Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do assunto abordado no texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
A presença de fissuras de esmalte geralmente não demanda nenhum tipo de tratamento.Resinas compostas têm sido amplamente utilizadas para proporcionar melhores resultados clínicos e estéticos. Julgue os itens seguintes, relativos a esse material odontológico.
Para restaurações com resinas compostas, o fator C é calculado dividindo-se o número de superfícies aderidas à estrutura dental pelo número de superfícies não-aderidas. Quanto menor for o fator C, maiores serão a adaptação marginal e, por conseqüência, a longevidade da restauração.
Resinas compostas têm sido amplamente utilizadas para proporcionar melhores resultados clínicos e estéticos. Julgue os itens seguintes, relativos a esse material odontológico.
Resinas compostas permitem um preparo cavitário bastante conservador. São esteticamente agradáveis e reforçam a estrutura dentária remanescente. Por isso são indicadas para cavidades classe V cervicais, principalmente quando localizadas na junção amelocementária.
O amálgama é um material consagrado no mercado por possuir baixo custo e propriedades físicas importantes. Porém, esse material não é bem aceito pelos pacientes devido à estética que proporciona. O profissional odontólogo, na qualidade de promotor da saúde, deve saber indicar corretamente esse e outros materiais restauradores. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Uma característica importante do amálgama é a sua resistência ao desgaste. Por ser uma liga metálica, é altamente resistente e duro, o que pode provocar desgastes severos nos dentes antagonistas.
O amálgama é um material consagrado no mercado por possuir baixo custo e propriedades físicas importantes. Porém, esse material não é bem aceito pelos pacientes devido à estética que proporciona. O profissional odontólogo, na qualidade de promotor da saúde, deve saber indicar corretamente esse e outros materiais restauradores. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O amálgama é indicado para restaurações classe V em que o dente deva receber um grampo retentor de prótese parcial removível (PPR), desde que isso não piore a estética.
O amálgama é, de modo geral, o material mais empregado para restaurar dentes e resulta da
substituição da prata da limalha pelo mercúrio vivo, mediante trituração.
mistura da limalha de prata com o mercúrio vivo, mediante trituração.
substituição do mercúrio vivo pela prata da limalha, mediante trituração.
mistura da limalha de prata com o mercúrio vivo, mediante evaporação dos componentes líquidos.
fusão da prata com o mercúrio vivo, obtida mediante aumento da pressão sobre os produtos.
O ionômero de vidro é um material cujo emprego na clínica odontológica é compatível com o objetivo de
obturar canais de dentes unirradiculares, decíduos ou permanentes.
proteger o periodonto substituindo o cimento cirúrgico convencional.
prevenir a doença periodontal, sobretudo a formação de bolsas.
obturar canais de dentes decíduos.
restaurar dentes ou selar cicatrículas e fissuras.
O hidróxido de cálcio é um material empregado com grande freqüência na clínica odontológica com a finalidade de
proteger o complexo dentina-polpa.
prevenir a cárie dentária.
prevenir a doença periodontal, sobretudo a formação de bolsas.
tratar bolsas periodontais sem necessidade de cirurgia.
auxiliar no tratamento de bolsas periodontais após a cirurgia.
Para responder às questões de números 32 a 39 considere a situação abaixo.
Na continuidade do tratamento de P.F.S., ao se decidir pela realização de uma restauração atraumática no dente 46, o cirurgião-dentista optou por uma técnica baseada
na remoção de tecido cariado infectado, utilizando apenas instrumentos manuais e material com propriedades adesivas e liberação de flúor.
na completa remoção da cárie, utilizando apenas instrumentos manuais e material com propriedades adesivas e liberação de flúor.
na completa remoção do tecido cariado, combinando instrumentos manuais e rotatórios e utilizando material com propriedades adesivas, com ou sem liberação de flúor.
na remoção de tecido cariado infectado, combinando instrumentos manuais e rotatórios e utilizando material com propriedades adesivas, com ou sem liberação de flúor.
no selamento do tecido cariado infectado, combinando instrumentos manuais e rotatórios e utilizando material com propriedades adesivas, com liberação de flúor.
Quanto ao isolamento do campo operatório pode-se afirmar que o uso do perfurador de
Ainsworth e da pinça de Palmer são indispensáveis ao fazer o isolamento absoluto, e a técnica de recortar o rolete em V para acomodar o freio labial é própria do isolamento relativo.
Ainsworth, da pinça de Palmer, e a técnica de recortar o rolete em V para acomodar o freio labial são próprias do isolamento relativo.
Ainsworth, da pinça de Palmer, e a técnica de recortar o rolete em V para acomodar o freio labial são próprias do isolamento absoluto.
Palmer, da pinça de Ainsworth, e a técnica do rolete duplo para proteger o freio labial são próprias do isolamento relativo.
Palmer, da pinça de Ainsworth, e a técnica do rolete duplo para proteger o freio labial são próprias do isolamento absoluto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...