Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A infecção do espaço submentoal aparece clinicamente:
como um aumento discreto na região central submandibular.
com grande aumento de volume do assoalho bucal.
limita-se pelo bordo interno da mandíbula.
com aumento de volume difuso e elevação da língua
Quanto às fraturas nasais
não há ação muscular sobre os ossos fraturados
a ausência de sangramento determina o momento da redução.
se há edema deve-se aguardar de 10 a 15 dias para redução
a imobilização não deve permanecer por mais de 5 dias
Odontologia - Periodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O desenvolvimento dos tecidos periodontais ocorre durante o crescimento e a formação dos dentes. O periodonto, também chamado de "aparelho de inserção" ou "tecido de suporte dos dentes", forma uma unidade de desenvolvimento biológica e funcional que sofre alterações com a idade. Quais são os tecidos que formam o periodonto e respectiva função principal?
Gengiva, ligamento periodontal, canal radicular e osso alveolar; inserir o dente no tecido ósseo e manter a integridade da mucosa e dos maxilares.
Gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar; inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória.
Ligamento periodontal, cemento alveolar, osso alveolar, gengiva livre; inserir a gengiva nos maxilares e manter a integridade da superfície dos dentes.
Cemento radicular, ligamento alveolar, gengiva livre, osso mandibular; inserir a mucosa gengival e manter a integridade do ligamento periodontal.
Gengiva, ligamento, cemento e osso radicular; inserir o alvéolo dentário no osso alveolar e manter a integridade da gengiva inserida.
Em relação ao uso de próteses parciais removíveis em crianças é INCORRETO afirmar:
As próteses podem ser unilaterais ou bilaterais, dependendo do número e localização dos dentes perdidos.
Nas próteses mandibulares, a resina acrílica deve receber um reforço metá-lico por lingual (fio ortodôntico), na região anterior.
Os grampos de retenção deverão ser confeccionados com fio de aço inoxi-dável 06 e 07, respectivamente, para as dentaduras decídua e mista.
Na dentadura mista, não é recomendável o apoio oclusal sobre dentes per-manentes, pois esse recurso poderia intervir na movimentação eruptiva.
Em relação aos processos infecciosos de origem odontogênica, é INCORRETO afirmar:
Sabemos que o conhecimento de princípios gerais de tratamento do politraumatizado é de grande importância para o cirurgião geral como também para o especialista. Assim é correto afirmar que:
primeiramente deve ser feito o alívio da dor para então se fazer a avaliação inicial.
todo politraumatizado deve ser encarado como portador de lesão de coluna cervical até que se prove o contrário
devido à complexidade do caso, o atendimento deve ser feito de forma especifica por cada especialidade indicada
garantir o controle de hemostasia externa é absolutamente prioritário no atendimento inicial do paciente politraumatizado
Diante de tratamento odontológico de raspagem periodontal subgengival de pacientes portadores de válvulas protéticas, deve-se
avaliar nível de creatinina e realizar profilaxia antibiótica.
realizar profilaxia antibiótica.
avaliar nível de creatinina e hemograma completo.
avaliar hemograma completo e tempo de protrombina.
Podem ser consideradas como vantagens da utilização das coroas de aço inoxidável pré-fabricadas, EXCETO:
O ácido inoxidável não mancha e resiste a todos os fluidos bucais.
Mantêm e recuperam o diâmetro mésio-distal e cérvico-oclusal dos dentes decíduos.
Facilidade da obtenção de pontos de contato, devido à flexibilidade e facilidade de manipulação do material.
Custo do material relativamente baixo, se comparado aos custos de restaurações metálicas fundidas.
Odontologia - Endodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A etapa cirúrgica da pulpectomia compreende a eliminação da polpa, seguida do preparo do canal. A etapa medicamentosa objetiva a diminuição da intensidade da reação inflamatória pós-pulpectomia e a eliminação da possível dor. Cronologicamente, as intervenções devem obedecer à seguinte seqüência:
anestesia, isolamento do dente, abertura da câmara pulpar e preparo, amputação da polpa coronária, odontometria, exerese do filete radicular, preparo do canal, medicação intracanal, alívio articular, pós-operatório.
isolamento do dente, abertura da câmara pulpar, preparo do canal, odontometria, alívio articular, anestesia, exerese do filete radicular, amputação da câmara coronária, condutometria, pós-operatório.
alívio articular, odontometria, isolamento do dente, abertura da câmara pulpar e preparo, amputação do filete radicular, exerese da polpa coronária, preparo do canal, medicação intra-canal, pós-operatório.
isolamento do dente, preparo do canal, anestesia, odontometria, condutometria, medicação intra-canal, abertura da câmara pulpar, amputação da polpa coronária, exerese do filete radicular, alívio articular.
isolamento relativo, odontometria, abertura da polpa coronária, exerese do filete radicular, medicação intracanal, alívio articular, anestesia, pós-operatório.
A fratura em nível de Le Fort I tem como achado mais importante:
grande mobilidade maxilar
presença de equimose periorbital.
dores ao contato dos dentes superiores com os inferiores.
disjunção em nível de sutura maxilomalar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...