Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Um senhor, com 72 anos de idade, bom histórico de saúde, queixa-se de gosto ruim ao amanhecer. O paciente é portador de prótese parcial removível e possui hábitos de higiene satisfatórios. Considerando o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa situação sugere um caso de xerostomia, causada pelo uso da prótese.
II. O caso apresentado é de halitose, que normalmente se acentua com a idade devido à diminuição da função das glândulas salivares.
III. São sinais e sintomas que podem sugerir caso de diabetes, devendo receber atenção especial por parte do profissional.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas a assertiva III.
Em trabalho conjunto com a equipe de saúde, a gestante, ao iniciar o pré-natal, deve ser encaminhada para uma consulta odontológica, que minimamente inclua os seguintes atos, EXCETO:
Exame de tecidos moles e identificação de risco à saúde bucal.
Orientação sobre possibilidade de atendimento durante a gestação.
Diagnóstico de lesões de cárie e necessidade de tratamento curativo.
Diagnóstico de gengivite ou doença periodontal crônica e necessidade de tratamento.
Exame de tecidos duros com tomadas radiográficas.
A hipoglicemia e a cetoacidose são complicações agudas que podem ocorrer na diabete. Marque a alternativa CORRETA:
Na cetoacidose, o paciente apresenta sinais de glicose alta (polidipsia, poliuria, hálito cetônico) devendo ser imediatamente encaminhado ao médico.
Não há necessidade de interrupção do tratamento odontológico quando contatada a hipoglicemia durante a consulta.
Entre as causas da hipoglicemia, está a ausência da insulina.
A cetoacidose apresenta sempre um pH sanguíneo acima de 90.
Considerando que a mãe tem um papel fundamental nos padrões de comportamento aprendidos durante a primeira infância, ações educativo-preventivas com gestantes qualificam sua saúde e tornam-se fundamentais para introduzir bons hábitos desde o início da vida da criança. Devem ser realizadas ações coletivas e ser garantido o atendimento individual.
Em trabalho conjunto com a equipe de saúde, a gestante, ao iniciar o pré-natal, deve ser encaminhada para uma consulta odontológica, que minimamente inclua os seguintes atos, EXCETO:
Orientação sobre possibilidade de atendimento durante a gestação, com exame de tecidos moles e identificação de risco à saúde bucal.
Diagnóstico de lesões de cárie e necessidade de tratamento curativo.
Diagnóstico de gengivite ou doença periodontal crônica e necessidade de tratamento.
Orientações sobre hábitos alimentares (ingestão de açúcares) e higiene bucal.
Tratamento cirúrgico de raízes residuais sob quaisquer circunstâncias.
Paciente com 55 anos de idade, sexo masculino, portador de diabetes mellitus, apresentou uma complicação aguda durante o tratamento odontológico, mostrando-se debilitado, com a pele úmida e pálida e salivação intensa. O paciente apresentou tremores e fala vagarosa. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
hipoglicemia.
cetoacidose.
coma diabético.
hiperglicemia.
choque hipovolêmico.
Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, informa ser portadora de diabetes mellitus Tipo II, o que requer, durante o atendimento odontológico,
a anamnese cuidadosa, visando a detectar o grau de controle da doença, avaliado pela presença de sede intensa (poliúria), xerostomia e fome exagerada (polidipsia).
o uso profilático de antimicrobianos, devido à maior possibilidade de infecções secundárias por fungos, mesmo quando se adota o protocolo padrão de assepsia e antissepsia.
a prescrição de medicação pré-anestésica com o objetivo de evitar o aumento da glicemia por motivos emocionais, o que é decorrente da menor secreção de catecolaminas.
a prescrição de um regime alimentar para os períodos pré e pós-operatório imediato, com o intuito de prevenir um episódio de hiperglicemia após atendimento de maior duração.
o uso de soluções anestésicas que não contenham vasoconstritores do grupo das catecolaminas, caso a paciente apresente diabetes instável ou não compensada.
Paciente com 24 anos de idade, sexo feminino, relata estar no 5° mês de gestação. O estado geral de saúde da paciente inspira cuidados e, diante da legislação vigente no Brasil, deve-se efetuar a notificação compulsória às autoridades sanitárias de
I. caso suspeito ou confirmado de sífilis.
II. fato comprovado ou presumível de infecção pelo HIV.
III. fato comprovado ou presumível de herpes zoster.
IV. ocorrência de agravo inusitado à saúde.
V. persistência de esquistossomose em área endêmica.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Os cistos mucosos devem ser diferenciados de outras condições que produzem uma imagem radiográfica semelhante. Essas condições incluem:
cistos de origem odontogênica.
sinusite crônica.
pólipos neoplásicos.
mucosite epidermatoide.
lesão maligna de origem não odontogênica.
A radiografia lateral oblíqua de um paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, mostra múltiplas pequenas calcificações com aspecto de "alvo-de-tiro", radiopacas na periferia e radiolúcidas no centro, localizadas abaixo da mandíbula. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
linfonodos calcificados.
tatuagens por amálgama.
cálculos salivares.
flebólitos.
tonsilas calcificadas.
As radiografias periapicais da região de molares inferiores de paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, mostram um padrão irregular generalizado do trabeculado ósseo, com menor quantidade de trabéculas evidentes. O trabeculado entre as raízes dos dentes parece alinhado horizontalmente, mostrando um aspecto de degraus de escada. Os dentes apresentam lâmina dura normal. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
talassemia.
displasia fibrosa.
anemia falciforme.
osteoradionecrose.
osteíte deformante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...