Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes com relação ao preparo cavitário e à utilização de materiais odontológicos: forradores e restauradores. Para restaurações temporárias em dentes com preparos cavitários Classe III e V, tanto os cimentos de óxido de zinco e eugenol (OZE) quanto os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são indicados, por possuírem adesividade. Porém, em áreas estéticas, o CIV é o material de escolha.
No que diz respeito aos princípios gerais de radiologia e interpretação radiográfica, julgue os itens subsequentes. Para um exame radiográfico preciso das faces interproximais das porções coronárias de dentes posteriores, além de estruturas periodontais, como a crista óssea alveolar, a técnica bite-Wing deve ser a técnica de escolha.
No que diz respeito aos princípios gerais de radiologia e interpretação radiográfica, julgue os itens subsequentes. Na técnica radiográfica da bissetriz, o feixe de raios-X deve ser orientado perpendicularmente à linha imaginária que divide o ângulo formado pelo plano do dente e da película radiográfica para que a imagem resultante apresente proporções similares às do objeto examinado.
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. O controle do biofilme dentário por meios químicos, como colutórios contendo digluconato de clorexidina, óleos essenciais ou cloreto de cetilpiridínio, representa uma medida coadjuvante de prevenção da doença periodontal.
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. Estudos epidemiológicos e clínicos estabeleceram a compreensão atual de que a gengivite se constitui como o estágio inicial da doença periodontal, que, se não tratada, evolui para uma periodontite, o estágio mais avançado da gengivite.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Por serem as células de localização mais periférica na polpa dentária, os odontoblastos representam as primeiras células a entrar em contato com os produtos bacterianos e com os componentes bioativos da matriz dentinária liberados durante a desmineralização.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A queda do pH resultante da ação dos ácidos ocasiona a dissolução do tecido dentário por meio do transporte de íons cálcio e potássio para o meio ambiente bucal.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. No processo de cárie dentária, a perda mineral dos tecidos dentários é causada por ácidos, especialmente o ácido láctico, produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A cavidade bucal de um recém-nascido geralmente não possui microbiota. Estudos têm demonstrado que a aquisição da microbiota bucal residente de estreptococos e espécies gram-negativas em crianças ocorre predominantemente de mãe para filho, tendo a saliva como via principal de transmissão.
O exame minucioso da cavidade bucal consiste em uma das etapas fundamentais do exame clínico de um paciente. Para que o cirurgião-dentista possa formular corretamente as hipóteses de diagnóstico e, consequentemente, chegar a um diagnóstico final, é necessário o conhecimento detalhado da cavidade bucal e sua anatomia e das possíveis variações que possa encontrar. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Um sulco central no dorso da língua, de onde saem fissuras secundárias em direção à sua borda lateral, resultando em um aspecto clínico semelhante ao de uma trama de pelos ou cabelos, caracteriza a alteração na língua denominada de língua pilosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...