Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um sinal importante na avaliação da doença periodontal é a mobilidade dentária. Ela é classificada, segundo a literatura em:

  • A. Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido horizontal. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido vertical. Grau III − Mobilidade da coroa no sentido vertical.
  • B. Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido vertical. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido horizontal. Grau III − Mobilidade da coroa excedendo 3 mm no sentido horizontal.
  • C. Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido horizontal. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido horizontal, Grau III − Mobilidade da coroa nos sentidos vertical e horizontal.
  • D. Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido vertical. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido vertical. Grau III − Mobilidade da coroa nos sentidos vertical e horizontal.
  • E. Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido horizontal. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido horizontal e vertical. Grau III − Mobilidade da coroa nos sentidos vertical e horizontal.

A radioterapia, modalidade terapêutica que utiliza as radiações ionizantes para destruir as células neoplásicas, visa reduzir ou provocar o desaparecimento da neoplasia maligna. Essa modalidade, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, pode produzir alterações reversíveis e irreversíveis nos tecidos. Julgue os itens subsecutivos, relacionados à odontologia voltada para casos de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. A radioterapia, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, provoca, em função do tempo, redução progressiva permanente no fluxo e no pH salivar, independentemente da dose indicada a partir da primeira sessão do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 32 a 34, considere as informações abaixo.

Paciente com 26 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma restauração no dente 21, realizada há seis meses, e queixa-se que “a cor da restauração é mais escura que o dente”. O paciente relata o consumo diário de refrigerantes e café. O exame clínico mostra uma restauração Classe IV em resina composta, envolvendo as superfícies incisal e distal, com infiltração marginal. Ao exame radiográfico, observa-se uma pequena área radiolúcida na superfície distal, sugestiva de tecido cariado.

Durante uma auditoria odontológica, este caso clínico

  • A. é considerado aceitável, levando em consideração os aspectos inerentes ao estado prévio da cavidade bucal do paciente e as limitações de resultado impostas por seus hábitos alimentares.
  • B. mostra não conformidades, sendo dever do auditor relatar ao paciente o que foi observado, encaminhandoo para outro cirurgião-dentista para efetuar o correto procedimento restaurador.
  • C. requer do auditor que a preocupação maior seja a melhoria das condições de saúde bucal do paciente e que o auditor, ao criticar o atendimento do prestador, não promove interferência na relação profissionalpaciente.
  • D. requer do auditor que o foco principal seja o respeito aos princípios bioéticos de não malefício, autonomia e equidade, que não foram feridos durante o tratamento odontológico.
  • E. mostra não conformidades, sendo função do auditor relatar o que foi observado, em relatório sigiloso e lacrado, e reencaminhar o paciente para o cirurgiãodentista que efetuou o tratamento.

Com relação às doenças parasitárias e aos seus causadores, julgue os itens subsequentes. Na cavidade bucal de seres humanos, embora a presença de protozoários seja pouco comum, pode-se evidenciar a espécie Entamoeba gingivalis, também presente em alguns animais, como cão, gato e macaco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao envolvimento pulpar em um dente com problemas periodontais, as evidências permitem concluir que a doença periodontal prejudica as funções vitais da polpa,

  • A. frequentemente, mesmo enquanto o suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto, pois a polpa sofrerá os impactos dos elementos nocivos liberados pela condição clínica do periodonto.
  • B. raramente, enquanto o suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto, pois assim, a polpa será capaz de suportar os elementos nocivos liberados pela condição clínica do periodonto.
  • C. quando atinge a região de bi ou trifurcação radicular, independentemente do suprimento sanguíneo através do forame apical permanecer intacto.
  • D. quando for constatada mobilidade dentária em dois sentidos no dente envolvido, pois isso já compromete a oferta de suprimento sanguíneo através do forame apical.
  • E. raramente, enquanto o dente tiver, em casos de dentes multirradiculares, garantido o acesso sanguíneo pulpar através do forame apical de ao menos uma de suas raízes.

A radioterapia, modalidade terapêutica que utiliza as radiações ionizantes para destruir as células neoplásicas, visa reduzir ou provocar o desaparecimento da neoplasia maligna. Essa modalidade, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, pode produzir alterações reversíveis e irreversíveis nos tecidos. Julgue os itens subsecutivos, relacionados à odontologia voltada para casos de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. As complicações bucais previsíveis resultantes de tratamentos antineoplásicos podem ser minimizadas ou até evitadas por meio do protocolo clínico de atendimento odontológico que inclui, além de orientações, a identificação e eliminação dos fatores de risco ao seu desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 30 e 31, considere as informações abaixo.

A mãe de paciente em idade escolar, sexo masculino, procura a autoridade policial queixando-se que dois dentes anteriores do arco superior foram extraídos do paciente, sem a sua prévia autorização. Em sua defesa, o cirurgião-dentista afirmou tratar-se de dentes decíduos com ampla destruição e sem possibilidade de tratamento restaurador. O exame radiográfico mostra que, à exceção do terceiro molar, todos os dentes apresentam a coroa completa e apenas os incisivos centrais permanentes inferiores apresentam a raiz completa.

Por solicitação do Sistema Judiciário, é necessária a atuação do

  • A. perito oficial, que verifica a execução e a qualidade técnica cientifica do serviço odontológico, com observância de preceitos éticos e legais.
  • B. perito louvado, que auxilia a justiça assessorando no juízo penal, cível ou trabalhista, sempre que a prova do fato depende de conhecimento especializado.
  • C. perito assistente técnico, que efetua a avaliação independente de planos odontológicos, voltada para o exame e análise da adequação, eficiência, economicidade e qualidade.
  • D. auditor externo, que é indicado por uma das partes, nos fóruns cível e trabalhista, sendo seu nome homologado pelo juiz para acompanhar o exame, vistoria ou avaliação.
  • E. auditor interno, que está investido em cargos públicos pertencentes a carreiras do funcionalismo público estadual e federal.

Com relação às doenças parasitárias e aos seus causadores, julgue os itens subsequentes. A picada do Triatoma constitui a principal forma de transmissão da doença de Chagas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as denominações sobre preparos cavitarios, é correto afirmar:

  • A. exemplo de cavidade composta é a mesio ocluso-distal (MOD)
  • B. cavidades simples são representadas por duas faces.
  • C. cavidades MO e OD são representadas por cavidades complexas.
  • D. cavidades complexas têm como exemplo a MOD (mesial, oclusal e distal) ou MOL (mesial, oclusal e lingual)
  • E. de acordo com o número de faces a composta equivale a duas ou mais faces.

A radioterapia, modalidade terapêutica que utiliza as radiações ionizantes para destruir as células neoplásicas, visa reduzir ou provocar o desaparecimento da neoplasia maligna. Essa modalidade, quando aplicada na região da cabeça e do pescoço, pode produzir alterações reversíveis e irreversíveis nos tecidos. Julgue os itens subsecutivos, relacionados à odontologia voltada para casos de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. Independentemente da dose da radiação, o grau do trismo muscular, que resulta de edema, destruição celular e fibrose no tecido muscular, produz alterações negativas na qualidade de vida dos pacientes apenas durante o tratamento, em razão de a abertura limitada da boca impossibilitar, muitas vezes, uma correta higienização bucal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...