Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um paciente de 35 anos de idade necessite de tratamento restaurador para lesão não-cariosa da classe V de Black no primeiro pré-molar superior. Com relação a esse tratamento, julgue os itens que se seguem.
É indicada, para o caso, a utilização de proteção pulpar com cimento de hidróxido de cálcio.
As lesões de cárie oclusal em esmalte são de difícil diagnóstico. A variação na profundidade e anatomia dos sulcos, a pigmentação natural de fóssulas profundas, a impossibilidade de visualização nos exames radiográficos e mesmo a variabilidade de critérios diagnósticos que limitam o profissional tornam a concordância ideal difícil de ser alcançada. Levando em consideração essas premissas, julgue os itens que se seguem.
A sondagem é o método diagnóstico mais recomendado, pois permite ao profissional detectar a dureza do tecido.
A classificação idealizada por Earte H. Spaulding, em 1972, de objetos segundo os níveis de desinfecção e esterilização é dividida em itens críticos, semicríticos e nãocríticos. Assinale a afirmativa CORRETA:
Itens críticos, como brocas, aceitam desinfecção e esterilização.
Itens semicríticos, como pontas montadas, exigem desinfecção de alto nível.
Itens não-críticos, como localizadores de filmes radiográficos, devem sofrer desinfecção.
Itens não-críticos, como cadeira e piso, aceitam desinfecção com solução tuberculicida de nível intermediário.
Paciente com 7 anos de idade, sexo masculino, residente em cidade com água fluoretada, apresenta-se para a primeira consulta odontológica com placa bacteriana dental visível. Tendo em vista a prevenção da cárie, são recomendados os métodos:
aplicação de selante oclusal e bochechos diários com gluconato de clorexidina a 2%.
bochecho semanal com solução de NaF a 0,05% e aplicação de cariostático.
aplicação tópica de flúor gel e escovação com dentifrício fluoretado.
bochecho diário com solução de NaF a 0,2% e aplicação de selante oclusa
aplicação tópica de flúor gel e uso de verniz fluoretado.
A perda contínua dos tecidos de suporte na doença periodontal progressiva pode acarretar aumento da mobilidade dentária, que pode ser classificado em graus. Desse modo, pode-se afirmar que o grau:
Atualmente, preconiza-se o tratamento ortodôntico em duas fases: a primeira corresponde ao tratamento preventivo e interceptativo; e a segunda, ao tratamento corretivo. Com relação aos procedimentos interceptativos, julgue os itens que se seguem.
Para gerar forças assimétricas no uso do AEB de tração baixa, uma das maneiras é encurtar o braço externo do AEB no lado onde se deseja obter maior força.
Acerca dos princípios gerais de patogênese microbiana, julgue os próximos itens.
A progressão da resposta tecidual para inflamação crônica sempre é precedida pela inflamação aguda.
Odontologia - Histologia e Embriologia Oral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conhecimento dos aspectos básicos do desenvolvimento e crescimento humano é fundamental para a formação integral do odontopediatra. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As fases do desenvolvimento dentário incluem lâmina vestibular, botão, capuz, campânula, campânula tardia e formação radicular.
Considere que um paciente de 35 anos de idade necessite de tratamento restaurador para lesão não-cariosa da classe V de Black no primeiro pré-molar superior. Com relação a esse tratamento, julgue os itens que se seguem.
Como se trata de área que apresenta comprometimento estético, o material restaurador de escolha é a resina composta.
Um paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, apresenta, no exame clínico, oclusão normal, ausência dos incisivos laterais superiores, sem história de perda dentária, dentes permanentes sem cavitações aparentes, mas com presença de lesões de mancha branca nas vertentes das fissuras dos segundos molares inferiores. Apresenta, ainda, áreas de desgaste nas superfícies vestibulares dos incisivos centrais, sem exposição dentinária. O exame radiográfico mostrou ausência dos incisivos laterais superiores e, nos segundos molares, áreas radiolúcidas na altura da fossa central, comprometendo o terço externo da dentina.
Com referência a esse quadro clínico, bem como ao diagnóstico e às possibilidades de tratamento mais adequado, julgue os itens que se seguem.As manchas brancas das fissuras oclusais são decorrentes de fluorose leve.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...