizou 20,8 kg/m². A paciente relatou fumar 10 cigarros/dia. Uma endoscopia digestiva alta demonstrou terço inferior da mucosa esofágica apresentando edema e hiperemia, cárdia permeável, presença de erosões planas com enantema e edema adjacente localizadas no antro gástrico. Teste de urease: positivo. Prescrição medicamentosa: Omeprazol e antibioticoterapia. Sobre esse caso clínico, pode-se afirmar que:
A nicotina presente no cigarro facilita o refluxo gastroesofágico por produzir aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior.
Apesar dos sintomas e do emagrecimento, o IMC resultante classifica essa paciente como eutrófica, denotando que anteriormente a paciente era obesa.
O teste de urease positivo indica presença de hérnia hiatal por deslizamento, o que provocou o aparecimento da esofagite demonstrada na endoscopia digestiva alta.
O omeprazol é um medicamento que atua impedindo a ligação da acetilcolina, gastrina e histamina na célula parietal.
A antibioticoterapia foi prescrita devido à bactéria Helicobacter pylori, cuja presença foi constatada na biópsia realizada durante a endoscopia digestiva alta.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente J.C.S., 72 anos, hipertenso, há 6 anos sob medicação diária de um diurético tiazídico, a hidroclorotiazida, recebeu do nutricionista a orientação de incluir no seu cardápio, diariamente: duas bananas médias nas pequenas refeições, uma concha média de leguminosas e uma batata inglesa média no almoço. Como justificativa para a orientação nutricional fornecida ao paciente, pode-se afirmar que:
Os alimentos foram recomendados para reposição de potássio, pois ele utiliza diariamente a hidroclorotiazida, que é um diurético depletor de potássio.
Os alimentos recomendados são ricos em citrato, necessário para a prevenção de litíase renal que é comum em pacientes em uso de hidroclorotiazida.
Os alimentos recomendados são ricos em triptofano, o qual apresenta uma interação sinérgica com a hidroclorotiazida, aumentando sua absorção.
A adequada distribuição de hidroclorotiazida nos tecidos-alvo é dependente da ação da insulina, sendo necessária a adequação da quantidade de carboidratos da dieta, conforme os horários de administração do medicamento.
O medicamento é depletor de sódio, portanto a adequação da ingestão desse micronutriente, a partir dos alimentos in natura, é fundamental para o controle da pressão arterial do indivíduo.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Em relação à terapia nutricional para indivíduos em uso do medicamento antiparkinsoniano levodopa, é CORRETO afirmar que:c
O medicamento pode ser administrado sem considerar a alimentação do indivíduo.
A proteína provoca o aumento da absorção do fármaco, principalmente pela ação sinérgica do triptofano da dieta.
Para aumentar a sua absorção, o fármaco deve ser administrado próximo aos horários das principais refeições, devido à maior quantidade de lipídios e proteínas na dieta.
A proteína provoca a diminuição da absorção do fármaco, pois compete pelo seu mecanismo de absorção com os aminoácidos da dieta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...