Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização dos instrumentais e materiais mais comumente utilizados em cada tipo de atividade é fundamental para melhorar a qualidade e agilizar o atendimento. Em uma mesa preparada para a execução de uma restauração com resina composta devem constar:
Instruções: Para responder às questões de números 58 a 60, considere o enunciado a seguir:
Levando em consideração o processo adesivo às cerâmicas ácido-resistentes, considere os seguintes aspectos clínicos:
I. a deposição de sílica acrescida da silanização constitui o principal tratamento da superfície cerâmica pré-cimentação.
II. a melhor capacidade adesiva é obtida pela associação da silanização da superfície cerâmica com os cimentos resinosos contendo monômerosfosfatos.
III. o jateamento da superfície cerâmica com óxido de alumínio é incompatível com os cimentos resinosos contendo monômeros-fosfatos.
IV. os cimentos resinosos sem monômeros-fosfatos são indicados quando não é possível a deposição de sílica por jateamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Instruções: Para responder às questões de números 58 a 60, considere o enunciado a seguir:
As cerâmicas consideradas ácido-sensíveis são aquelas que têm como característica sofrer degradação superficial pelo ácido fluorídrico, viabilizando a união micromecânica com cimentos resinosos e união química pelo emprego do agente silano. Constituem exemplos desta categoria, as cerâmicas
aluminizadas infiltradas por vidro.
à base de dissilicato de lítio.
à base de alumina infiltratadas por vidro.
aluminizadas densamente sinterizadas.
compactas à base de zircônia parcialmente estabilizadas por óxido de ítrio.
Instruções: Para responder às questões de números 58 a 60, considere o enunciado a seguir:
As cerâmicas indicadas para este procedimento clínico apresentam algumas propriedades, EXCETO:
apresentar durabilidade.
assegurar adaptação interna e externa.
restaurar a resistência mecânica do dente.
ser biologicamente compatível.
requerer preparos invasivos.
No preparo cavitário, o acabamento das paredes de esmalte e o respectivo material restaurador são:
remoção do esmalte sem suporte e resina composta.
remoção do esmalte sem suporte e restaurações adesivas.
remoção do esmalte sem suporte e amálgama.
bisel e ionômero de vidro.
bisel e amálgama.
As cerâmicas consideradas ácido-resistentes são aquelas que têm como característica sofrer pouca ou nenhuma degradação superficial pelo ácido fluorídrico, possibilitando limitada união micromecânica. Constituem exemplos desta categoria, as cerâmicas
a base de dissilicato de lítio.
feldspáticas.
feldspáticas reforçadas por leucita (leucíticas).
aluminizadas infiltradas por vidro.
feldspáticas reforçadas por zircônia.
Durante o preparo cavitário do segundo molar superior esquerdo, em um paciente de 9 anos de idade, ocorreu uma exposição acidental da polpa. A área exposta encontra-se isenta de dentina cariada, a hemorragia é discreta e o paciente não apresenta histórico de dor espontânea. O procedimento recomendado é:
pulpotomia com hidróxido de cálcio.
pulpectomia com hidróxido de cálcio.
pulpotomia com formocresol.
proteção pulpar direta com formocresol.
proteção pulpar direta com hidróxido de cálcio.
Considere as afirmativas abaixo sobre restaurações de amálgama e assinale com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).
( ) São finalidades do acabamento e polimento da restauração: aumentar a resistência do amálgama à corrosão e diminuir o índice de fraturas de bordas.
( ) O acabamento e polimento podem ser feitos 10 (dez) horas após a execução da restauração, pois o amálgama já terá alcançado elevado grau de cristalização.
( ) A brunidura da restauração, pós-escultura, tem como um dos seus objetivos diminuir o conteúdo de mercúrio residual nas bordas da restauração
( ) O preparo cavitário de classe I em amálgama pode ter ângulos internos tanto arredondados quan-to vivos.
( ) Nos preparos cavitários de classe II, a direção da parede de esmalte vestibular da caixa proximal, vista ocluso-gengivalmente, deverá ser paralela à direção dos prismas de esmalte, o que proporcio-nará um ângulo de 90° da parede de amálgama com a margem cavitária.
Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.
F - V -F - V- F.
V -F - V -F - V.
V - V - F -F - V.
V -F -F - V - V.
Em relação ao processo de adesão dental, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).
( ) Após o condicionamento ácido dentinário, caso a superfície da dentina seja desidratada com jato de ar, haverá um colapso das fibrilas de colágeno desta região. Para obter a expansão desta rede de fibrilas, basta o profissional reumedecer a dentina pelo mesmo tempo que levou para desidratá-la.
( ) Os solventes utilizados nos Primers dos sistemas adesivos (acetona ou etanol) se misturam rapida-mente à água da superfície da dentina, aumentando sua ?pressão de vapor?, favorecendo sua eva-poração e possibilitando que as fibrilas de colágeno sejam envolvidas por monômeros resinosos.
( ) Após a exposição da rede de fibrilas colágenas da dentina por meio de condicionamento ácido, caso esta camada seja desidratada somente com jatos de ar haverá o colapso das fibrilas e perda significativa dos espaços interfibrilares. A desidratação pode ser obtida mediante aplicação de um composto com solvente orgânico e monômeros hidrofílicos, mantendo-se parcialmente a expansão da rede dos espaços interfibrilares.
( ) A utilização da carga nas resinas fluidas (adesivos) diminui sua contração de polimerização e au-menta o seu módulo de elasticidade, o que pode contribuir para o relaxamento das tensões induzi-das durante a contração de polimerização das resinas compostas, funcionando como amortecedor de tensões.
( ) Em pacientes idosos, no processo de adesão dentinária, obtém-se camadas híbridas mais espes-sas, quando comparadas às obtidas em pacientes jovens, conseguindo-se comparativamente me-lhores resultados de adesão dentinária.
Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.
V -V - F - V - F.
V - V -F- F - V.
F - F - V -V - V.
F -V -V - V - F.
"Apesar das vantagens das resinas compostas, estes materiais apresentam limitações quando apli-cados diretamente, as quais podem resultar em falhas, sendo que a grande incidência destas falhas é atribuída a três fatores principais: à contração de polimerização, às propriedades mecânicas e à dificuldade técnica na obtenção de contornos satisfatórios e restabelecimento do ponto de contato com o dente contíguo. A partir desta constatação, e aliadas às vantagens de uma restauração ci-mentada adesivamente, surgiram técnicas restauradoras indiretas". (CHAIN, M.C.; BARATIERI, L.N. Restaurações Estéticas com Resinas Compostas em Dentes Posteriores. São Paulo: Artes Médicas, 1998.)
Considerando as técnicas restauradoras indiretas, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).
( ) Obtenção de polimento com qualidade superior e de mais fácil realização.
( ) Técnica menos conservativa.
( ) Menor custo.
( ) Excelente potencial para caracterização.
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.
F- V - F - V.
V - F - V - F.
V - V -F -V.
V - F -F - V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...