Questões de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Lista completa de Questões de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente do sexo masculino, 40 anos, chega à emergência de um hospital com relato de início súbito de dor abdominal intensa, abaixo do esterno, náuseas e vômitos e história recente de elevado consumo de bebida alcoólica. Exames bioquímicos mostraram lipase e amilase aumentadas. Nestas condições, qual das prescrições dietéticas está CORRETA para o paciente no primeiro dia de internação?

  • A.

    Dieta líquida completa, hipolipídica.

  • B.

    Dieta líquida restrita.

  • C.

    Dieta hipolipídica.

  • D.

    Dieta branda, hipolipídica.

  • E.

    Dieta zero.

O cartão/ticket de dieta de um paciente apresenta a seguinte prescrição: dieta para neutropênico, hiperproteica e hipercalórica, isenta de lactose. Assinale a alternativa que apresenta um cardápio ADEQUADO para o almoço desta dieta.

  • A.

    Saladas: alface e tomate; arroz; feijão; frango ensopado; creme de milho; salada de fruta.

  • B.

    Saladas: beterraba cozida e grão-de-bico ao vinagrete; arroz chinês com ovos mexidos; frango xadrez; pudim de baunilha e suco natural de abacaxi.

  • C.

    Saladas: cenoura cozida, brócolis cozido e ovos cozidos; arroz; feijão; filé de peixe grelhado; batata sauté; pêssego em calda.

  • D.

    Saladas: cenoura ralada e tomate com salsa picada; arroz colorido; lentilha; almôndegas ao molho de tomate; macarrão ao alho e óleo; compota de figo.

  • E.

    Saladas: vagem, beterraba ralada e batata-salsa; risoto de frango com queijo ralado; ambrosia.

Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta brasileira têm hipertensão arterial. A adoção de uma dieta saudável ajuda a prevenir e a controlar a doença. Sobre hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.

I - O elevado consumo de sal de cozinha está associado com o aumento da pressão arterial devido ao seu elevado conteúdo de sódio. Embora a necessidade humana de sódio seja de 300-500mg/dia, a maioria da população consome níveis superiores ao recomendado.

II - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal/dia como estratégia para reduzir as doenças cardiovasculares associadas à hipertensão.

III - A pressão arterial aumenta progressivamente com o consumo de álcool, especialmente quando excede duas doses diárias. A associação encontrada é independente de idade, índice de massa corporal e consumo de sal.

IV - A qualidade e a quantidade das gorduras consumidas têm relação direta com os lipídios plasmáticos, influenciando de forma determinante os níveis pressóricos.

V - A dieta Dash (The Dietary Approches to Stop Hypertension) tem produzido evidências consistentes de que dietas ricas em produtos lácteos com baixo teor de gordura e presença de frutas e verduras têm efeito significativo na diminuição dos níveis pressóricos.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

A avaliação do estado nutricional apresenta especificidades nos diferentes ciclos de vida. O envelhecimento é um processo lento e gradual, variando muito entre os indivíduos, com uma série de alterações físicas, metabólicas e psicológicas. Em relação ao idoso, leia as afirmativas abaixo.

 I. A mucosa intestinal perde a elasticidade e diminuem os movimentos de contração e motilidade, causando, consequentemente, constipação e prejuízo na absorção de nutrientes.

II. A hipercloridria estomacal, comum nesse ciclo da vida, aumenta as ocorrências de infecções bacterianas da mucosa, comprometendo os processos digestivos, especialmente a absorção da vitamina B12, tiamina e ferro.

III. A Miniavaliação Nutricional (MAN) tem sido bastante recomendada. Apresenta questões sobre hábitos de vida, uso de medicamentos, valores antropométricos e autoavaliação. A partir desses dados, atribui-se um escore que classifica o risco nutricional. Quando o escore de triagem apresentar 12 pontos ou mais, considera-se que não existe risco, sendo desnecessário prosseguir a avaliação.

IV. A perda acelerada de massa muscular pode resultar em alteração na estrutura e na composição do músculo esquelético, com infiltração de gordura e tecido conectivo na massa muscular. Esta substituição da massa proteica por gordura no músculo pode ocultar mudanças em determinadas medidas antropométricas. Apesar desse fato, existe consenso de que a circunferência da panturrilha menor que 31 cm é fator de risco para o idoso.

V. A classificação dos valores de IMC dos idosos proposta pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde estabelece os seguintes pontos de corte: menor que 22 para baixo peso, entre 22 e 28 para eutrofia e acima de 28 para sobrepeso.

 Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, com relação às exigências sanitárias para as edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios nas Unidades de Alimentação e Nutrição.

