Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Histologia e Embriologia Oral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A boca, em função da sua complexidade anatômica, hospeda várias microbiotas que se diferenciam qualitativa e quantitativamente. Com relação ao ecossistema bucal, julgue os seguintes itens.
A exfoliação, processo fisiológico que envolve remodelação óssea e remoção de tecidos moles, ocorre tanto nos dentes decíduos quanto nos permanentes.
Odontologia - Histologia e Embriologia Oral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de anatomia, fisiologia e patologia bucal, julgue os próximos itens.
A tetraciclina pode causar pigmentação nos dentes em desenvolvimento e, por isso, não deve ser administrada a pacientes grávidas.
No que concerne a sequelas do tratamento oncológico, julgue os próximos itens. As exodontias realizadas antes de 14 dias do início da radioterapia evitam a osteorradionecrose, ao permitir o reparo tecidual.
Considerando que um paciente com câncer de próstata metastático, tratado com bifosfonato por via endovenosa, apresente quadro clínico de exposição óssea na maxila, queixando-se de dor e desconforto, além de descarga purulenta, julgue os itens que se seguem. Apesar de o quadro descrito ocorrer, em geral, após exodontias e(ou) outras cirurgias bucais, pode acontecer também espontaneamente.
No que se refere às patologias bucais, julgue os próximos itens.
O câncer de boca afeta predominantemente os fumantes.
Um menino com oito anos de idade foi encaminhado ao odontopediatra, pelo pediatra, devido ao atraso na exfoliação de vários dentes decíduos e na erupção dos molares permanentes. Durante o exame clínico e radiográfico, foi relatado que vários familiares da criança tinham história de ausência de dentes, presença de dentes conoides e cabelos finos e escassos. O exame intrabucal revelou a presença de incisivos superiores conoides, uma alta atividade de cárie e ausência de primeiros molares permanentes. O exame radiográfico mostrou a ausência de todos os molares e pré-molares permanentes superiores e inferiores, assim como de caninos e incisivos inferiores conoides. Nesse caso, o diagnóstico do paciente é
hipodontia não sindrômica.
dentinogênese imperfeita.
síndrome de Down.
odontodisplasia regional.
displasia ectodérmica.
Uma paciente com 48 anos de idade, feoderma, foi encaminhada à clínica odontológica para avaliação de uma lesão presente na língua. Durante a anamnese, a paciente relatou ter percebido, há cerca de um ano, o surgimento da lesão, que, desde então, não apresentou crescimento acentuado. A história médica pregressa revelou internação aos 28 anos de idade, em função de quadro clínico de apendicite. Ao exame intraoral, pode-se evidenciar aumento volumétrico submucoso em dorso de língua, assintomático, de formato nodular, consistência elástica, coloração bastante eritematosa, recoberto por mucosa íntegra e com medidas aproximadas de 1,5 cm × 0,8 cm nos seus maiores diâmetros.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a manobra clínica semiotécnica mais apropriada para auxiliar na formulação de hipótese clínica e diagnóstico diferencial.
ordenha
diascopia
raspagem
palpação
percussão
Paciente com 27 anos de idade, gênero masculino, compareceu ao consultório odontológico com queixa principal de dor na gengiva. Durante o exame oroscópico, constatou-se gengiva com aspecto bastante avermelhado e sangramento ao leve toque, além de áreas de necrose na gengiva interdental dos dentes inferiores (entre os 32-33 e 43-44). Além disso, foram evidenciadas áreas de ulceração nas regiões vestibulares da margem gengival e na gengiva interdental dos dentes anteriores superiores, febre, linfoadenopatia regional e mal-estar.
Com base nessas informações, o fator que não pode ser considerado como predisponente relacionado com o quadro intraoral descrito é
estresse psicológico.
imunodeficiência sistêmica.
fumo.
doença autoimune.
má nutrição.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
I Febre, congestão nasal, irritação na garganta, tosse seca e conjuntivite são manifestações patognomônicas do sarampo.
II As manchas de Koplik são consideradas sinais prodrômicos do sarampo.
III Tecnicamente, as lesões da pele poderiam ser denominadas de eritemas maculopapulares.
Assinale a alternativa correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o Item II está certo.
Apenas o Item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Os hábitos saudáveis e a correta higiene bucal são condições essenciais para prevenir enfermidades periodontais inflamatórias. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os microrganismos do gênero Candida são, em geral, comensais da cavidade bucal, mas, em determinados indivíduos e em situações específicas, podem transformar-se na forma parasitária, produzindo candidoses bucais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...