Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a possibilidade de abordagem para tratamento de dentes traumatizados por meio da execução de procedimento restaurador, utilizando-se ou não o fragmento do dente fraturado, julgue os itens seguintes. Em casos de fratura de esmalte sem exposição pulpar, pode-se optar pela colagem do remanescente dental por meio da técnica do condicionamento ácido do fragmento e do esmalte e da dentina exposta com ácido fosfórico. Nesse caso, um sistema adesivo do tipo monocomponente aplicado de forma ativa em esmalte e dentina permitiria a formação da camada híbrida tanto no dente remanescente como no fragmento.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. Apesar da utilização do amálgama como material restaurador, a espessura da dentina remanescente, com menos de três quartos de envolvimento, e a profundidade da cárie, associadas à condição da polpa permitiriam a realização de uma restauração indireta em resina composta do tipo inlay/onlay, mesmo sem o envolvimento cuspídeo.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. Se o material de escolha para esse caso fosse a resina composta fotopolimerizável, a força de adesão do material à dentina deveria ser reforçada por ácido fosfórico, já que a dentina afetada por cárie é mais porosa que a dentina normal.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. O amálgama e as resinas compostas são materiais compactáveis que podem ser utilizados com a técnica de único incremento. No entanto, diferentemente do amálgama, as resinas necessitam do auxílio adicional de ácidos para serem fixadas à cavidade dental.
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. Mesmo que o paciente não relatasse sintomatologia dolorosa, o fato de haver uma fenda marginal à sondagem já indica a necessidade de substituição dessa restauração em amálgama como medida de promoção de saúde.
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. No caso clínico em apreço, o uso de um cimento resinoso autoadesivo como selante cavitário poderia reduzir a vedação marginal da restauração de amálgama, que está diretamente relacionada com sua durabilidade e infiltração marginal.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos clínicos e aos materiais aplicáveis ao caso clínico 24A1AAA. A aplicação de um cimento protetor à base de ionômero de vidro sob a restauração de amálgama na parte mais profunda da cavidade é justificada pelo fato de esse cimento liberar maior quantidade de flúor e apresentar resistência à compressão e ao cisalhamento.
Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
O procedimento clínico nesse caso inclui, além da remoção de todo o tecido cariado, a remoção da restauração antiga, o preparo das caixas proximais e a remoção e o preparo de todas as margens de esmalte sem suporte dentinário.Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
A utilização do amálgama como material restaurador protegerá indiretamente o complexo dentino-pulpar para a manutenção da vitalidade pulpar.Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
Embora exista cárie recorrente no elemento 36, a espessura uniforme do ligamento periodontal e a ausência de esclerose, associadas à sintomatologia de dor provocada, indicam a reversibilidade da condição pulpar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...