( ) A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção.

( ) Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos, principalmente na área de armazenamento e de distribuição das preparações.

( ) A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos.

( ) Os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que não transmitam a eles substâncias tóxicas, odores, nem sabores, conforme estabelecido em legislação específica.

( ) As caixas de gordura e esgoto podem estar localizadas na área interna, desde que os ralos sejam sifonados e as grelhas possuam dispositivo que permitam seu fechamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    F – F – V – V – F

  • B.

    V – V – F – F – V

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    V – F – V – V – F

  • E.

    F – V – F – V – V

“Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento” (Hipócrates, V a.C.). Em relação à biodisponibilidade de alguns minerais, leia as afirmativas abaixo.

I. As Recommended Dietary Allowances (RDA), ou Quotas Dietéticas Recomendadas, para cada nutriente são estabelecidas com base em valores que podem ser adequados para 97 a 98% de todos os indivíduos de um determinado grupo do mesmo sexo e estágio de vida.

II. Os alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate), se consumidos juntos com fontes de selênio (aves, grãos integrais, cebola, alho) e ferro, diminuem a absorção desses minerais.

III. Em relação aos macrominerais Cálcio, Sódio Potássio e Fósforo (demandas superiores a 100mg/dia), podemos afirmar que altos níveis de cálcio diminuem a absorção do fósforo (P), que o sódio compete com o cálcio na sua absorção e que o potássio diminui a biodisponibilidade do cálcio.

IV. Os taninos, substâncias presentes nos chás (mate e preto) e na água tônica, diminuem a bionisponibilidade das proteínas, do ferro, do zinco e do cobre.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

O Guia Alimentar para a População Brasileira visa promover a saúde da população. Considera que o ato alimentar deve estar inserido no cotidiano das pessoas, como um evento agradável de socialização, devendo contemplar alguns atributos básicos como: acessibilidade física e financeira; sabor; variedade; cor; harmonia e segurança sanitária. Leia as afirmativas abaixo sobre as estratégias do guia.

I. Fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches.

II. Consumo diário de 8 porções de cereais, tubérculos e raízes para garantir de 45% a 65% da energia total diária da alimentação; 5 porções de frutas e 3 porções de legumes e verduras na refeição; 1 porção de leguminosa e 2 porções de leite e derivados.

III. Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, preferencialmente entre as refeições.

IV. Reduzir o consumo de alimentos com alta concentração de sal, açúcar e gordura. Utilizar a rotulagem dos alimentos para selecionar os mais saudáveis.

V. Consumo diário de 2 porções de carne, peixes ou ovos.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

Leia o texto abaixo com atenção. A análise microbiológica é um procedimento padrão no monitoramento durante o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), pois um dos objetivos do monitoramento das preparações é o de verificar a possibilidade de crescimento bacteriano na identificação das faixas de tempo-temperatura de risco. Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • B.

    As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • C.

    As duas afirmativas são falsas.

  • D.

    A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • E.

    As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a segunda é uma justificativa correta da primeira.

O conhecimento e o emprego de indicadores de modificação dos alimentos são essenciais para o planejamento de dietas e cardápios. Numere a coluna 2 identificando o uso e a importância dos indicadores presentes na coluna 1 para a produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – I – III – I – II

  • B.

    I – I – II – III – III

  • C.

    III – I – I – II – III

  • D.

    I – II – III – I – II

  • E.

    III – III – I – II – II

Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) prevê, em seu processo produtivo, diferentes molhos com ingredientes in natura como opção para agregar mais sabor às saladas. Na tentativa de garantir a qualidade higienossanitária, estes molhos são mantidos a uma temperatura abaixo de 10 ºC em balcão frio. Além desta medida, outros procedimentos são fundamentais para retardar o crescimento microbiano desta preparação durante a distribuição de refeições. Assinale a alternativa CORRETA com relação a esses procedimentos.

  • A.

    O emprego da temperatura adequada na fase de preparo dos molhos impede o crescimento microbiano durante a fase de distribuição.

  • B.

    O uso de recipientes menores durante a distribuição das refeições e, consequentemente, a reposição dos molhos de forma contínua são uma medida recomendada para garantir a qualidade higienossanitária.

  • C.

    O uso de ingredientes in natura impede o crescimento microbiano pela presença da flora normal presente nestes alimentos.

  • D.

    A disposição prévia dos molhos nas mesas do refeitório agiliza o tempo de distribuição, garantindo a sua qualidade higienossanitária.

  • E.

    Durante o período de distribuição, a reposição dos molhos frios por um mesmo manipulador evita a contaminação cruzada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...