Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia os itens abaixo:
I. O osso alveolar constitui, em conjunto com o cemento e o ligamento periodontal, o aparelho de inserção dos dentes, cuja principal função é distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentários.
II. A arquitetura das trabéculas ósseas do osso esponjoso é determinada geneticamente e também pelas forças a que os dentes estão expostos durante a função.
III. O osso compacto que reveste o alvéolo é perfurado por numerosos canais de Harvers, através dos quais vasos sanguíneos, linfáticos e fibras nervosas passam do osso alveolar para o ligamento periodontal.
IV. O osso alveolar renova-se constantemente em resposta às demandas funcionais. Durante o processo de remodelação, os osteoclastos reabsorvem tanto as substâncias orgânicas e inorgânicas do osso alveolar, enquanto os osteoblastos produzem a matriz óssea que sofre mineralização pelo depósito de minerais como cálcio e fosfato.
Marque a alternativa CORRETA:
Todos os itens estão corretos.
Os itens II e III estão corretos.
Os itens I, II e IV estão corretos.
Os itens I e II estão corretos.
Em relação à anatomia microscópia do tecido gengival, marque a alternativa INCORRETA:
O epitélio que recobre a gengiva livre pode ser diferenciado em epitélio oral, epitélio do sulco e epitélio juncional.
Na gengiva normal que não está inflamada, pode se observar a presença de cristas epiteliais no limite entre o epitélio juncional e o tecido conjuntivo subjacente.
O epitélio que cobre a mucosa de revestimento diferencia-se do epitélio da gengiva pela ausência da camada córnea.
Assim como o epitélio oral e o epitélio do sulco, o epitélio juncional está constantemente sendo renovado por meio da divisão celular da camada basal.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Alguns fatores hormonais, medicamentosos, comportamentais e doenças sistêmicas, atuam como modificadores no processo saúde-doença periodontal, entre os quais se incluem
tabagismo, diabetes e puberdade.
estresse, consumo de dipirona e gravidez.
tabagismo, consumo de fenitoína e hepatite B.
estresse, consumo de ciclosporina e hepatite C.
diabetes, consumo de ciclosporina e hepatite A.
Analise as proposições e assinale a alternativa correta:
I. Quando ocorre o fechamento marginal de bolsas periodontais e não há via de drenagem natural, ocorre a formação de abscesso periodontal.
II. O tabagismo contribui para aumentar a quantidade de bactérias periodontopatogênicas no biofilme subgengival.
III. O Actinobacillus actinomycetemcomitans é o agente bacteriano etiológico encontrado em mais de 90%, nas lesões periodontais de pacientes com periodontite juvenil.
IV. Atualmente, usa-se o fio dental para verificar o índice de sangramento gengival, com finalidade de diagnóstico das alterações gengivais.
Somente I, II e III estão corretas;
Somente I e II estão corretas;
Somente II, III e IV estão corretas;
Somente II e III estão corretas;
I, II, III e IV estão corretas.
Têm pontas ativas, que podem ser inseridas na maioria das áreas da dentição pela alteração e adaptação do dedo de apoio, do fulcro e da posição da mão do operador. O tamanho da lâmina, o ângulo e o comprimento da haste podem variar, mas a face da sua lâmina está perpendicular à parte final da haste quando observada em corte transversal. Assinale a alternativa que apresenta o nome do instrumento periodontal descrito acima:
Curetas de Gracey.
Cureta Universal.
Enxada.
Foice.
A forma mais comum dentre as doenças periodontais é a gengivite induzida pela placa. Duas formsa se destacam nessa categoria: a gengivite de ocorrência natural e a gengivite experimental.
São sinais clínicos da gengivite induzida pela placa:
Edema, eritema, aumento de tecido e sangramento.
Edema e aprofundamento do sulco gengival.
Sangramento, aprofundamento do sulco gengival e reabsorção óssea vertical.
Aumento de tecido, reabsorção óssea vertical e dor aguda.
Eritema, aumento de tecido, sangramento, reabsorção óssea vertical, dor aguda e secreção purulenta.
Sobre a doença periodontal, qual alternativa está INCORRETA:
O principal sintoma dessa doença bucal é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Na forma mais branda da doença, a gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto.
Doenças periodontais são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente.
O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva.
Pesquisas têm demonstrado que bactérias que causam doença periodontal podem ser transmitidas através da saliva, o que expõe crianças e conjugues ao risco de contrair doença periodontal. Além disso, a hereditariedade genética também é um fator de risco para doença periodontal.
São materiais de uso periodontal, exceto:
Enxadas.
Foices.
Condensador.
Curetas.
Paciente em visita de controle posterior mostra ausência de biofilme visível e presença de sangramento gengival. A orientação sobre medidas de higiene bucal deve levar em consideração a
I. necessidade de instrução e treinamento de higiene bucal ao paciente que demonstra dificuldades psicomotoras em realizar o autocuidado em saúde bucal.
II. presença de vasoconstrição periférica devido ao tabagismo, o que pode mascarar o diagnóstico de gengivite.
III. necessidade de medidas de motivação ao paciente que, mesmo tendo a condição de remover o biofilme, não o faz diariamente.
IV. possibilidade de alterações comportamentais, decorrentes de eventos estressantes, o que dificulta a adesão do paciente ao cuidado diário com a sua saúde bucal.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Em Odontopediatria, na dentição mista, para que ocorra correta acomodação dos dentes permanentes no arco, pode-se considerar que a discrepância entre espaço presente e espaço requerido, deverá ser, aproximadamente, de
5mm na maxila e 4mm na mandíbula.
6mm na maxila e 5mm na mandíbula.
7mm na maxila e 6mm na mandíbula.
6mm na maxila e 4mm na mandíbula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...