Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a condição que NÃO deve ser tratada na primeira dentição
Retenção indevida de incisivos decíduos que podem interferir na irrupção dos permanentes.
Mordida cruzada anterior.
Mordida cruzada posterior.
Classe II (distoclusão).
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A propriedade comutativa da multiplicação em matemática — a ordem dos fatores não altera o produto — não se aplica aos procedimentos odontológicos. Todo procedimento odontológico é feito em etapas programadas em determinada ordem. Nesse contexto, assinale a opção correta com referência ao uso de materiais dentários.
Os sistemas adesivos devem ser aplicados com pincel, antes do condicionamento ácido.
As resinas quimicamente ativadas devem ser utilizadas após sua cristalização para melhor acomodação às paredes do preparo cavitário.
Os vernizes cavitários para forração de cavidades rasas devem ser aplicados após a primeira camada do material restaurador.
Os elastômeros para moldagem de restaurações indiretas devem ser utilizados após o completo preparo cavitário.
Marque o movimento dentário produzido por força ortodôntica que NÃO causaria, teoricamente, áreas de compressão no ligamento periodontal
Rotação e extrusão.
Rotação e intrusão.
Extrusão e intrusão.
Extrusão e verticalização de raiz.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com referência a instrumentais odontológicos, assinale a opção que relaciona corretamente o instrumental com a sua utilização.
cabo denteado da pinça de Allis – apreensão e remoção de tecidos fibrosados
face ativa afiada dos cortantes de Black – alisamento radicular
marcações milimetradas da sonda – medição da profundidade das cavitações de cárie
lâminas cortantes da pinça goiva – remoção de cálculo
Um arco de intrusão superior feito de fio retangular, é construído para se adaptar dentro dos tubos retangulares dos primeiros molares superiores e é amarrado (não encaixado nos braquetes) a um ponto de contato do segmento dos incisivos (sem passar pelos braquetes de pré-molares e caninos superiores). Se o arco é previamente ativado fazendo-se uma dobra na mesial do tubo molar que leve apicalmente à região anterior do arco e libere uma força de intrusão de 40g (10g por incisivo, 20g de cada lado) e se a distância do tubo molar ao ponto de conexão anterior (onde o arco está amarrado na região anterior ) é 30mm, cada molar vai agir com um momento de:
300g – mm para inclinar a coroa distalmente.
300g – mm para inclinar a coroa mesialmente.
600g – mm para inclinar a coroa distalmente.
600g – mm para inclinar a coroa mesialmente
A área de atividade do(a) auxiliar em relação ao paciente é
por trás dele.
à sua frente
à sua direita para o CD destro.
à sua esquerda para CD destro.
indiferentemente à sua direita ou à sua esquerda.
Para promover um movimento de corpo, marque a opção que indica a razão entre o momento produzido pela força aplicada para mover o dente (MF) e o momento contrário produzido por um binário utilizado para controlar o posicionamento radicular (MB)
MB / MF = 0
0 < MB / MF < 1
MB / MF > 1
MB / MF = 1
Sobre ergonomia em odontologia, é CORRETO afirmar:
A análise para a localização de equipamentos em odontologia deve idealizar o mostrador de um relógio onde o centro, que corresponde ao eixo dos ponteiros do relógio, é a cabeça do operador sentado na cadeira odontológica
A altura do paciente deitado na cadeira odontológica deve permitir ao operador permanecer com os braços com uma inclinação mínima de 10º no sentido horizontal e com os cotovelos longe do seu corpo
Zona de transferência corresponde ao espaço alcançado com o movimento do braço estendido. Nessa área devem estar localizados as mesas auxiliares e os equipamentos
As pernas do operador devem permanecer abertas, formando um triângulo eqüilátero, chamado triângulo fisiológico de sustentação, cujo vértice é o cóccix, e a base, uma linha que passa pela parte anterior das rótulas
Acerca da etiopatogenia da doença cárie, assinale a opção correta.
Evidências científicas sugerem que o Streptococcus gordonii, o Streptococcus mutans e o Streptococcus sobrinus estão relacionados à progressão de lesão de cárie em dentina.
Microscopicamente, a lesão de cárie em esmalte é visualizada como uma desmineralização subsuperficial do esmalte.
A resposta do complexo dentina-polpa ao estímulo causado pelo ataque dos ácidos de bactérias acidogênicas é a formação de dentina secundária.
A lesão de cárie nas superfícies radiculares é de progressão rápida e de difícil controle.
Em exodontias não-complicadas de dentes permanentes, a medicação pós-operatória consiste em administrar uma dose de dipirona ou paracetamol, logo após a intervenção, com o paciente ainda sob o efeito da anestesia local. A contra-indicação ao paracetamol ocorre em paciente que apresente
distúrbio hematopoético.
disfunção hepática.
obstrução intestinal.
pressão arterial sangüínea sistólica abaixo de 100 mm Hg.
porfiria hepática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...