Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual a resistência a agentes químicos - em ordem decrescente - dos seguintes microrganismos?
Considere que um paciente de 35 anos de idade necessite de tratamento restaurador para lesão não-cariosa da classe V de Black no primeiro pré-molar superior. Com relação a esse tratamento, julgue os itens que se seguem.
Uma das possíveis causas da lesão em apreço pode ser escovação inadequada com cerdas duras ou com excesso de pressão.
Odontologia - Cirurgia Bucomaxilofacial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Após ter sofrido um acidente automobilístico, um jovem de 25 anos de idade chegou ao pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: dor, lacerações na face, diplopia, má oclusão com mordida aberta anterior, epistaxe unilateral (lado direito), enoftalmia e avulsão dentária. Foi medicado com dipirona (500 mg/mL), 40 gotas por via oral de 6 em 6 horas, cefalotina (1 g), por via endovenosa de 6 em 6 horas, hidrocortisona (100 mg), por via endovenosa de 6 em 6 horas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Considere que um hemograma tenha sido feito para avaliar esse paciente e que tenham sido encontrados os seguintes valores: hematócrito 45%, hemoglobina 14 g/d, plaquetas 270.000 células por mm3, leucócitos 3.000 células por mm3, monócitos 30%. Nessa situação, é correto afirmar que todos os valores, exceto o que se refere a leucócitos, estão normais.
As lesões de cárie oclusal em esmalte são de difícil diagnóstico. A variação na profundidade e anatomia dos sulcos, a pigmentação natural de fóssulas profundas, a impossibilidade de visualização nos exames radiográficos e mesmo a variabilidade de critérios diagnósticos que limitam o profissional tornam a concordância ideal difícil de ser alcançada. Levando em consideração essas premissas, julgue os itens que se seguem.
O uso do laser de érbio (YAG) pode apresentar dados adicionais para a confirmação do diagnóstico de lesão de cárie.
Pode-se afirmar quanto aos desinfetantes utilizados em Odontologia, EXCETO:
O álcool etílico tem atividade irregular contra os vírus, pois não atua contra os hidrofílicos onde estão os da hepatite.
Mesmo em baixas concentrações (0,001 a 0,2%), o ácido peracético age rapidamente sobre os microrganismos e seus esporos.
O hipoclorito de sódio possui um amplo espectro de atividade, é barato, pode ser usado em curto espaço de tempo e não é inativado pelas proteínas.
O peróxido de Hidrogênio (água oxigenada) é um potente desinfetante de alto nível devido a sua capacidade oxidante que produz radicais hidroxilas livres que atacam os lipídios das membranas celulares, DNA e outros componentes celulares.
O tratamento de emergência para ingestão excessiva de flúor consiste em:
Um dos grandes problemas na clínica odontológica se refere ao diagnóstico diferencial entre doença periodontal associada à placa bacteriana e outras doenças dos tecidos periodontais. Considerando o granuloma piogênico e o granuloma periférico de células gigantes, sabe-se que o último ocorre exclusivamente na gengiva e no processo alveolar edentado, enquanto o primeiro pode ocorrer
Atualmente, preconiza-se o tratamento ortodôntico em duas fases: a primeira corresponde ao tratamento preventivo e interceptativo; e a segunda, ao tratamento corretivo. Com relação aos procedimentos interceptativos, julgue os itens que se seguem.
A ausência de mordida cruzada posterior não exclui a indicação de procedimentos de disjunção palatina.
Acerca dos princípios gerais de patogênese microbiana, julgue os próximos itens.
As lactoferrinas presentes na saliva têm função antimicrobiana por causarem restrição de ferro no meio bucal.
Odontologia - Histologia e Embriologia Oral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conhecimento dos aspectos básicos do desenvolvimento e crescimento humano é fundamental para a formação integral do odontopediatra. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O palato forma-se a partir dos palatos primário e secundário. A palatogênese inicia-se no fim da quinta semana de gestação e é finalizada na décima segunda semana. Malformações congênitas do palato decorrem da ausência de fusão das massas celulares epiteliais dos processos palatinos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...